Saiba como economizar energia com sua geladeira

Eletrodoméstico essencial, a geladeira permanece ligada o dia todo, todos os dias, para que assim possa manter alimentos que, sem sua refrigeração, estragariam facilmente. Tanto por isso – e também porque temos aquele famoso costume de abrir a geladeira e bisbilhotar o que tem dentro dela – o refrigerador é um dos aparelhos que mais consomem energia na casa dos brasileiros. Se você deseja que a sua geladeira economize energia, acompanhe as dicas que separamos para você.

  1. Não coloque alimentos quentes na geladeira: alimentos quentes fazem a geladeira trabalhar mais para compensar no resfriamento dos alimentos. É preferível deixar esfriar em temperatura ambiente e só então coloca-los no refrigerador.
  2. Não encoste os alimentos nas paredes da geladeira: ao encostar na parede do refrigerador, o alimento obstrui a passagem de ar e faz com que o aparelho trabalhe mais.
  3. Não deixe acumular pó na grade traseira: Essa grade funciona como um escape do calor gerado pela geladeira e, caso ela esteja muito empoeirada, a liberação de calor será obstruída e o aparelho aquecerá mais do que deveria, consumindo, assim, mais eletricidade.
  4. Descongele seu freezer (congelador): Se a sua geladeira não possui a tecnologia Frost Free, ela acumulará gelo em seu congelador. Esse acúmulo diminuirá a eficiência do congelador e fará com que ele trabalhe sempre em seu limite. Reserve um tempo para eliminar esse acúmulo.
  5. Evite deixar a porta aberta: O famoso costume de abrir a geladeira e verificar o que tem nela é algo que parece inofensivo, mas carrega a geladeira de ar quente e ela terá de trabalhar novamente para refrigerar todo aquele ar. Além de ativar a lâmpada interna que também ajuda a aumentar os custos com eletricidade.

Vale a pena dizer que a geladeira deve sempre estar longe de paredes ou aparelhos que produzam muito calor, como o fogão ou o aquecedor, por exemplo. Se ela estiver alocada em uma região com bastante ventilação e ao abrigo do Sol o seu trabalho também será mais eficiente e consumirá menos eletricidade. Siga essas dicas e certamente economizará em suas despesas.
Gostou das dicas? Comente!

Comentários

Comentários