Como saber se meu celular foi clonado? Saiba o que fazer!

Como saber se meu celular foi clonado? Saiba o que fazer!

plano de fundo do hacker de matriz 1 1

Os golpes digitais são uns dos problemas mais comuns aplicados por terceiros que desejam roubar informações e dados. Esses golpes podem ser feitos de diversas formas e, entre as mais comuns, através da clonagem de celular. Mas como saber se seu celular foi clonado? Como se prevenir desses golpes?

Para te ajudar com esse problema e evitar que ele aconteça com você, além de compreender com mais exatidão sobre esse assunto, o blog Simplifica do eFácil traz para você alguns meios interessantes de descobrir se seu aparelho foi hackeado e dicas de como agir caso você seja vítima de aproveitadores desse tipo. Confira!

O que é um celular clonado?

Em primeiro lugar, vale a pena saber o que é um celular clonado e o que esse tipo de invasão pode trazer de ruim para você. Um celular clonado é nada mais do que uma duplicata digital de sua linha telefônica e também das informações contidas em seu aparelho.

infográfico representando um ladrão clonando um celularEsse tipo de clonagem é feito a partir de informações obtidas através de seu chip e também do IMEI (International Mobile Equipment Identity), o número de identificação do aparelho, permitindo que sejam coletados seus dados.

Com esse tipo de informação em mãos, os golpistas acabam tendo acesso irrestrito à sua agenda de contatos, contas e senhas de suas redes sociais, mensagens pessoais de Whatsapp e Telegram, endereços de e-mail e residência, acesso a contas bancárias, entre outros que serão usados para chantagens e/ou compras indevidas usando seu nome.

Em casos de chantagens, os aproveitadores podem entrar em contato com pessoas conhecidas e parentes pedindo quantias específicas em dinheiro com a desculpa de pagamento de algum tipo de dívida e/ou conta urgente e até mesmo se utilizando de ameaças para conseguir esse valor — isso pode se feito por mensagem ou mesmo ligações.

Como saber se o meu celular foi clonado?

Um dos primeiros detalhes que podem ser observados em casos assim é se seu celular apresenta aplicativos suspeitos. São geralmente aplicativos que você desconhece o uso ou mesmo não se lembra de tê-los instalado em primeiro lugar. Existem aqueles que são acrescentados conforme atualizações do Sistema Operacional do fabricante, por isso, repare se esse é o caso ou se algo está ali sem seu conhecimento.

Mulher loira com o celular na mão com cara de assustadaOutro fator é conferir se sua caixa de ligações recebidas apresenta números desconhecidos, ou seja, fora de sua lista de contatos, e lembrar se você recebeu alguma ligação na data apresentada no registro. E ainda falando em ligações, ao fazer ou receber uma, observe se existe algum tipo de barulho estranho junto ao áudio da ligação. Isso pode indicar a presença de algum elemento invasor no aparelho.

Lentidão e dificuldade em usar seu celular mesmo com a memória interna apresentando bastante espaço? Esse tipo de situação pode ser a presença de um aplicativo suspeito sendo usado em segundo plano e sem detecção.

Aumento de uso de dados de 4G sem que você tenha solicitado o serviço? Isso também pode ser alguém usando seus dados clonados de forma indevida em algum outro aparelho e com as suas informações de conta. Mas calma, antes de sair por aí acreditando que seu aparelho foi clonado, observe se a memória está cheia, se você não esqueceu seu 4G ligado ou se as interferências de sinal não são problemas da região.

Tudo isso é bem fácil de saber e só exige uma sondagem no aparelho ou por uma busca de informação no serviço da sua operadora.

Mas, como a memória RAM influencia no funcionamento do celular? Descubra tudo com a gente!

Como resolver o problema de celular clonado?

Caso você seja uma das vítimas de clonagem, existem algumas formas de evitar que sua conta e dados sejam usados por terceiros mal-intencionados. Em casos assim, mantenha a calma e procure seguir os passos que indicaremos para tentar minimizar os impactos ao máximo possível:

  • Entre em contato com sua operadora e procure descobrir todas as informações possível sobre o ocorrido;
  • Nesse mesmo processo, aproveite para pedir o bloqueio da linha do aparelho, evitando o recebimento de ligações e SMS;
  • Após isso, e com os dados de protocolo devidamente anotados, formate seu celular;
  • Altere suas senhas das redes sociais e de aplicativos pessoais e bancários;
  • Configure o acesso do aparelho em duas etapas para aumentar ainda mais a segurança do celular;
  • Solicite diretamente com o suporte da fabricante do aparelho o bloqueio do IMEI do celular;
  • Em casos de demora ou de problemas com bloqueio, faça o registro de um boletim de ocorrência por garantia.

Conheça nossa lista das melhores marcas de celular e descubra qual oferece o melhor Sistema Operacional para seu uso diário!

Como descobrir se meu WhatsApp foi clonado?

Mesmo que seu aparelho não seja clonado por completo, existe uma forma muito simples e fácil de ter acesso irrestrito a seus dados de Whatsapp. Sempre que você deleta o app do serviço de celular ou mesmo formata o aparelho, assim que tenta acessar novamente o aplicativo envia um código de confirmação via SMS para que você obtenha uma nova autorização de acesso.

Golpistas costumam utilizar esse tipo de código de confirmação gerados em outros aparelhos e enviados às vítimas utilizando convites para festas e confirmação de compras pela internet como isca. Quando esses códigos são acessados, as informações do número do celular são liberadas para a utilização em um dispositivo diferente.

E como o Whatsapp não permite que duas contas sejam acessadas simultaneamente, você acaba perdendo seu acesso, que fica totalmente disponível e livre para que o golpista possa se passar pela vítima e aplicar golpes, sejam eles direcionados a familiares diretamente ou amigos em grupos.

Uma boa dica para caso isso aconteça, evite manter em seus contatos números com nomes do tipo “mãe”, “pai”, “irmão/ã” ou outros. Salve seus contatos com os nomes das pessoas. Isso ajuda a não identificar pessoas próximas que possam cair nesse tipo de golpe.

Meu WhatsApp foi clonado, o que fazer?

Como dito, o aplicativo só pode ser ativado em um único aparelho. Quando existe o acesso em outro celular, o seu irá cair automaticamente. Em casos assim, reinstale o aplicativo e faça o pedido de novo código para recuperar sua conta o mais rápido possível.

E caso isso não seja possível, entre em contato pelo endereço de e-mail de suporte da empresa (support@whatsapp.com) explicando a situação e não desista de recuperar seu acesso.

E não se esqueça também de informar as pessoas que têm seu contato, seja pessoalmente ou por outras redes sociais, que seu Whatsapp foi hackeado para que todos saibam o que está acontecendo e evitar que elas caiam em golpes.

Não se esqueça que, em casos de invasão de aparelhos celulares e até mesmo de computadores e outros dispositivos, você está amparado pela lei, já que esse tipo de ação golpista é um crime previsto no artigo 154-A do Código Penal, junto a falsidade ideológica segundo o artigo 299.

Até a próxima!


Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Comentário (1)

  • Marcos jose chaves Responder

    Muito elucidativo.

    20 de setembro de 2023 at 15:29

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.