Saiba mais sobre a comida peruana

Quer saber um pouco mais sobre a comida peruana? Então confira nossas dicas

A comida peruana é tão rica quanto a beleza de seu país. Aliás, a gastronomia peruana é um dos maiores símbolos da rica beleza da cultura do Peru, considerado um dos países mais belos da América do Sul.

Os pescados frescos, o milho, o arroz, a batata doce e a imensa variedade de pimentas de todos os tipos e perfeitas para diferentes paladares, são alguns dos ingredientes principais da culinária local. Assim como a brasileira, a gastronomia peruana, como é conhecida e apreciada atualmente, é cheia de influências de países distantes, como a Índia, o Japão, a Itália e a China.

Conheça um pouco mais sobre a comida peruana e seus pratos mais influentes aqui no Simplifica!

Pratos típicos da gastronomia peruana

Ceviche

ceviche-comida-peruana

Com toda certeza, um dos pratos mais tradicionais da culinária peruana é o ceviche, uma marinada de peixe ou frutos do mar, servidos frios e com um toque de vegetais e ervas frescas. Normalmente feito com linguado, um peixe muito comum no Peru, o prato é considerado um patrimônio cultural do país e reúne outros ingredientes deliciosos, como o limão peruano, a cebola e a pimenta. Pode ser feito com camarões, lagosta e outros tipos de peixe.

Confira nossa versão da receita tradicional de ceviche peruano aqui.

Ají de Gallina

aji-de-gallina

Picante e aromático, o ají de gallina nada mais é que carne de frango desfiada, servida com um molho apimentado e saboroso. Feito tradicionalmente com ají amarillo, um tipo de pimenta peruana de ardor médio, o prato leva também outros tipos de temperos, além de pão umedecido no leite e triturado, o que resulta em uma textura cremosa e delicada. É servido com ovos cozidos, batatas e arroz branco, além de azeitonas Azapa.

Anticuchos

anticuchos

Outro prato considerado considerado um patrimônio cultural do Peru, o anticuchos é similar ao churrasco, feito originalmente com coração de boi. É servido com milho, batata e pimentão, além de deliciosos molhos de pimenta. Servido nos feriados do país, é encontrado em todos os lugares do Peru, seja em barraquinhas nas ruas ou restaurantes.

Chicharrón

chicharron

Um empanado fino e delicado, frito e servido com mandiocas fritas e um saboroso molho. Assim é o chicharrón, que pode ser feito de frango, carne de porco, peixe ou lula. O prato é um pouco calórico, similar ao nosso torresmo brasileiro, mas muito saboroso e tradicional.

Causa

causa

Causa é o nome da batata peruana, de sabor peculiar e textura delicada. É servida normalmente como uma massa lisa, misturada com suco de limão e temperos, recheada com atum e molhos diversos. Outras opções de recheios são o frango, o porco, o caranguejo e o polvo.

Agora que você já conhece melhor a comida peruana, que tal planejar sua próxima viagem e mergulhar na cultura do país? Não esqueça de compartilhar conosco nos comentários.

Deixe seu comentário