Como escolher o melhor HD externo

Como escolher o melhor HD externo

Nem sempre o HD fixo do computador é suficiente para armazenar todos os dados que precisamos, muitas vezes é essencial transportar esses dados. O HD externo é uma solução para esse problema. Porém, existem diversos modelos e cada um atende a uma necessidade específica. Acompanhe essas dicas e saiba como escolher o melhor HD para seu caso.

O que saber para escolher o melhor HD externo

Espaço: O que você pretende armazenar em seu HD externo? Escolha o seu HD de acordo com aquilo que pretende guardar, pois os HDs têm diversas capacidades de armazenamento e seu preço varia bastante segundo sua capacidade. Há HDs que comportam apenas alguns gigabytes (Gbs) e outros que chegam a armazenar 10 Tb.
Modelo: Existem HDs portáteis e de mesa, a diferença é a capacidade de armazenagem, a praticidade, o preço e a velocidade. Se você pretende transportar seu HD, avalie se é necessário realmente comprar um ou se um pendrive já seria suficiente. Mas se você vai guardar muita coisa que precisa ser transportada, então o melhor HD é o portátil. No entanto, se vai guardar realmente muita coisa que não precisa ser transportada, o melhor HD externo para você é o de mesa, que vai te oferecer mais espaço e é fixo.
Compatibilidade: Não adianta comprar aquele que te parece o melhor HD externo, se ele não é compatível com seus demais equipamentos e softwares. Observe a compatibilidade do HD antes de fazer uma aquisição, porque os fabricantes podem limitar a compatibilidade do equipamento para apenas alguns sistemas operacionais.
Segurança: A segurança do HD externo pode estar no software ou no hardware. HDs com opções de criptografia contidas no hardware protegem melhor os dados contidos neles, porque não dependem do computador ao qual se conectam para ativar dados de segurança, que é o que acontece com a segurança em software.
Transferência de dados: A velocidade na transferência de dados também é uma característica do melhor HD externo. Preocupe-se com esse fator, em especial se você pretende armazenar dados pesados, porque para gravar ou copiar através de um dispositivo lento talvez não seja nada prático para seu dia a dia. Os HDs de mesa, embora maiores, são mais rápidos do que os portáteis.
Cuidado com o preço: Não acredite na história de que o produto mais caro é o melhor. É claro que um bom aparelho provavelmente terá um valor superior, porém, nem sempre tudo o que é mais caro também é melhor. As especificações técnicas do aparelho é que são importantes, então, mesmo que um HD externo esteja caro ou barato, observe suas especificações, sua compatibilidade e as vantagens que ele te oferece antes de comprar ou não.

E para você? Qual HD externo foi o melhor para seu caso? Conte para gente e ajude na decisão de outras pessoas.


Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.