8 dicas de harmonização com vinho tinto!

Características do vinho tinto

Graças ao aroma intenso, corpo robusto e taninos marcantes, o vinho tinto harmoniza perfeitamente com pratos salgados e doces. Quer saber como? Veja a seguir!

Para pratos com carne vermelha, os vinhos tintos concentrados e encorpados são perfeitos. O Cabernet Sauvignon, por exemplo, é uma opção equilibrada que realça o sabor da carne.

1. Carnes vermelhas

2. Massas com molho de tomate

Devido ao sabor ácido do tomate, massas com molho ao sugo pedem acompanhamentos que partilham dessa acidez. Nesse caso, o vinho tinto Sangiovese é a opção mais indicada!

3. Lasanha à bolonhesa

A lasanha à bolonhesa é um prato um tanto quanto versátil na harmonização com vinho tinto, mas é importante que o vinho escolhido tenha corpo médio, como o Merlot e o Malbec.

4. Queijo gorgonzola

Na harmonização de queijos com sabor forte, como o gorgonzola, vinhos tintos secos e encorpados são ideais. Nós, do eFácil, apostamos em opções como Cabernet Sauvignon e Porto.

5. Frutas vermelhas

Se a sua ideia é harmonizar vinho tinto com frutas vermelhas, opte por vinhos que também têm sabor frutado, como o Malbec e o Pinot Noir, que equilibram sabor e aroma perfeitamente!

No caso das harmonizações com chocolate amargo e meio-amargo, a escolha do vinho tinto é certeira: opções robustas e intensas, como o Cabernet Sauvignon, são ideais!

6. Chocolate amargo e meio-amargo

7. Pratos condimentados

Pratos condimentados com especiarias pedem vinhos tintos que suavizam o sabor e o calor dos ingredientes, como aqueles que carregam sabores frutados. Na dúvida, vá de Bordeaux!

Ao combinar vinho tinto com pratos com cogumelos, não tem erro: o Pinot Noir é perfeito! Seu sabor amadeirado oferece equilíbrio que se adequa ao sabor terroso dos cogumelos.

8. Pratos com cogumelos

Pronto para harmonizar o vinho tinto?

Então, é hora de explorar harmonizações e deixar suas refeições inesquecíveis. Confira a seção exclusiva de vinhos do eFácil e aproveite para comprar seu favorito!