Conheça os diferentes tipos de café
O consumo do café é mais antigo do que você pensa. Já no século IX os etíopes consumiam os grãos arábica e esse tipo de café popularizou o fruto – e a bebida – pelo mundo. Entretanto, o arábica é apenas um dos mais de 130 frutos dos diferentes tipos de café consumidos diariamente em todo o mundo.
Porém, apesar de existir muitas variedades de grãos de café, no Brasil são encontradas, majoritariamente, duas variedades. O arábica, mais popular, e o robusta, também conhecido como conilon.
Tipos de café no Brasil
O café arábica é o mais plantado no país, principalmente nas zonas mais altas. Aliás, a altura do terreno é um fator muito relevante, ao ponto que os melhores cafés estão associados às grandes altitudes em que são cultivados. Por essas características, os maiores produtores de café no Brasil estão em Minas Gerais e São Paulo.
Já o robusta não necessita de tantos cuidados em relação ao cultivo e solo, o que fica claro quando identificamos sua finalidade: a de ser um adicional aos blends de café e não matéria prima principal das bebidas. Como esse grão possui mais cafeína do que o arábica, ele é comumente a matéria principal para os cafés solúveis e expressos.
Dito isso, vale ressaltar que os muitos nomes que vemos para cafés, como o Bourbon, Moca e Java são apenas variedades do grão arábica, sendo batizados principalmente pelos seus locais e métodos de produção – o que dá o sabor único para cada bebida. Além disso, muitos dos cafés especiais ou gourmet se tratam de misturas de grãos provenientes de diversas regiões, o que dá a possibilidade de encontramos uma grande variedade de cafés com sabores e intensidades diferentes.
Agora que você já sabe mais sobre os tipos de café, que tal experimentar algumas receitas com a bebida ?
Comente!
Deixe um comentário