Conheça as 9 maiores Festas Juninas do Brasil!
O inverno é uma estação que inaugura uma das épocas mais esperadas pelos brasileiros: Festas Juninas. Conhecida pela comemoração aos feriados cristãos de São João, São Pedro e Santo Antônio, essa festa reúne uma série de eventos, brincadeiras, danças, músicas e comidas tradicionais, que incluem bebidas e quitutes clássicos e tradicionais do país.
Se você quer curtir esse momento de verdade e de quebra, conhecer outros estados, visitar as melhores Festas Juninas do Brasil é definitivamente uma ótima oportunidade para entrar em contato com outras culturas, embaladas pelo forró, o calor das fogueiras e o sabor característico das comidas juninas servidas durante o evento.
Ficou interessado? Então, continue a leitura deste post e confira a lista que o Simplifica eFácil preparou com as melhores Festas Juninas do Brasil. Conheça quais são elas e suas principais atrações!
Maiores Festas Juninas do Brasil: 9 comemorações imperdíveis
Apesar de as Festas Juninas serem eventos teoricamente semelhantes, elas podem diferir entre si quando atravessadas por fatores culturais e históricos de cada estado. Para entender a verdadeira diferença entre elas, confira essa seleção das 10 melhores Festas Juninas do Brasil!
1. São João em Caruaru, Pernambuco
O São João de Caruaru é uma das principais Festas Juninas de Pernambuco, junto de Olinda e Recife. Localizada a 130 km da capital, Caruaru é uma cidade que reúne visitantes de todo o país, atingindo um público médio de 1,5 milhões de pessoas no mês — um número que tende a crescer a cada ano.
Conhecida por São João na Roça, a Festa Junina tradicional de Caruaru acontece entre 19 de abril e 29 de junho de 2024. Repleta de atrações características do evento, a festa deste ano conta com uma temática específica: a evolução do barro.
Dentre as principais atrações do evento, você poderá prestigiar bandas, danças tradicionais, apresentações de sanfona e quadrilha e shows de cantores famosos, como Carlinhos Brown, Léo Santana, Elba Ramalho, Joelma, Henrique e Juliano, Tarcísio do Acordeon, Roupa Nova, Calcinha Preta, Amado Batista e muito mais.
2. Festa do Bumba Meu Boi em São Luís, Maranhão
Considerada Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, o Bumba Meu Boi é uma festa tradicional nordestina que homenageia a história e o folclore brasileiro e regional. De acordo com os ditados, a história representa a vida de um casal de escravos, em que o marido precisa ressuscitar um boi para contemplar os desejos de sua esposa grávida.
Normalmente, o evento ocorre entre os meses de junho e julho em paralelo aos arraiais nordestinos. Por isso, se você realmente é fã das Festas Juninas mais tradicionais, a festa do Bumba Meu Boi é uma das melhores opções para festejar.
Em 2024, a festa está programada para os dias 28 e 30 de junho e terá atrações que celebram a história do Bumba Meu Boi a partir de estilos e grupos diversos, baseados no zabumba, baixada, matraca, orquestra e costa-de-mão.
3. Festa Junina em Campina Grande, Paraíba
Rivalizando com Caruaru, o São João de Campina Grande, na Paraíba, é considerado o maior do mundo. Com duração de um mês, a festa inclui até casamentos coletivos no dia de Santo Antônio, que chegam a unir 100 casais durante a festa.
Neste ano, a Festa Junina de Campina grande contará com mais um dia de festas, iniciando em 29 de maio e terminando no dia 30 de junho. Além das atrações que incluem as comidas, como paçoca e quentão, e jogos tradicionais da festa de São João, a festa também trará atrações diversas, como grupos de forró, shows de cantores famosos, como Wesley Safadão, Gusttavo Lima e Sorriso Maroto.
4. Festa Junina em Aracaju, Sergipe
Apesar da forte concorrência na região, as festas juninas de Aracaju, no Sergipe, não ficam atrás. O Forró Cajú, como é chamada a festa, acontece na segunda quinzena de junho, entre 23 e 29 de junho, e chega a atrair mais de um milhão de pessoas para a festa.
Em 2024, a festa, que está na sua 11ª edição terá 2 palcos principais — Gerson Filho e Luiz Gonzaga — e irá reunir cidadãos locais e turistas no Mercado Central da cidade com atrações clássicas de Festas Juninas, incluindo apresentações de grupos de forró, grupos de quadrilha, grupos de acordão e diversos outros artistas brasileiros: Michel Teló e Zeca Vaqueiro.
Além do mercado central, o Forró Caju também contará com atrações na orla pôr do sol, na orla da Atalaia, no mercado de artesanato Thales Ferraz, no terminal rodoviário Governador José Rollemberg Leite e se você for turista, pode ficar tranquilo, pois, às 12h do dia 18 de junho, o aeroporto irá te esperar com uma apresentação exclusiva de quadrilha junina!
5. Arraial do Banho de São João em Corumbá, Mato Grosso do Sul
Apesar do Mato Grosso do Sul não estar localizado no nordeste, o Mato Grosso do Sul também conta com uma das maiores Festas Juninas do Brasil. Conhecida como Arraial do Banho de São João, a festa acontece em Corumbá, uma cidade próxima à divisa do estado com a Bolívia.
Uma das principais características da festa é a tradição de banho e batismo, que combina elementos culturais provenientes dos portugueses, dos indígenas e também de religiões africanas, como umbanda e candomblé.
Neste evento em específico, há uma competição entre escolas de samba locais, que competem de uma forma muito semelhante aos desfiles de escolas de samba clássicos do terminal. A partir daí, são avaliadas desde fantasias até o tempo máximo de desfile.
6. Festa Junina em Pinheiros, São Paulo
Considerado o bairro mais antigo da capital de São Paulo, Pinheiros é uma das regiões da megalópole que recebe diversas festas tradicionais e eventos culturais. Por isso, é lógico que não poderia faltar uma Festa Junina, não é mesmo?
Realizada pelo Esporte Clube Pinheiros (ECP), o arraial em Pinheiros irá contar com diversas barracas de alimentação, com quitutes, quentão de vinho e cachaça, shows de música e áreas exclusivas para que as crianças possam se manter entretidas.
Geralmente, o evento pode ser frequentado tanto por associados quanto por visitantes. Mas é preciso se atentar às modalidades de ingressos, pois, embora os assinantes não paguem, visitantes precisam adquirir seus ingressos normalmente.
7. São João de Teresina, Piauí
No Piauí, o evento de maior destaque é chamado de “Cidade Junina”, mas ao contrário dos demais eventos citados nesta lista, a Cidade Junina ocorre em um espaço diferenciado: o shopping Teresina.
Neste ano, o Cidade Junina acontece entre os dias 12 e 16 de junho e trará desde atrações tradicionais, como quadrilhas e Bumba Meu Boi, quadrilhas juninas, feiras de gastronomia e artesanato, casamentos comunitários, forrós e apresentações de grupos e cantores brasileiros, como Barão Vermelho, Zé Ramalho, Falamansa e Leonardo — atrações ideais para aqueles que gostam de música sertaneja, samba e forró.
8. São Pedro de Capela, Sergipe
Com duração de 2 dias — 28, 29 e 30 de junho, o São Pedro de Capela é um evento de Festa Junina localizado a 62 km de Aracaju, onde ocorre o Forró Cajú. Conhecido como Festa do Mastro, a festa já está na sua 85ª edição e é marcada por eventos direcionados para a marcação do mastro, realizada no Largo da Rodoviária, a abertura do festival na Praça da Matriz e então, iniciam-se as demais atrações juninas do mês.
Durante o período do evento, a Festa do Mastro recebe artistas de todo o país, como Dedé e Jeanny Lins, Raulzinho do Arcodeon, Henry Freitas, Taty Girl, Tarcísio do Acordeon, Maiara e Maraisa, entre outros.
Confira: Drinks com cachaça que vão fazer você repetir a dose!
9. São João de Salvador, Bahia
O São João da capital baiana é uma das maiores Festas Juninas do Brasil. Realizada em dois locais principais — o Parque de Exposições e no Centro Histórico — o evento excedeu a capacidade máxima de público nos anos anteriores, recebendo até 120 mil pessoas.
Até o momento, não foi confirmada a data em que será realizada a Festa Junina de Salvador ou quais atrações irão compor o evento, mas o público tem grandes expectativas, principalmente porque a edição anterior recebeu artistas como Wesley Safadão e Thiago Aquino.
E aí, você já participou de alguma entre as melhores Festas Juninas do Brasil? Caso não, é certo que esse post ao menos alimentou o desejo de conhecer cada uma delas, não é mesmo? Então, chega de passar vontade e comece a planejar sua viagem rumo à Festa Junina que mais chamou a atenção. Viva, São João!
Comentário (1)
Mossoró fica em outro país?