Tipos de Vinho: Merlot, Lambrusco e Pinot Noir

Saiba mais das características desses famosos tipos de vinho: Merlot, Lambrusco e Pinot Noir.

No universo dos vinhos, o que conta é a experiência e o sabor. Mesmo assim, um conhecimento apurado sobre os tipos de vinho disponíveis no mercado nunca é demais, pois te ajuda a escolher e harmonizar perfeitamente um prato com seus vinhos favoritos.

A bebida é mundialmente amada e um marco em diversas culturas. Ela é capaz de transformar qualquer evento em um agradável encontro e é responsável por uma infinidade de bons momentos. Quando consumido com moderação, o vinho ainda é um excelente aliado para a boa saúde, além de ser considerado o melhor amigo da gastronomia e um símbolo de bem viver.

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre as variedades da bebida, conheça melhor três tipos muito conhecidos: o merlot, o pinot noir e os famosos Lambruscos.

Os principais tipos de vinho

Merlot

Os vinhos merlot são feitos a partir das uvas que levam o mesmo nome. Originárias da França, elas são muito populares na região de Bordeaux e são as uvas mais plantadas no mundo. Seu nome vem da palavra merle, que é o nome dado em francês para o pássaro Melro, caraterístico por sua cor preta.

Na França, é costume colher as uvas jovens para a produção dos famosos vinhos Bourdeaux. Entretanto, no resto do mundo os vinhos merlot são feitos com uvas já maduras, para se obter sabores mais encorpados, mais alcoólicos e com aroma frutado.

Pinot Noir

Os vinhos Pinot Noir também têm origem na França. Populares na região da Borgonha, as uvas Pinot Noir são consideradas umas das melhores do mundo. A qualidade dos vinhos acompanha a dificuldade de cultivar essas uvas e conseguir transformá-las na bebida. Os vinhos produzidos pela Pinot Noir são mais leves, com uma coloração mais clara e menor grau alcoólico.

Lambrusco

Lambrusco é o nome dado especificamente para vinhos produzidos na região da Emilia-Romagna, na Itália. Por se tratarem de vinhos com uma Denominação de Origem Controlada, um verdadeiro Lambrusco deve ter algumas características. Além da região de produção, os vinhos Lambruscos, são frisantes feitos com uvas jovens e não muito alcoólicos. Sua coloração natural é de um vermelho bem suave e eles preferencialmente devem ser servidos frios.

Fique ligado em nossos próximos textos sobre os tipos de vinho e aprenda mais sobre esse rico universo. Comente!

Deixe seu comentário