O roteador certo para sua casa

Entenda melhor como funciona o aparelho e saiba como escolher o roteador certopara sua casa.

Muitas pessoas acreditam que todo roteador é igual, só mudando a marca. Porém, isso está longe de ser verdade. Entender como funciona um roteador vai garantir uma melhor experiência com suas redes wifi.

Frequência

A grande maioria dos roteadores à venda no Brasil operam na frequência de 2,4 GHz. O que isso significa? Bom, basicamente que, caso você more em um prédio, todas as redes de wifi dele estarão disputando a mesma faixa, o que pode causar alguns problemas. Para facilitar, imagine uma estrada: quantos mais carros estiverem nela, pior fica o trânsito, não é verdade?

Entretanto, já existem roteadores que operam a 5GHz. Porém, antes de decidir trocar o seu, certifique-se que todos seus aparelhos que vão se conectar ao wifi conseguem sincronizar com essa frequência. Esse tipo de informação está disponível nos manuais de usuário de cada produto.

Canais

Assim como a frequência, cada roteador conta com uma série de canais para você distribuir a sua rede. Do mesmo modo que os aparelhos vizinhos disputam a frequência, os canais também podem ficar sobrecarregados. Os mais modernos possuem até 12 ou 15 canais, mas nem todos são capazes de se conectar em canais muito altos. Novamente, confira no manual dos seus produtos as características de conectividade deles.

Antenas

Todos os roteadores possuem antenas, apesar de, em alguns modelos, não estarem à mostra. Uma quantidade maior de antenas garante uma melhor transmissão de dados para seus aparelhos. Isso é um fator importante se considerar, principalmente para quem morar em uma casa com muitas paredes ou obstáculos, por exemplo.

Comente!

Deixe seu comentário