Placa de vídeo para notebook: dedicada ou integrada? Saiba como escolher

Entenda a diferença entre a placa de vídeo para notebook integrada ou dedicada e como ela afeta o seu notebook. Vem que a gente Simplifica!

A placa de vídeo para notebook ou computador é utilizada em todos os processos gráficos, ou seja, desde a visualização dessa tela até os gráficos 3D dos jogos, tudo passa por ela. Por esse motivo, é um dos componentes mais importantes do computador e notebook.

Isso significa que todos os notebooks e computadores que você comprar deverão possuir uma placa de vídeo instalada. Entretanto, a diferença fica se ela é integrada ou dedicada.

Dedicada ou Integrada?

As placas de vídeo dedicadas ou integradas são, na maior parte das vezes, chamadas de onboard e offboard, porque a placa de vídeo pode ser instalada junto à placa-mãe, que é o que faz o computador funcionar, ou ser um componente extra do aparelho.

Isso implica em diferenças de performance. Uma placa integrada utiliza a memória RAM do computador para executar suas tarefas, ou seja, consome mais memória e pode deixar o computador mais lento quando a placa de vídeo for muito requisitada, como em jogos ou programas de edição de imagem.

Já a placa dedicada conta com uma memória própria para essas tarefas, deixando a RAM livre para realizar outras. É por isso que jogos modernos precisam de placas dedicadas, pois sem elas não seria possível reproduzir os gráficos e efeitos incríveis que oferecem.

Por outro lado, a placa de vídeo dedicada encarece o produto, dependendo da qualidade e potência da placa. Por isso mesmo, avalie o que você pretende fazer antes de escolher entre uma placa de vídeo para notebook, seja ela dedicada ou integrada. Isso vale para um notebook bom e barato ou qualquer outro.

Então, como escolher

Para escolher entre placa de vídeo dedicada ou integrada, pense no que você deseja fazer e quais são suas principais atividades diárias com o computador. Por exemplo, se você costuma utilizar seu notebook ou desktop apenas para ver e-mails, escrever, utilizar planilhas e acessar a internet e as redes sociais, pode optar por uma placa de vídeo integrada, pois suas tarefas são leves e não exigem muito da placa.

Agora, se sua intenção é instalar jogos, assistir a filmes, trabalhar com programas gráficos e coisas do gênero, a melhor opção é a placa de vídeo dedicada, que executará as tarefas com facilidade e sem dor de cabeça.

Depois de se decidir, é hora de pesquisar valores e optar por um produto que supra todas as suas necessidades, sem te deixar na mão.

Comente!

Deixe seu comentário