O que é Gorilla Glass?

O Gorilla Glass surgiu no mercado em 2006 e as pessoas ficaram bem céticas se ele cumpria com o prometido. Mas, afinal, o que é Gorilla Glass realmente e ele realmente protege aparelhos portáteis, como notebook, tablet e smarthone? O Simplifica! te ajuda a descobrir!

O que é Gorilla Glass?

Hoje, sendo o carro chefe quando o assunto é proteger aparelhos portáteis, o Gorilla Glass é um vidro resistente feito de um material chamado álcali-aluminossilicato, que é uma ligação de uma base com o composto de alumínio, silício e oxigênio. Essa combinação não está presente em estado natural, tendo sido desenvolvida em 2006 pela empresa Corning Inc..
Esse material foi projetado para ser fino, leve e resistente a danos e riscos, tanto que na primeira versão do produto era possível bater nele com um martelo e ainda assim o vidro aparecia intacto. Desde então, a durabilidade e resistência do produto só aumentou, se estendendo para além dos produtos eletrônicos.
Outro ponto positivo é que o Gorilla Glass é tão fino quanto um fio de cabelo e é muito leve, e além de tudo isso, ainda pode ser reciclado.

Mas como ele é feito?

O vidro comum é composto por areia, sódio, cálcio e outros componentes químicos, que são misturados em uma temperatura de 1500ºC até se fundir e virar uma forma líquida. Após essa etapa, essa chapa de vidro é aquecida e resfriada bruscamente, dessa maneira se transformando em vidro temperado.

O Gorilla Glass usa esse mesmo processo para ser feito, mas após isso ele é submerso em uma solução de sais de potássio a temperaturas de 400ºC, dessa maneira substituindo os íons de sódio por íons de potássio. Estes são maiores, deixando menos espaço em cada átomo, criando assim uma camada mais densa e resistente quando o material esfria.

A Corning afirma que esse processo é idêntico ao de outras telas de eletrônicos, o que diferencia é o material usado, o chamado álcali-aluminosilicato. Usando essa composição a troca de íons atinge camadas muito mais profundas o tornando extremamente resistente.

É indestrutível mesmo?

o-que-e-gorilla-glass-resistente

Na verdade, não, mas chega bem perto. Enquanto os materiais concorrentes fazem bastante estrago, com o Gorilla Glass os danos são menores, não passando da superfície. Isso porque seu material é tão forte quanto o titânio, perdendo apenas para o diamante.

Mas o que mais impressiona no Gorilla Glass é a espessura dele, já que em sua versão mais nova, possui apenas 0,5 mm, a espessura de um fio de cabelo.

O Gorilla Glass parece ser o futuro quando falamos em proteger eletrônicos, sendo que o único obstáculo é seu preço, o que pode encarecer o valor do dispositivo. Por outro lado, pode ser uma boa ideia pagar um pouco mais para garantir a proteção dos celulares, notebooks e tablets, aumentando inclusive sua durabilidade.

Agora que você sabe o que é Gorilla Glass, conheça a linha de celulares e tablets no eFacil e não deixe de comentar!

Deixe seu comentário