Tipos de vinhos: Cabernet Sauvignon, Malbec e Gamay

Existem diversos tipos de vinhos, mas você conhece todos? Então saiba mais sobre alguns deles clicando aqui. Vem que a gente Simplifica!

Como dizem: “pra bom apreciador de vinho, meia garrafa basta”, mas será que você conhece todos os tipos de vinhos? O vinho é uma das bebidas mais conhecidas do mundo, famosa por seu sabor, aroma e por seus benefícios à saúde. Ela é derivada das uvas e cada tipo produz um sabor diferente. Também deve ser considerado onde as uvas são cultivadas, deixando assim o vinho com características únicas e diferentes uma das outras.

Os vinhos são classificados de acordo com a classe, cor e teor de açúcar. Sendo que a classe pode ser, de mesa, leve, champanhe, licoroso e composto. Para a cor, podem ser identificados como tinto, rosado e branco. Para o teor de açúcar, os vinhos podem ser seco, meio doce (demi-sec) e suave.

Outro ponto que também deve ser observado é a procedência do vinho, pra isso, o consumidor deve observar no rótulo da garrafa o nome da vinícola, data da safra e o nome da uva.

Em nosso último artigo, falamos um pouco mais sobre os vinhos classificados como Merlot, Lambrusco E Pinot Noir. Agora, vamos explicar melhor sobre outros três tipos de uvas: Cabernet Sauvignon, Malbec e Gamay. Confira:

Saiba mais sobre os tipos de vinhos

Cabernet Sauvignon

tipos-de-vinhos-cabernet-sauvignon

Se você conhece um pouco sobre vinhos, já deve ter ouvido falar do Cabernet Sauvignon. Essa uva é originária da região de Bordeaux, na França, e é a mais popular entre os vinhedos, principalmente pela capacidade que essa casta tem de manter suas características, aromas e sabores independente da região onde é cultivada. Por isso, ela é considerada padrão para se produzir um vinho de qualidade.

Tanto sucesso lhe deu o título de “a rainha das uvas tintas”, sendo cultivada em países como a França, Argentina, o Chile, os Estados Unidos e também o Brasil.

Esse tipo de vinho harmoniza com pratos de carne ou molho vermelho, por isso prefira carnes grelhadas e massas com esse molho.

Malbec

tipos-de-vinhos-malbec

Originalmente a uva Malbec é da França, mas foram as condições climáticas favoráveis da Argentina que fez com que ela ganhasse notoriedade mundial. Além do clima e do solo, outros fatores favoreceram o desenvolvimento de uvas Malbec de excelente qualidade na região.

O Malbec é um vinho macio, bastante aromático, com leve sabor de especiarias e flores. Sua coloração é intensa, com aroma de amora, ameixas e mel. Quando os vinhos são envelhecidos em barris de carvalho, a fragrância de baunilha e o suave tanino são perfeitos para harmonizar com carne, como picanha, costela e carneiro.

Gamay

tipos-de-vinhos-gamay

Também conhecida como Gamay Beaujolais, Gamay Noir e Juraçon Noir, a uva Gamay é originária da Alemanha, mas é considerada francesa, pois lá ela é vinificada sozinha. Pra se ter uma ideia, na Suíça, ela é cortada com a Pinot Noir. Outros países que também a cultivam são o Canadá, os Estados Unidos, a Itália, a Nova Zelândia, a Austrália e a Croácia.

Os vinhos produzidos pela Gamay tem o caráter frutado, com aroma de cereja e morango, às vezes com notas de banana. Quando cultivado em solos de granito, ela pode remeter a framboesas e pimentas.

Esse vinho harmoniza perfeitamente com peru, salmão e peixes e a melhor temperatura para serví-lo está entre 9 e 11°C.
Agora que você conhece um pouco sobre esses tipos de vinhos, que tal chamar os amigos pra uma degustação em casa?

Ah, e não esqueça de comentar!

Deixe seu comentário