O que é home theater? Veja para que serve e sistema!

O que é home theater? Veja para que serve e sistema!

homem e mulher sentados de costas para a câmera assistindo à televisão com som do home theater em uma sala de estar com parede de tijolos

Quando se trata de audiovisual, é inegável que todo mundo valoriza experiências imersivas. Por isso, ir ao cinema se torna um momento único e memorável. Mas, já imaginou ir ao cinema sem precisar sair de sua casa? Com o sistema de home theater isso é possível!

Ficou interessado? Então, acompanhe o post para descobrir o que é um home theater, para que serve esse sistema, como montar um em sua casa, dicas para a escolha dos componentes e muito mais!

O que é e para que serve um home theater?

O home theater é um recurso de som utilizado para enriquecer a reprodução audiovisual de uma sala de TV. Desenvolvido com tecnologia sonora de alta qualidade, o equipamento reproduz a ambientação acústica de uma sala de cinema, justamente para elevar a experiência de assistir filmes, séries e vídeos em geral.

Mas, é importante lembrar que o sistema home theater é exclusivamente sonoro, ou seja, ele não reproduz vídeos ou imagens. Essa reprodução fica por conta da TV, que é integrada ao home theater para promover a sensação de estar dentro de uma sala de cinema.

Como funciona o sistema home theater?

Desenvolvido com tecnologia “sorround”, o home theater oferece um conjunto sonoro que, quando integrado a uma Smart TV ou uma TV com Chromecast, se assemelha ao sistema de áudio 360º, que libera frequências sonoras que garantem uma experiência audiovisual paralela à realidade.

Isso é possível graças a distribuição das caixas de som que compõem o sistema. No total, home theater pode ser desenvolvido a partir da combinação caixas de som, um subwoofer e um receptor AV, responsável por otimizar a conexão entre som e vídeo, tornando-os mais harmônicos.

O que preciso saber antes de comprar um home theater?

Se você está interessado em comprar um home theater, não há nada mais justo do que conhecer as especificidades técnicas dos equipamentos que compõem esse sistema, que são responsáveis pela performance sonora como um todo. Conheça alguns pontos que valem a sua atenção:

Nomenclatura do equipamento

Geralmente, o home theater está disponível em modelos variados, que se diferenciam pela quantidade de caixas de som e subwoofers. Por isso, na hora de escolher uma opção para compra, atente-se às nomenclaturas, afinal, são elas que definem a quantidade de componentes.

A nomenclatura 5.1, por exemplo, se refere a um home theater composto por 5 caixas de som e um subwoofer. Já as nomenclaturas constituídas por 3 números, como 5.1.2, indicam o número de caixas distribuídas no ambiente, o subwoofer e a quantidade de caixas que devem ser posicionadas na parte superior do local, acima da cabeça. Na prática, quanto mais componentes, melhor a qualidade de imersão sonora.

Tipos de caixa de som

A variedade de tipos de caixa de som não é uma novidade no mercado acústico, mas no caso dos home theaters, é comum se deparar com dois tipos principais: caixas paralelas, que podem ser embutidas na estrutura do ambiente, e as torres, opções mais potentes, que reproduzem tanto as frequências médias quanto as altas.

Para facilitar a escolha do modelo, você pode considerar a potência sonora e a estética do ambiente. As caixas de som torre tem sonoridade mais robusta, mas a distribuição de áudio é um pouco limitada quando comparada aos modelos embutidos, que podem ser posicionadas em regiões diferentes de sua sala para produzir um efeito acústico semelhante ao 360º. Além disso, os modelos embutidos deixam o local mais elegante.

Confira: Como funciona a caixa de som bluetooth?

Posicionamento dos subwoofers

Os subwoofers são equipamentos sonoros responsáveis pela reprodução de graves, que são frequências sonoras mais baixas. Isso possibilita uma emissão mais limpa dos sons, já que as frequências mais altas ficam por conta dos alto-falantes convencionais.

Um ponto de destaque dos subwoofers é que a emissão de frequências baixas tornam a ambientação do local ainda mais semelhante a de uma sala de cinema, pois, o equipamento reproduz aquela vibração característica do ambiente. Aqui, vale a dica: evite posicionar o subwoofer em cima de móveis e outras estruturas, pois o tremor pode gerar maior desconforto durante a reprodução audiovisual.

Quantidade de caixas de som

A quantidade de caixas de som de um home theater é responsável por realizar uma ambientação sonora de alta qualidade. Geralmente, os sistemas são montados com 5 caixas de som, mas se você deseja criar um sistema mais fiel e potente, você pode optar por uma quantidade maior de caixas de som, como no caso dos sistemas que possuem 7 alto-falantes.

Como montar um home theater em casa?

Devido à quantidade de componentes e a complexidade de instalação, é indicado contar com o auxílio de um profissional especializado para montar um home theater em sua casa, afinal, ele terá o conhecimento técnico necessário para que tudo seja feito da melhor maneira.

Além disso, o profissional poderá avaliar o ambiente para, então, entender qual é o melhor tipo de equipamento para o seu caso e qual será a melhor forma de realizar a implantação do sistema em sua casa — considerando pontos relacionados a acústica do local, a organização da fiação, que também irá ajudar na distribuição dos componentes do home theater.

Outro ponto importante de contar com ajuda profissional é que, assim, será possível garantir um sistema sonoro de alta qualidade, com alto índice de conexão e sincronização. Como efeito, você terá um home theater digno das melhores salas de cinema!

Qual é a diferença entre home theater e soundbar?

A diferença entre o home theater e a soundbar está relacionada a sua potência sonora e o método de instalação. Como você já sabe, o home theater se trata de um sistema sonoro completo, que é instalado em ambientes para promover uma experiência audiovisual de alta qualidade, garantindo a sensação de imersão.

A soundbar, por outro lado, oferece o mesmo efeito que o home theater, mas é uma alternativa mais compacta e acessível, principalmente quando consideramos que não será preciso danificar as paredes e o teto do ambiente. Além disso, a soundbar também é uma ótima opção para ambientes menores, que não suportam a potência do home theater.

Gostou desse conteúdo? Então, aproveite para conferir mais textos como esse no blog da eFácil, são conteúdos variados que contemplam temas relacionados à tecnologia, entretenimento, casa e decoração e, inclusive, beleza e bem-estar. Boa leitura e até a próxima!


Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *