7 estratégias para ser produtivo enquanto trabalha em casa
Trabalhar em casa pode trazer muitas vantagens para a qualidade de vida, como menos tempo no trânsito, a possibilidade de desenvolver uma alimentação mais saudável — já que não se come mais tanto na rua — e até ter mais flexibilidade de horários. Mas, também pode trazer desafios para manter a produtividade, especialmente por causa de distrações e falta de organização.
Pensando nisso, nós do Simplifica, preparamos 7 dicas para você ser produtivo trabalhando em casa. Incluímos também algumas sugestões de aplicativos para ajudar quem é adepto a esse modelo de trabalho a desenvolver uma boa organização e comunicação. Quer ver? Continue lendo nosso artigo!
1. Tenha um espaço de trabalho confortável e limpo
Para garantir uma boa produtividade no home office, é importante que você tenha um espaço de escritório caseiro equipado e confortável. Assim, você conseguirá focar em suas tarefas sem se desconcentrar por desconfortos ou por ter que buscar equipamentos que estejam fora do alcance.
Outro ponto importante é que o local deve estar sempre limpo e organizado, pois isso reduz para zero as chances de você ficar incomodado por estar olhando para vários elementos fora do lugar — acredite, esse é um dos motivos mais comuns de distração ao trabalhar em casa!
2. Identifique e gerencie as distrações
Falando em distrações, existem diversos fatores que as trazem à tona quando falamos em um escritório em casa. Por exemplo: televisão ligada, filhos brincando e querendo atenção ou barulhos de reformas e/ou conversas na vizinhança.
Esses elementos podem atrapalhar por completo sua produtividade no home office. Então, é importante que você identifique quais são as suas distrações e tome atitudes para que elas não te atrapalhem, como:
- Manter a TV desligada durante o expediente e usá-la somente no horário de almoço ou ao final das tarefas;
- Conversar com os filhos para que eles brinquem em outros cômodos e peçam ajuda apenas quando necessário;
- Usar fones de ouvido com músicas para a concentração, abafando barulhos da vizinhança;
- Desativar as notificações desnecessárias de aplicativos, como redes sociais, durante o horário de trabalho.
3. Mantenha sua agenda organizada e atualizada
Ter uma agenda organizada e atualizada é fundamental para quem quer ser produtivo trabalhando em home office, porque essa ferramenta permite uma melhor distribuição e noção das tarefas que devem ser realizadas no dia. Assim, nada será esquecido e você poderá fazer os remanejamentos necessários para concluir o planejamento.
Atualmente, existem tanto as agendas de papel quanto as digitais, que podem ser vinculadas a e-mails e sincronizadas com seu smartphone ou tablet, por exemplo.
Porém, existem apps que conseguem deixar a agenda ainda mais eficiente, como a ferramenta Cal do Any.do que sincroniza automaticamente as suas tarefas com sua agenda, mantendo toda a informação em um só lugar. Outra opção é o UpTo que, além de sincronizar mais de uma agenda, ainda cria novas baseadas no seu interesse. Legal, não é?!
4. Desenvolva uma rotina com base no seu perfil
Para ser mais produtivo trabalhando em casa, é importante desenvolver e siga uma rotina com base no seu perfil e em seus próprios níveis de produtividade e atenção.
Por exemplo, se você tem muita dificuldade de realizar tarefas difíceis pela manhã, coloque-as em sua agenda para serem feitas no período da tarde. Se você gosta de ir à academia antes das 18h, organize-se para começar seu trabalho mais cedo e finalizá-lo a tempo. Outra ideia é colocar as tarefas mais demoradas pela manhã para ter uma maior tranquilidade depois.
Dessa forma, você conseguirá alocar o que é mais mentalmente exigente nos horários em que seu rendimento e concentração são maiores e também poderá incluir seus outros compromissos, mantendo um bom equilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
5. Tenha canais de comunicação eficientes com a equipe e os clientes
Quando se trabalha em casa, é importante ter maneiras de sempre se comunicar com seus clientes e sua equipe, seja para resolver rapidamente eventuais problemas do projeto, tirar dúvidas, comunicar atrasos ou adiantamentos de tarefas. Para isso você pode usar aplicativos como Skype, Google Meet, Zoom, WhatsApp.
Tenha também um smartphone sempre à mão para comunicações mais emergenciais, que podem ser realizadas por meio de chamadas telefônicas, por exemplo.
Além disso, você precisará compartilhar documentos e informações com seus colegas ou clientes, certo? Manter seus arquivos na nuvem facilita nesse momento e oferece a possibilidade de acesso a partir de qualquer lugar com internet. Os serviços mais utilizados para esse fim são o Dropbox e Google Drive, e ambos também contam com apps para celulares.
6. Não passe o dia todo de pijama
Uma das vantagens do home office é não precisar se arrumar formalmente para o trabalho, mas ainda que você possa vestir roupas mais confortáveis, o ideal é que elas não sejam o pijama.
Isso porque, usar roupas de dormir pode fazer com que você sinta mais sono e desmotivação durante o dia. Então, mantenha os chinelos, mas troque o pijama por um set menos casual — mas que ainda ofereça conforto, é claro! — para ter uma maior produtividade.
7. Mude de ambiente quando acabar o expediente
Trocar de ambiente quando acabar o expediente te ajudará a deixar o trabalho de lado e começar seu momento de descanso. Para isso, você pode tanto sair de casa para fazer alguma atividade quanto sair do cômodo em que estava trabalhando, indo passar um tempo em outro, por exemplo.
Gostou de aprender mais sobre produtividade no home office? Então continue acompanhando o Simplifica para mais dicas que, como esta, deixam sua rotina menos complicada e mais prazerosa. Ah, e se quiser se aprofundar nos conhecimentos sobre home office, confira também o conteúdo que preparamos sobre quais são os equipamentos essenciais para trabalhar de casa!
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