Como montar uma mesa de jantar

Uma mesa de jantar bem montada faz toda a diferença na hora da refeição. A disposição das louças e acessórios pode, além de embelezar, deixar sua reunião muito mais agradável e convidativa.

Aqui no blog já te ensinamos como escolher o jogo de panelas ideal para você. Hoje, queremos te auxiliar na organização de um belo jantar.

Existem muitas dicas e macetes que podem tornar essa tarefa mais fácil. Confira:

 

Tenha em mente a ocasião do jantar para montar sua mesa

Qual decoração devo usar na mesa?

Antes de tudo, é preciso entender qual tipo de evento você irá receber.

Um jantar romântico merece um ambiente mais elegante e delicado com flores, velas e luz ambiente mais baixa. Lembre-se de dispor os lugares mais próximos, assim o casal pode ter um jantar bem juntinho.

Já uma reunião entre amigos pode ser mais informal e abusar de peças mais divertidas. Escolha uma mesa que possa acomodar todos os convidados de maneira confortável.

 

Paleta de cores da mesa de jantar

Mesa Paleta de Cores

Como escolher as cores para uma mesa de jantar?

Que tal um branco e azul para não fugir do clássico? Ou a cor preferida de algum de seus convidados? São diversas opções e combinações para você se divertir e até mesmo arriscar.

Não tenha medo de experimentar algo novo! Comece com eventos que possibilitam uma ambientação diferente, como Dia dos Namorados e Natal, onde a cor vermelha é a grande protagonista.

 

Escolha o jogo de jantar ideal

Qual tipo de louça posso usar?

Essas peças vão compor sua mesa de jantar e por isso devem estar em harmonia. Além disso, a louça utilizada deve ser suficiente para compor a mesa com todos os convidados.

Aparelhos decorados e coloridos como os da marca Oxford e Biona são ótimos para quem quer deixar a o ambiente mais alegre. Para aqueles que preferem o clássico, o conjunto de pratos rasos da Duralex é ideal.

Sousplast é uma base sobre a qual o prato principal é posicionado na hora de servir a comida, por isso deve ser a primeira a ser posta na mesa de jantar. Existem modelos em acrílico, rattan e até tecido.

O prato raso acomoda as comidas principais, que não possuem tanto molho, diferente do modelo mais fundo, especial para sopas e caldos. Eles são colocados logo em seguida do sousplast.

Existe ainda o prato de pão, que como o próprio nome já diz, é usado para guardar pães. Esse utensílio fica à esquerda na mesa e acima do prato principal.

Taças e Copos

Como escolher taças e copos?

Invista em conjuntos que não sejam utilizados no dia a dia. Taças tipo Barone, como as da marca Nadir, são muito bem-vindas.

O jogo de copos pode ser usado de diversas maneiras. Os modelos personalizados, com formatos diferenciados dão um toque moderno e atual.

Para posicionar os copos na mesa, tenha em mente que a disposição é sempre feita de “fora para dentro”. Os menores devem ficar à frente, o copo de água é colocado acima das facas, seguido pelas taças de champagne e vinho.

Talheres para jantar

Quais talheres usar na mesa de jantar?

Esses utensílios além de essenciais podem se tornar um objeto de decoração. Modelos casuais e até faqueiros mais elaborados em aço inox são ótimas escolhas.

A Tramontina oferece muitas opções para você escolher o mais adequado ao seu evento.

Os talheres são posicionados seguindo a mesma regra das taças e copos. O garfo maior, para carnes, é colocado ao lado esquerdo do prato, seguido pelo modelo para peixe e salada.

As facas ficam ao lado direito do prato central. A especial para cernes vem primeiro, em seguida é introduzido o modelo para peixes e a colher para sopas.

Tenha em mente que os talheres a serem utilizados primeiro estão mais distantes do prato. Não tem muito segredo, é uma questão de costume.

Viu como é fácil?

Agora você já pode convidar seus amigos e organizar uma linda mesa, de maneira rápida e sem esquecer nenhum detalhe importante. Acesse o site do eFácil e escolha todos os utensílios que vão te ajudar nessa deliciosa tarefa. 😉

Deixe seu comentário