5 dicas para melhorar WiFi em sua casa

Você sabia que pode melhorar o Wifi da sua casa com algumas mudanças simples? Confira aqui 5 dicas que vão te ajudar a melhorar a qualidade do sinal

bannerHomeLP

Atualmente, é quase impossível viver sem internet, não é? Principalmente se você utiliza o Wifi. Mesmo assim, é muito comum ter alguns problemas com a recepção do sinal, até mesmo em casa, o que nos causa uma série de inconvenientes, seja para utilizar aplicativos no celular, trabalhar ou estudar.

Para evitar este problema, algumas medidas simples podem ser tomadas para melhorar WiFi e deixar seu sinal mais potente. Quer saber como? Então confira aqui:

Melhorar WiFi: Confira dicas

Mude seu roteador de lugar

Você sabia que aparelhos como microondas, telefone sem fio e até as luzes da sua árvore de Natal podem interferir no sinal do seu WiFi? Isso por que, na maior parte das vezes, estes aparelhos rodam na mesma frequência, o que prejudica a disseminação do sinal do seu roteador.

Para evitar este e outros tipos de interferências, como as causadas por paredes e ambientes muito fechados, é ideal instalar seu roteador WiFi no cômodo central da sua casa, em um local alto e o mais longe possível de aparelhos eletrônicos, aquários, portas de metal e espelhos. Isso vai te ajudar a manter um sinal estável e bem amplo, alcançando a maior distância possível.

Atualize seus aparelhos regularmente

para-melhorar-wifi-atualize-seus-aparelhos-regularmente

O avanço tecnológico não para e isso não deixa os roteadores de WiFi de fora. Para manter seu sinal sempre potente e rápido, é ideal atualizar seus equipamentos constantemente, para que sua conexão continue a progredir.

Atualmente, existem muitos padrões IEEE 802.11 para redes sem fio. Isso influencia muito na velocidade e segurança da sua transmissão de dados e devemos estar atentos a essas evoluções. Os padrões mais comuns de redes sem fio são o B, que transfere dados com até 11 Mbps de velocidade; o A e o G, que transmite dados em até 54 Mbps; o N, que consegue transmitir a uma velocidade de até 600 Mbps; e o padrão AC, que chegaria a transmitir informações a 1 Gbps.

Atualize seu firmware

Assim como sistemas operacionais de computadores e celulares, o firmware do roteador do seu WiFi precisa ser atualizado as vezes. Confira no manual como fazer a atualização e programe-se.

Ah, não precisa se preocupar. Os aparelhos conectados ao WiFi não precisarão passar por nenhuma reconfiguração.

Aumente a segurança do seu sinal

para-melhorar-wifi-aumente-a-seguranca-do-seu-sinal

Os famosos “ladrões de WiFi” estão sempre a espreita. Por isso, é importante garantir que seu sinal esteja constantemente protegido, afinal, se vários aparelhos são conectados a uma mesma rede, seu WiFi perde força.

Você pode dificultar (e muito) o acesso clandestino ao seus sinal apenas mudando a senha do WiFi regularmente. Que tal se programar para alterá-la uma vez ao mês. Outro recurso é utilizar uma senha com padrão WPA, que mistura números, letras e caracteres.

Só não vá se esquecer da senha!

Utilize um repetidor de sinal

Já é comum utilizar um repetidor de sinal para aumentar o alcance da sua rede, mas, se você ainda não pensou nisso, chegou a hora de pensar. Este é o recurso ideal se algum cômodo de sua casa não chega a receber o sinal WiFi adequadamente. Para resolver a questão, você pode colocar um roteador antigo (que possua esta funcionalidade) ou repetidor de sinal no meio do caminho para ampliar o alcance da rede.

Agora que você já conhece alguns truques para melhorar WiFi, é só arregaçar as mangas e fazer você mesmo, sem complicação. Se estiver procurando um aparelho novo, que tal conferir as opções de roteadores no eFácil? Com certeza você encontrará o aparelho ideal para a sua necessidade.

Comente!

Deixe seu comentário