Aprenda como formatar pen drive

Quer liberar espaço ou está com problemas para armazenar? Então aprenda como formatar o pen drive!

O pen drive é a maneira mais prática de ter um espaço de armazenamento sempre disponível, já que é bem mais portátil do que um HD externo, podendo ser facilmente carregado na bolsa, em um estojo e até utilizado como chaveiro. Só devemos ter muito cuidado na hora de transportá-lo, para não causar nenhum dano irreversível.

Porém, algumas vezes os pen drives podem apresentar problemas que são resolvidos com a formatação, como, por exemplo, lentidão e problemas de armazenamento.

Mas lembre-se, antes de formatar o pen drive, procure fazer um backup dos arquivos importantes, pois todos eles serão apagados.

Como formatar o pen drive

*Esse tutorial é válido para formatar pen drives utilizando computadores com sistema operacional Windows.

Para formatar seu pen drive, o primeiro passo é conectá-lo ao computador. Depois disso, vá em Computador ou Meu Computador e veja se ele está listado na parte de Dispositivos e Unidades.

meu-computador-pen-drive

Clique com botão direito no pen drive e selecione a opção Formatar. O menu com as opções de formatação aparecerá. Nele, você verá:

A capacidade de armazenamento do dispositivo
O sistema de arquivos
A opção de restaurar os padrões do dispositivo
O nome do dispositivo
As opções de formatação

Se você apenas quer apagar os arquivos do dispositivo e reutilizar o pen drive como se fosse novo, apenas selecione a opção Formatação Rápida e espere o processo terminar. Essa dica vale principalmente se você é um usuário comum, sem muita experiência com o funcionamento de dispositivos de armazenamento.

formatar-pen-drive

Vale lembrar que os pen drives possuem um limite de vezes que podem ser “utilizados”. Ou seja, quanto mais vezes você grava e apaga arquivos, mais você gasta da vida útil do aparelho. Apesar desse número costumar ser na casa dos milhares, é uma informação importante de se ter na cabeça e fazer um bom uso dos pen drives.

Clique aqui e veja nosso artigo sobre formatação de notebook.

Comente!

Deixe seu comentário