Notebook 2 em 1 valem a pena?

Variando entre tablet e notebook, os 2 em 1 podem ser boas escolhas.

Os notebooks 2 em 1, também chamados de híbridos, trazem a proposta de serem ao mesmo tempo um notebook e um tablet. Assim como já fizemos no post sobre as diferenças entre um notebook e um tablet e o que define um notebook bom e barato, vamos explicar quais as principais características de um 2 em 1.

Peso

Quando comparados aos notebooks tradicionais, um hibidro se destaca por ser mais leve. Por exemplo, enquanto um notebook pesa entre 2 a 3 kg, um hibidro pode pesar um pouco mais de 1kg. Isso é uma vantagem para pessoas que precisam carregar o aparelho para muitos lugares, mas também deve ser reforçado que um aparelho mais leve requer um pouco mais de cuidado no seu manuseio.

Já quando se trata do peso da “parte” tablet, vale levar em consideração o tipo de 2 em 1 que você pretende adquirir. Basicamente existem dois tipos: os que o teclado e a tela são juntas e aqueles que a tela pode ser separada do teclado. No primeiro caso, a tela gira em 360º, logo é possível esconder o teclado e utilizar o computador como um tablet normal. Já os que permitem que a tela se destaque do teclado, vale notar que o peso dela é um pouco superior a dos tablets tradicionais.

Tela

A tela de um 2 em 1 é normalmente maior que a de um tablet comum, variando entre 10 a 14 polegadas na maioria dos modelos. Mas, quando se pretende utilizar o aparelho como notebook, vale notar que quanto menor a tela, menor será o teclado. Por isso, antes de comprar um notebook híbrido, certifique-se que você se sentirá confortável digitando em um teclado menor que o usual.

Sistema Operacional

A grande maioria dos notebooks 2 em 1 rodam com Windows, enquanto nos tablets a disputada está mais focada entre o iOS e Android. Por essa razão, a quantidade de apps desenvolvidos para Windows é menor comparada aos concorrentes mobile. Entretanto, com o recente lançamento do Windows 10 (link para post publicado) e as melhorias que a Microsoft na interface para os aparelhos híbridos, a tendência é que mais apps sejam desenvolvidos ou pelo menos adaptados para o sistema operacional.

Bateria

No geral, a duração da bateria de um notebook 2 em 1 se encontra na média dos laptops tradicionais. Já como tablet, o uso do touch screen pode ser mais agressivo, possuindo uma duração média menor. É claro que a duração da bateria varia com o uso do usuário e a manutenção das boas condições do aparelho.
Respondendo a pergunta do título, comprar um notebook 2 em 1 vale a pena sim, se você for o usuário para esse tipo da máquina. Pessoas que precisam levar o aparelho para todos os lados,digitam muito mas também gostam da flexibilidade de uso do tablet poderão ficar muito satisfeitas adquirindo um notebook com essas configurações.

Esse artigo ajudou a tirar suas dúvidas? Você prefere usar um notebook ou um tablet? Comente!

Deixe seu comentário