Como limpar microondas? 5 passos simples e práticos!

Como limpar microondas? 5 passos simples e práticos!

Utilizado não somente como utensílio para esquentar a comida, os micro-ondas também servem para fazer comida simples e rápida. E não importa que tipo de prato seja, arroz, ovos, pipocas ou bolos de copo, a chance de espalhar gordura e respingos por todo na parte interna do aparelho são grandes!

Quer aprender como limpar micro-ondas por dentro de maneira prática?

Então, vem com a gente que o conteúdo de hoje está perfeito para tornar sua vida doméstica ainda mais fácil na hora de mandar a sujeira embora!

Passo a passo de como limpar seu micro-ondas:

Os micro-ondas são aparelhos muito versáteis e úteis em várias situações, e independente de seu tamanho, acabam dando certo trabalho em se tratando de limpeza. Dependendo do tempo de uso ou da falta de higiene básica com o aparelho, todos aqueles respingos e gorduras podem colaborar com a proliferação de diversas bactérias.

Quando usado como pouca frequência, inclua nessa lista do aparecimento de fungos! Sendo assim, o problema acaba se tornando bem maior do que simplesmente a combinação de diferentes cheiros e gostos de outros alimentos.

Para deixar seu eletrodoméstico com cara de novo e sem nenhum resquício de comida velha e bactérias, o blog da eFácil criou uma lista simples e fácil de como limpar seu micro-ondas sem se preocupar em gastar um monte de dinheiro em produtos químicos! E para começar, daremos algumas dicas de produtos feitos em casa utilizando apenas vinagre, limão, bicarbonato de sódio e água!

Confira:

1) Utilize o vinagre como seu aliado na limpeza

Muita gente não sabe o poder que o vinagre pode ter no auxílio de limpeza da casa e com o micro-ondas isso não é diferente. Comece escolhendo um refratário pequeno, de vidro ou louça, e acrescente água dentro do objeto junto a uma colher de vinagre.

Coloque o refratário dentro do aparelho já ajustado no modo limpeza e na potência máxima por 5 minutos. Após o término, deixe a solução ali por mais 3 minutos. Esse processo ajuda a desgrudar toda sujeira e gordura nas paredes e bandeja do aparelho. A técnica funciona exatamente da mesma maneira quando utilizados limão ou bicarbonato de sódio, mas para o caso dessas duas soluções, ajuste o timer do aparelho para 3 minutos e mantenha a solução lá dentro por 5 minutos.

Cada um desses processos ajuda a desgrudar toda sujeira e gordura nas paredes e bandeja do aparelho e também a retirar aquelas manchas que ficam por toda a parte. Não reutilize nenhuma das soluções para limpezas futuras! Após o uso, independente de qual seja ela, a solução deve ser descartada. Caso seja necessária uma nova limpeza, faça nova solução.

2) Prefira produtos de limpeza com aroma neutro

Produtos químicos com odores nem sempre são uma boa ideia quando estamos faxinando nossos eletrodomésticos. No caso do micro-ondas, o aroma do produto pode ficar “preso” na superfície interna do aparelho e passando para a comida quando o micro-ondas a aquecer. Caso seja necessário, faça uso de produtos sem cheiro.

Após todo o processo, utilize um pano úmido apenas com água para retirar a sujeira. Aproveite e retire também bandeja e deixa-a de molho na pia. Porém, é importante esperar que esfrie antes de retirá-la do micro-ondas para não trincar ou quebrar o acessório, além de evitar que você se queimar.

3) Use detergente para remover a gordura na parte interna do micro-ondas

Com todos aqueles resquícios de comida retirados de dentro do utensílio, agora você pode utilizar o detergente para limpar também os restos de gordura que insistem em permanecer ali.

Atenção: não jogue água dentro do micro-ondas e não encharque o pano! Mantenha-o sempre úmido e com pouca quantidade do sabão. Esfregue por todos os cantinhos, enxaguando o pano e renovando o detergente sempre que preciso. Isso não somente irá limpar, mas também ajuda muito a amenizar os cheiros desagradáveis que se apresentam ali.

Quanto à bandeja, deixe-a dentro da pia mergulhada em um pouco de água com detergente. A água não precisa estar quente, o detergente irá ajudar a retirar os restos de gordura em sua superfície. Depois disso, limpe-a normalmente e espere secar antes de colocar de volta no aparelho.

4) Limpe delicadamente a parte externa do micro-ondas com pano úmido

Depois de deixar a parte interna do micro-ondas limpo e sem vestígios de gordura, é só esperar secar naturalmente antes de usá-lo novamente. Aproveite esse tempo e limpe também a parte externa do eletrodoméstico!

Aqui você pode utilizar aquele seu produto de limpeza favorito. A melhor recomendação ainda é o uso de detergente. Além disso, a regra de nunca exagerar no pano molhado com água ou qualquer outro produto continua valendo por aqui.

Umedeça o pano com a solução que preferir e passe-o com delicadeza por toda a superfície externa. Caso seu aparelho tenha painel digital, redobre o cuidado. Essa área do micro-ondas possui maior facilidade para danificar.

5) Faça uma limpeza superficial no micro-ondas após cada uso

Limpezas básicas e rotineiras em seu micro-ondas são o melhor caminho para evitar maiores dificuldades em remover manchas e cheiros na parte interna do aparelho. Após esquentar seus alimentos e perceber respingos de gordura da comida nas superfícies do micro-ondas, faça uma limpeza rápida com o uso de papel toalha.

Se for o caso de aquecer um alimento com odor mais forte e que impregna facilmente no eletrodoméstico, mantenha o micro-ondas aberto após o uso para que o cheiro saia naturalmente. Sentiu que não é suficiente? Utilize um pano úmido com detergente para resolver o problema!

Essa ação não somente evita o acúmulo de sujeiras e evita o aparecimento de bactérias, mas também aumenta a vida útil do micro-ondas. Portanto, criar esse hábito simples de limpeza superficial só traz vantagens para a sua rotina na cozinha!

Agora que você já sabe como limpar e conservar seu micro-ondas, aproveite também para descobrir como escolher o melhor modelo desse eletrodoméstico com a gente! Acesse e veja dicas para encontrar o micro-ondas mais indicado para que você possa colocar todo o seu aprendizado de hoje.

Até lá!


Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.