Como escolher o melhor projetor para o seu negócio

Precisa de um projetor novo para o seu negócio mais não sabe como escolher? Fique tranquilo, o Simplifica! te ajuda a escolher o melhor projetor

Os projetores de vídeo permitem a exibição de apresentações ampliadas em uma parede ou telão. Assim, todas as pessoas presentes no ambiente poderão assistir apresentações, vídeos, fotos e etc… Facilmente encontrado em empresas, escolas e universidades, esse aparelho facilita a vida empresarial e/ou acadêmica.

Existem muitos modelos de projetores no mercado, mas como saber qual o melhor projetor para o seu negócio?Além da variedade de produtos, a qualidade e as configurações do equipamento variam de acordo com a necessidade do usuário.

Para te ajudar, reunimos algumas dicas para facilitar a escolha do melhor projetor para você. Vamos lá?

Escolhendo o melhor projetor para você

Tipos de projetores

como-escolher-o-melhor-projetor-para-o-seu-negocio-tipos (2)

Os projetores, em sua maioria, são designados para o mundo corporativo, e para isso foram desenvolvidas diversas tecnologias que auxiliam na transmissão de imagens, como alta definição, reprodução 3D e até luzes de Led.
Alguns pontos precisam ser observados na hora de escolher um projetor de vídeo, como luminosidade, resolução, lâmpada e entre outros.

Luminosidade

O projetor utiliza um canhão de luz para projetar as imagens. A luminosidade é um item muito importante no projetor de vídeo porque, dependendo dela, as imagens exibidas no telão estarão apagadas ou mal definidas.
Por ser padronizada pela ANSI (American National Standards Institute), a avaliação dessa característica é feita através de uma medida denominada “ANSI lumens“. Por isso, quanto maior esta característica em um projetor, maior será a luminosidade de seu canhão de luz.

Junto com a luminosidade, deve-se observar a taxa de contraste, pois quanto maior a taxa, melhor a imagem será projetada.

Resolução

Assim como a TV e Notebook, a resolução do projetor influencia na qualidade da imagem. Por isso, quanto maior a resolução, melhor a definição de objetos exibidos.

Para melhorar a qualidade da imagem, deixe a resolução do computador no mesmo valor que a resolução do projetor.

Tamanho da imagem

como-escolher-o-melhor-projetor-para-o-seu-negocio (3)

Para escolher um projetor, você tem que levar em consideração o tamanho do local em que será projetado as imagens. Quanto maior o local, maior deve ser a imagem.

Para ajustar o tamanho da imagem, é importante mexer na distância do projetor comparada a parede ou telão. Quanto menor a distância, menor a imagem projetada. Mas lembre-se que a luminosidade diminui à medida que o projetor fica mais longe da área de exibição.

O manual do projetor indica qual a distância máxima e mínima que eles trabalham, assim você pode adequar a melhor posição dele.

Além da posição do projetor, é necessário regular a ampliação da imagem e ajustar o foco.

Lâmpada

A lâmpada da fonte luminosa tem uma vida útil curta, mesmo que os projetores de vídeo tenham boas condições. Por isso, antes de adquirir o aparelho, consulte se a marca oferece uma boa rede de assistência técnica, para assim encontrar facilmente uma lâmpada substituta, se necessário.

Para manter a lâmpada em boas condições, siga rigorosamente as recomendações do fabricante. Mas todo cuidado é pouco, por isso aguarde o projetor desligar antes de guardá-lo e não ligue e desligue o produto muito rapidamente.

Tecnologias

como-escolher-o-melhor-projetor-para-o-seu-negocio-tecnologias (2)

Existem três tipos de tecnologias para os projetores: DLP, LCD e LCOS.

O aparelho DLP (Digital Light Processing) utiliza um chip chamado DMD (Digital Micromirror Device) onde a imagem é criada por espelhos microscópicos, em que cada espelho representa um pixel na imagem projetada. O número de espelhos corresponde à resolução da imagem projetada. Tem projetores que utilizam de 3 chips DMD para gerar as cores geradas. Os mais comuns usam apenas um chip e o controle das cores é feito por um disco que contém as cores. A vantagem de um DLP com três chips é que eles são mais sofisticados e capazes de exibir mais cores.

A diferença do DLP para os projetores que usam a tecnologia LCD (Liquid Crystal Display) é que ao invés de usarem uma matriz de espelhos microscópicos para tratar da passagem de luz, utilizam painéis de cristal líquido cujos componentes sãos ativados/desativados por meio de cargas elétricas.

Já a tecnologia LCOS (Liquid Crystal on Silicon) utiliza uma matriz de cristal líquido para representar os pixels da imagem. Essa matriz é posicionada sobre uma camada de espelhos reflexivos, que fica fixa na superfície de um chip. Quando se gera a imagem, a luz é emitida do espelho para a matriz de cristal e cargas elétricas atuam nesses cristais, assim permitindo a passagem de luz.

Para te ajudar na escolha, que tal conhecer as ofertas de projetores no eFácil, temos certeza que você encontrará um que estará de acordo com suas necessidades.

Deixe seu comentário