Dia do rock: relembre artistas que marcaram o estilo

Há 30 anos, no dia 13 e julho de 1985, aconteceu um dos maiores festivais de rock que o mundo já tinha visto, o Live Aid, sendo realizado simultaneamente em dois países, Filadélfia, nos Estados Unidos, e Londres, no Reino Unido. Por conta do porte do evento e os grandes nomes do rock que se apresentaram por lá, algumas rádios brasileiras começaram a chamar o 13 de julho de Dia Mundial do Rock.

Para homenagear esse dia tão especial da história da música, separamos algumas das melhores bandas que tocaram no evento e se consagraram como . Confira!

Led Zeppelin

led-zeppelin

O show do Live Aid foi a primeira aparição da banda após a morte de seu baterista, John Bonham. Os membros remanescentes não se apresentaram sob o nome de Led Zeppellin, mas tocaram alguns dos maiores sucessos do grupo, como Starway to HeavenWhole Lotta Love, contando com Phill Collins na bateria.

Queen

queen

Para muitos, o Queen foi a maior banda de rock de todos os tempos, especialmente pelo poder e presença de palco de seu finado vocalista Freddie Mercuy. O show da banda no Live Aid é uma das performances mais famosas do grupo.

Dire Straits

Dire-Straits

Mark Knopfler é um dos melhores guitarristas que já existiu, e o som que o Dire Straits produzia demonstrava toda sua qualidade. Afinal, quem nunca se pegou cantnado clásicos como Money for Nothing ou Sultans of Swing ?

Beach Boys

beach-boys

A banda que define o conceito de harmonia vocal. O grupo americano produziu algumas das músicas mais famosas do rock e do pop, sempre muito bem afinados, com um ar quase angelical nas canções.

David Bowie

David Bowie

Conhecido como o camaleão do rock, a alcunha dada a David Bowie não se deve somente às inúmeras aparências que o cantor já assumiu em mais de 50 anos de carreira. Músicas como Rebel Rebel e Heroes, ambas apresentadas pelo cantor no Live Aid, são escutas obrigatórias para qualquer fã de rock.

The Who

the-who

A banda contou com uma das melhores cozinhas do rock, com o baterista Keith Moon e o baixista John Entwistle frequentemente eleitos entre os melhores do mundo em seus respectivos instrumentos. As letras poderosas da banda também são um destaque, acompanhadas pelo vocal potente de Roger Daltrey.

Paul McCartney

paul-mccartney

O ex-Beatle fez parte de uma das maiores bandas de rock da história, que influenciou e influencia milhares de músicos até hoje. Na época do Live Aid, até foi cogitado que Paul seria acompanhado por George Harrison ou até mesmo Ringo Star, mas o desejo de muitos beatlemaníacos ficou só na expectativa.

Black Sabbath

black-sabbath

Uma das mães do Heavy Metal, Black Sabbath é outra banda que influenciou toda uma geração de músicos e fãs do rock. Os riffs de guitarra de Tommy Iomi são um dos mais famosos do mundo, além da presença icônica de Ozzy, transformam o Black Sabbath em uma das maiores bandas de rock da história.

Nesse dia do rock, o que você está escutando? Qual a sua banda de rock favorita? Comente!

Deixe seu comentário