Setup home office: saiba como criar o seu!
Trabalhar em casa é certamente o desejo de muitas pessoas. Chegar ao escritório sem precisar pegar trânsito ou passar um longo tempo dentro de um ônibus, não precisar acordar horas mais cedo para se arrumar e até mesmo não ter que se vestir conforme as exigências de um ambiente empresarial é realmente um sonho.
Para muitos, o home office já é uma realidade, e que funciona muito bem, já que traz maior facilidade em desempenhar sua função dentro de um local muito mais particular e familiar. Mas ainda assim, existem algumas dificuldades quando se trata de uma workstation adequada, principalmente na configuração certa desse ambiente de trabalho.
Por ser um espaço pessoal, todos os itens inclusos ali precisam oferecer muita funcionalidade e conforto para que o desempenho de seu trabalho remoto seja o melhor. E pensando nisso, o blog Simplifica do eFácil traz algumas dicas de setup home office para que você consiga trabalhar de um jeito produtivo e acolhedor. Conheça!
1. A climatização setup home office é importante
Normalmente em um ambiente de trabalho coletivo, o uso de aparelhos de ar-condicionado é bastante comum. Isso ocorre porque, ali dentro, são necessárias as melhores condições de temperatura para que todos os funcionários possam desempenhar suas funções da forma mais confortável e agradável possível.
Quando se trata de home office, a premissa é praticamente a mesma, mas nesse caso a climatização deve ser pensada em como ser a melhor no aspecto pessoal, já que você não precisa trabalhar com outras pessoas ao seu redor.
Se você tiver um aparelho de ar-condicionado, procure manter a temperatura sempre estável e do jeito que te deixe mais confortável. Caso não, procure um ventilador ou climatizador que te traga a melhor sensação térmica nos dias mais quentes ou abra as janelas, se isso não for atrapalhar.
2. Abuse de luz natural sempre que possível
Ambientes com luz artificial em excesso podem ser bastante estressantes e trazer aquela sensação de cansaço e até mesmo dores de cabeça. Uma boa forma de diminuir ou prevenir esses efeitos é abusar sem medo da luz natural no ambiente.
Coloque sua mesa de trabalho próxima a uma janela com bastante incidência de luz e/ou com vista para algum tipo de paisagem natural e deixe-a aberta durante os horários em que você possa se aproveitar dela sem causar desconforto, principalmente em relação à temperatura.
Caso não seja possível ter esse tipo de iluminação no ambiente de trabalho, por uma região de clima nublado por períodos longos ou devido à falta de janelas no cômodo, uma boa opção é o uso de lâmpadas que reproduzam a luz natural.
3. A cadeira certa faz toda a diferença
Um dos itens mais importantes quando se trata de home office, se não o mais importante quando o assunto é conforto, ter em sua estação de trabalho remoto a cadeira mais adequada para as longas horas de execução de suas funções é de suma importância.
O ideal é que essa cadeira seja ergonômica para que você possa ter o máximo de bem-estar durante o trabalho, que realize projetos e/ou produza com aproveitamento adequado e sem dores nas costas ou enxaquecas.
Em geral, uma cadeira precisa oferecer um suporte para lombar, profundidade adequada do assento, uma altura compatível com a sua, descansos de braço reguláveis e um sistema de reclinação que não cause dores.
4. Deixe seu monitor na altura dos olhos
E se a cadeira precisa oferecer conforto e altura na medida, para ajudar ainda mais a ter todas as informações do seu PC sem distrações e sem que você precise se esforçar em virar a cabeça de maneira brusca, ajuste o monitor na altura dos seus olhos.
Claro, além de escolher um modelo de monitor adequado para que você possa desempenhar suas funções, a altura dele em relação aos seus olhos ajuda a aumentar e manter a disposição e o foco no que é mais importante naquele momento. Monitores com suporte giratório são boas opções.
Em suma, tente manter seu monitor a uma distância média de 50cm até 100cm de você, deixando a parte superior da tela no nível ou abaixo dos olhos, mantendo a inclinação do monitor até 20º no máximo (isso evita que você incline menos a cabeça e também não altera os níveis de cores da imagem na tela). E, por último, posicione seu monitor contra as janelas do cômodo, evitando assim reflexos na tela.
5. Deixe seu teclado e o mouse alinhados aos braços
Manter os braços apoiados na mesa enquanto trabalha ajuda bastante a evitar dores e cansaço muscular por excesso de digitação. Mas essa possibilidade, normalmente, funciona melhor quando o teclado e mouse são externos, o que não é o caso dos notebooks.
Caso você tenha um notebook e utilize algum tipo de apoio para elevar o monitor do seu micro, usar os teclados e os mouses embutidos acaba sendo bastante complicado. Por isso, invista em equipamentos externos que te permitam melhorar o conforto e a praticidade.
E ainda assim, teclados e mouses precisam estar muito bem alinhados aos braços e à distância que cada um alcança quando você está digitando. Se sua mesa for totalmente plana e muito alta, uma boa opção é comprar uma mesa com suporte para teclado ou mesmo uma mesa com altura ajustável para que você não precise estender muito os cotovelos sem tensionar os ombros.
6. Mantenha sua estação de trabalho organizada
Essa pode até parecer uma dica boba, já que manter qualquer tipo de espaço pessoal organizado é importante. Ainda assim, quando se trabalha numa estação de trabalho home office, a melhor organização é sempre de extrema importância.
Manter tudo o que você tem relacionado às suas funções de trabalho em ordem te ajuda a localizar o que for preciso e te ajuda também a ter foco no que é realmente importante, já que você não precisará ocupar parte de seu tempo para arrumar sua mesa.
E tudo isso ainda te permite adicionar elementos e dar aquele toque pessoal que traga conforto visual também. Por exemplo, se você gosta de plantas, vasinhos são sempre bem-vindos, porta-retratos, luminárias ou quadros na parede.
Leve flores e plantas para além de sua mesa e faça seu próprio jardim dentro de casa!
Simplifica eFácil: facilitando seu dia a dia sempre!
Todas essas dicas são apenas ideias que podem ser muito bem adaptadas e melhoradas de acordo com as suas necessidades de uso para que você e seu desempenho de trabalho sejam os melhores. Ou seja, não se limite apenas ao que você aprendeu nesse texto e liberte a imaginação para fazer tudo o que quiser.
Mas se você ainda está curioso/a com essa história toda de trabalho remoto e quer conhecer mais sobre o assunto, aqui no blog já discutimos sobre a estrutura do home office e como esse sistema de trabalho funciona.
Fique de olho no blog Simplifica do eFácil e confira textos novos toda semana!
Comentário (1)
quero que meu YouTube funciona por favor