Entenda o Saint Patrick’s Day

A data Irlandesa virou febre no mundo todo, fazendo com que uma tradição local tome conta dos lugares mais inesperados possíveis. Trevos, duendes, cerveja verde… Mas afinal você realmente sabe o que é o Saint Patrick’s Day?

Saint Patrick (São Patrício), é o santo padroeiro da Irlanda. Comemora-se no dia 17/03 o Saint Patrick’s Day suposta data da morte do padroeiro. É  um dia de festa religiosa, onde as famílias irlandesas costumam ir à igreja pela manhã e comemorar durante a tarde.  E as festas são consideradas um carnaval! Vestidos de verde, com rostos pintados, os irlandeses aproveitam o feriado para assistir aos desfiles de rua, beber e comemorar com muita festa.

Quem foi St. Patrick?

Ele realmente existiu. Aos 16 anos foi sequestrado e levado até a Irlanda como escravo. Após 6 anos escravizado, conseguiu escapar. Ao fugir, Patrick tornou-se sacerdote cristão e depois bispo. Anos depois retornou à Irlanda como missionário e desempenhou um importante papel na conversão de Irlandeses ao Cristianismo. Após quase trinta anos de evangelização, Patrick faleceu no dia 17 de março de 461.

A maior inspiração dele para o povo Irlandês é por ter conseguido retornar ao país de origem para transmitir a mensagem de Cristo, mesmo depois de ter sido escravizado.

 

Símbolos

Trevo (IE.: Shamrock)

St. Patrick utilizava o trevo como metáfora da santíssima trindade – Deus pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo. O trevo virou um símbolo oficial da Irlanda, sendo até registrada como marca comercial pelo país.

 

Cor verde
O verde está ligado ao trevo de três folhas. Em 1798 soldados irlandeses vestiram uniformes verdes no dia 17 de março para chamar a atenção pública à rebelião. E a  expressão “the wearing of green” é uma referência ao ato de vestir roupas verdes em homenagem a rebelião desses soldados.

 

Duende (IE.: Leprechaun)

Figura mitológica do folclore da Irlanda é um pequeno homem que sempre está ocupado trabalhando em um único pé de sapato, e faz de tudo para proteger o seu tesouro.

Não há uma ligação direta com a data, mas em 1959 a Disney lançou um filme, que trazia a imagem de um duende simpático e alegre, que foi assimilado à Irlanda e ao dia de St. Patrick.

 


Cruz Celta
(IE.: Celtic Cross)

Com o intuito de converter celtas irlandeses em cristãos, São Patrício uniu a cruz solar (forte símbolo Irlandês) com a cruz cristã. Ficando assim conhecida como Cruz Celta.

 

E onde a bebida entra nisso?

Na Irlanda festa sem bebidas alcoólicas não é festa. Como o dia por lá se tornou popular, bebida é o que não pode faltar.

 

Então vamos comemorar? Oferta especial para o Saint Patrick’s Day*:

Aproveite AGORA!

*Promoção válida até 19/03/2017

Deixe seu comentário