O que é notebook conversível?

Você sabe o que é notebook conversível ? Então venha conferir essa tecnologia que permite ser convencional e portátil ao mesmo tempo.

Os notebooks, computadores pessoais e portáteis, já não são mais novidade e é muito comum que tenhamos um em casa ou no trabalho. Assim como os laptops foram uma solução que unia a portabilidade ao processamento e utilidades que o desktop trazia, os tablets são, hoje em dia, inovações que otimizam ainda mais a portabilidade oferecida pelos notebooks, uma vez que o touchscreen possibilita a ausência de mouses e teclados. Por outro lado, não possuir teclado ou mouse pode, em alguns casos, afetar a sua praticidade em algumas tarefas. Foi pensando nisso que o notebook conversível foi criado. Também conhecido como um notebook 2-em-1, esse tipo de laptop une a ágil interação do touchscreen às facilidades práticas do mouse e teclado dos notebooks convencionais, uma vez que conversível faz referência à possibilidade de “transformação” que seu monitor tem, podendo agir como um tablet independente de seus acessórios, seja através da separação desses componentes, seja através do giro de 360 graus da tela, de maneira que ela repouse sobre seu teclado.

Os notebooks conversíveis possuem dimensões inferiores aos aparelhos convencionais, uma vez que foram desenhados justamente para agradar ao público que depende da versatilidade e capacidade de fácil locomoção que tem tais aparelhos. Seu peso também é atraente, cuja média é a de um quilo, variando conforme os modelos. A versatilidade de sua forma híbrida agrada àqueles que precisam das facilidades de um tablet para uma apresentação e das funcionalidades de um notebook com um sistema operacional potente como o Windows. Assim, é possível acessar arquivos profissionais e editá-los rapidamente conforme a necessidade. Com as funcionalidades de um notebook é possível gerar conteúdo textual e apresentar multimídias sem maiores problemas.

No entanto, por ser desenhado para suprir as necessidades de locomoção, os componentes de hardware desse tipo de laptop, à exceção de alguns modelos mais caros que possuem desempenho tão bom quanto, se mostra menos potente do que a dos notebooks convencionais, como é o caso de seu armazenamento, que é menor por conta de um HD menor para auxiliar em seu peso. A autonomia da bateria desses modelos é impressionante e chega a superar a de muitos notebooks. Isso porque há uma otimização nos processadores para que, ao reduzir a sua potência, possam também consumir menor bateria. Logo, para aqueles que desejam trabalhar com edição de imagens ou vídeos com softwares que exijam muito de seu processamento, o modelo pode não ser muito útil, ainda assim, para aqueles que utilizam para funcionalidades padrões como o uso de editor de textos, navegação na internet e reprodução de apresentações e multimídias e que acham incômodos as dimensões e peso de um notebook convencional, o modelo conversível é uma excelente pedida.

O modelo é, sem dúvida, uma excelente ferramenta para quem tem necessidades de locomoção. Ainda que alguns recursos ainda sejam inferiores ao de um aparelho convencional, seu desempenho em geral, sobretudo para atividades cotidianas, não decepciona. Vale lembrar que há alguns anos os notebooks também eram muito inferiores ao desktop e hoje em dia é possível utilizar aparelhos extremamente potentes. Então, para aquele que precisa de uma potência gráfica maior, tudo é uma questão de tempo para que os conversíveis possam se tornar uma ferramenta comum, presente em sua casa ou em seu escritório.

Você pode ver vários modelos de notebook no eFácil!

Comente!

Deixe seu comentário