Entenda o que é um Sistema Operacional

Você não sabe dizer o que são o Windows e Linux ? Então leia nosso texto que explica o que é um Sistema Operacional e aprenda mais sobre isso

No mundo da informática, as vezes é muito mais fácil mexer do que entender os computadores. Por exemplo, uma dúvida que muitas pessoas têm na hora de comprar computadores é entender o que é sistema operacional.

Colocando de maneira simples, o sistema operacional, muitas vezes chamado só pela sigla SO, é o programa que permite você utilizar bem a sua máquina. É ele que inicializa o hardware, gerencia as tarefas e fornece a interface para você utilizar o computador. Mas o uso de um sistema operacional não é exclusivo dos computadores, os celulares e Smart TVs, por exemplo, também possuem seus próprios SOs.

Os tipos de Sistema Operacional

A grande maioria dos computares e notebooks, dos mais caros aos mais baratos, utilizam o Windows, sistema operacional da Microsoft. Aliás, em 2015 foi lançado a mais nova versão do sistema operacional, o Windows 10.

Porém, esse não é o único sistema operacional existente. Uma outra opção popular são os sistemas baseados em Linux – um sistema operacional baseado em código livre, que permite uma série de modificações feitas pela comunidade de usuários, tanto que os computadores e notebooks com Linux na verdade rodam versões dele feitas para simplificar a vida do usuário, em alguns pontos apresentando uma interface muito parecida com as do Windows XP, já que essa versão do Windows é uma das mais conhecidas e familiarizadas pelo grande público.

Confira aqui modelos de computador e notebook com Windows ou Linux!

E você, qual sistema operacional possui no computador ou notebook? Comente!

Deixe seu comentário