Smartphone: Como a memória RAM influencia no funcionamento?

A memória RAM é um dos componentes mais importantes de um Smartphone. E tem uma função completamente diferente da memória de armazenamento, é importante saber diferenciá-las. A RAM junto com o processador são os principais responsáveis para o funcionamento do celular. Por isso antes de comprar um Smartphone, atente-se as especificações dessa memória.

>> Guia de compras de celulares baratos.

O que é Memória RAM?

A sigla de RAM, Randon Access Memory, significa memória de acesso aleatório, ou seja, os dados são acessados de forma aleatória. Ela é responsável por levar todos os dados e instruções a serem processados para o processador, isso envolve tudo: funções do sistema operacional à aplicativos.

Assim, quanto mais memória RAM o tiver no aparelho, mais rápido o processador receberá as instruções e dados para processamento, melhorando o desempenho.

smartphone

E como aproveitar a memória do meu Smartphone?

Celulares de entrada costumam ter uma quantidade RAM menor e isso faz com que o smartphone fique travando. Mas existem dicas simples e práticas para você liberar o máximo de memória RAM do aparelho.

  • Os celulares Android, vem com apps pré-instalados que não podem ser desinstalados, mas você pode desativá-los. Entre nas configurações do aplicativo e clique em desativar.
  • Os apps geram uma série de arquivos temporários – chamados de cachê – Nas configurações do seu telefone você consegue limpar os dados de cache de todos os aplicativos, assim obtendo mais espaço e performance.
  • Não use papéis de parede animados, eles consomem muito da memória.
  • Desative a atualização automática e a sincronização dos aplicativos, assim você libera a memória e economiza bateria.

> Confira outras dicas: Como fazer a bateria do celular durar mais tempo.

 

Só uma parte do desempenho

Um celular rápido e sem travas não depende só da memória RAM. Para um bom funcionamento o celular deve ter uma boa combinação de RAM, memória de armazenamento de arquivos, processador e placa gráfica.

Na hora de comprar, fique atento a todos esses componentes para aproveitar o gadget ao máximo.

 

Quer comprar um Smartphone? Simplifica com eFácil. As melhores ofertas você encontra aqui. 

 

Deixe seu comentário