Celular para idoso: como configurar o Android?

Aprenda a configurar seu celular Android para idosos, facilitando suas vidas. Vem que a gente Simplifica!

Cada vez mais as pessoas têm smartphones no Brasil, e isso não inclui apenas os mais jovens. A inclusão digital já chegou aos nossos pais e avós, e tem tudo para continuar.

Entretanto, as vezes a tecnologia pode parecer intimidadora para pessoas que não estão acostumadas à ela, porém é possível adaptar o celular para idosos. Confira como!

Leia também sobre os melhores celulares de 2015.

Adaptando o celular para idosos

Para começo de conversa, os smarpthones Android possuem uma série de variedades para facilitar o uso por pessoas idosas. As dicas que vamos dar são inspiradas no smartphone Moto G, da Motorola, mas no geral todos os smartphones Android possuem as mesmas facilidades.

Confira as ofertas de celulares no eFácil!

Para fazer essas alterações, você deve abrir o menu de opções de acessibilidade, que fica localizado nas Configurações do aparelho. Dentro desse menu, você pode alterar, por exemplo, o tamanho das letras, deixando-as maiores. Além disso, vale a pena desativar a rotação automática da tela, que pode deixar muitas pessoas confusas e causar até mesmo algumas vertigens.

Muitas pessoas podem ainda se atrapalhar com o teclado touchscreen, por isso algumas alterações são bem vindas, como a opção de encerrar uma chamada através do botão liga/desliga do celular.

Alguns aparelhos contam com a opção de TalkBack, ou seja, o celular conversa com o usuário, explicando o que o usuário está fazendo ao clicar em um ícone no celular. Ele é ideal para usuários com problemas de visão.

Além disso, vale a pena deixar todos os aplicativos úteis na tela inicial do celular, além de remover aqueles que poderiam atrapalhar. Salve os contatos mais importantes nas opções de discagem rápida e nos favoritos.

E você, como faz para deixar o celular para idosos mais amigável? Comente!

Deixe seu comentário