TV 3D vale a pena?

As TV 3D vieram com tudo e estão atraindo cada vez mais os fãs de filmes e séries. Mas, até que ponto vale investir nesta tecnologia? Confira aqui no Simplifica!

Muito utilizada nos cinemas, a tecnologia 3D entrou nos lares brasileiros para ficar. Desde 2010, o número de televisores comercializados no Brasil com este recurso vem crescendo e hoje já temos dezenas de modelos no mercado. Mas será que uma TV 3D vale a pena?

Antes de investir na compra deste produto, você precisa saber como fará o uso do 3D aí na sua casa. Veja aqui no Simplifica! mais detalhes sobre essa tecnologia.

TV 3D vale a pena? Veja como decidir

Dificilmente, ao instalar o televisor, você já vai começar a assistir programas em três dimensões. Para isso, é preciso saber se há canais compatíveis no seu pacote de TV por assinatura e se você possui aparelhos para a reprodução de filmes, como Blu-ray e consoles de games com o recurso.

Ao comprar a sua TV 3D, fique atento a alguns detalhes, como, por exemplo, se a TV acompanha óculos e se sua tecnologia é Ativa ou Passiva. Não sabe o que isso significa? Então entenda a diferença:

3D ativo

Com este tipo de 3D, você necessita de óculos especiais que funcionam a bateria, isso porque ele possui pequenos obturadores de cristal líquido que alternam a visualização da imagem em cada lente.

As lentes dos óculos ativos funcionam como telas independentes que mostram as imagens separadas em cada olho. Se os óculos não funcionarem corretamente, as imagens ficarão com efeito fantasma, o que pode resultar em dor de cabeça.

Os óculos ativos funcionam a bateria e reproduzem imagens em alta definição

Os óculos ativos funcionam a bateria e reproduzem imagens em alta definição

A vantagem deste tipo de tecnologia é a reprodução de imagens em alta definição, com 1080 pixels de resolução, quando exibidas em uma fonte Full HD. Além disso, o ângulo de visão não influencia no resultado final da imagem, ou seja, você não precisa estar em um determinado ponto para ter imagens em terceira dimensão de qualidade.

3D passivo

A tecnologia do 3D passivo se assemelha a utilizada nos cinemas. Com esse tipo de 3D, são exibidas duas imagens simultâneas na TV: uma na vertical e outra na horizontal. Neste caso, os óculos, ao contrário dos 3D ativo, contam com um filme polarizador que dispensam o uso de bateria.

Esse tipo de óculos é mais confortável e causam menos incômodos, além de serem mais simples. É possível usar até os óculos do cinema, com as TVs de tecnologia passiva.

A desvantagem do 3D passivo é a qualidade de imagem que, com este recurso, chega até 540 pixels de resolução, contra os 1080 pixels da versão ativa.

Qual escolher?

Antes de comprar, analise qual é a opção melhor para a sua família

Antes de comprar, analise qual é a opção melhor para a sua família

Ambas tecnologias possuem vantagens e desvantagens. No mercado, o valor se assemelha, mas vale lembrar que com o 3D ativo o preço dos óculos é mais elevado e nas TVs com 3D passivo a qualidade de imagem é menor. Então, antes de comprar uma TV com 3D, lembre-se que este é apenas mais um recurso, que influencia bastante no valor final do produto, e que você só conseguirá usá-lo se a programação da sua TV a cabo, ou seu reprodutor de filmes e games forem compatíveis.

E você, acha que vale a pena investir em uma TV com tecnologia 3D? Quer conferir os valores e conhecer alguns modelos com esta nova tecnologia? Então confira tudo sobre as TVs 3D no eFácil.

Não esqueça de comentar!

Deixe seu comentário