Marmitas para uma vida mais saudável
Muitas pessoas tem dificuldades para manter uma boa alimentação em dias de semana, isso devido a correria da rotina e do trabalho. Nessas circunstâncias, é normal optar por comer na rua, o que aumenta a tendência de nos alimentarmos mal e não consumirmos os nutrientes necessários para uma alimentação de qualidade.
Para combater esses hábitos nocivos, que tal preparar sua própria comida e a levar para o trabalho? As marmitas, além de mais saudáveis e confiáveis, podem ser ótimas e práticas opções para um almoço completo.
Apesar de parecer trabalhoso, preparar refeições para um marmita saudável pode ser simples e, principalmente, muito mais nutritivo. E, para mostrar todo o potencial das marmitinhas, pedimos ajuda para a chef Lanny Keppk, que nos ensinou três menus muito saudáveis e gostosos para você preparar em casa e depois só precisar esquentar no micro-ondas. Confira.
Menu 1 | Salmão com laranja e salada completa
Salada
50g de alface
20g de cenoura
20g de tomate
1 mandioquinha grande cozida cortada em fatias
sal, pimenta do reino, suco de limão e azeite a gosto
Modo de preparo
Pique os vegetais e monte a salada em um pote com tampa. Tempere somente na hora de comer.
Salmão com laranja
1 posta de salmão pequena
suco de 1 laranja.
sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Tempere o salmão com o sal, a pimenta e o suco de laranja, marinando por 10 minutos. Leve a forno pré-aquecido a 90°C por 20 minutos.
Vagem refogada
150g de vagem
1 dente de alho amassado
azeite e sal a gosto
Modo de preparo
Pique a vagem e refogue no azeite, com alho e sal a gosto
Sobremesa
1 fatia de abacaxi
Montagem
Coloque todos os alimentos em potes separados, ou em um pote com separadores.
Menu 2 | Frango com mostarda
Salada
50 g de chuchu cozido
30g de cebola crua
sal, suco de limão e azeite a gosto
Modo de preparo
Pique os vegetais e monte a salada em um pote com tampa. Tempere somente na hora de comer.
Arroz com brócolis
100g de brócolis cozido
100g de arroz
200ml de água
1 dente de alho amassado
½ cebola pequena picada
sal e azeite a gosto
Modo de preparo
Refogue o alho e a cebola no azeite, coloque o arroz, acrescente a água e cozinhe por 10 minutos, ou até que a água esteja seca e os grãos cozidos e macios. Acrescente o brócolis, tempere com sal, misture e desligue o fogo, mantendo a panela tampada por 10 minutos para completar o cozimento.
Frango com mostarda
150g g de peito de frango picado
2 colheres de sopa de mostarda
1 dente de alho amassado
½ cebola pequena picada
sal e azeite a gosto
Modo de preparo
Refogue o alho e a cebola no azeite, acrescentando o frango e refogando por mais 10 minutos. Cubra o frango com a mostarda e leve ao forno pré-aquecido a 90°C por mais 10 minutos, ou até que fique dourado.
Sobremesa
1 kiwi de sobremesa
Menu 3 – Massa integral ao molho rústico
Salada
100g de alface americano
100 g de rúcula
20g de tomate
sal, suco de limão e azeite a gosto
Modo de preparo
Pique os vegetais e monte a salada em um pote com tampa. Tempere somente na hora de comer.
Massa integral ao molho bolonhesa rústico
300g de macarrão integral cozido
3 tomates pelados picados
50g de carne moída
½ cebola pequena picada
1 dente de alho amassado
sal, pimenta do reino, manjericão e azeite a gosto
Modo de preparo
Refogue o alho e a cebola no azeite, acrescentando a carne moída e refogando por mais 10 minutos. Junte os tomates pelados e tempere com sal, pimenta do reino e o manjericão a gosto, cozinhando por mais 15 minutos ou até que o molho esteja encorpado. Acrescente o macarrão ao molho e misture bem, finalizando com um fio de azeite.
Sobremesa
1 ameixa vermelha de sobremesa
Dicas Simplifica! para não errar na marmita
- Leve no vidro! Os vasilhames ideais para armazenar comida pronta, mesmo que seja de um dia para o outro, são os feitos de vidro, pois não impregnam cheiro, cor ou sabor de outros alimentos.
- Separe tudo! Outra ótima dica é armazenar cada porção em vasilhas separadas, assim evita-se a contaminação e a transferência de sabores de um alimento para o outro.
- Tempere na hora! Saladas devem ser temperadas somente no momento em que serão consumidas, para evitar que os vegetais murchem ou cozinhem no suco de limão.
- Comida sempre fresca! Nada de preparar várias marmitas e congelar. A comida que será consumida no almoço deve ser feita, no máximo, na noite do dia anterior. Assim você evita a proliferação de bactérias, além de garantir um alimento saboroso, nutritivo e fresco.
- Alimentação balanceada! Lembre-se, uma refeição completa deve incluir sempre proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. Por isso, sempre que for planejar sua marmita, opte por levar uma salada, uma carne, vegetais cozidos e uma fruta de sobremesa.
- Esqueça o refrigerante! Na hora do almoço, prefira sempre consumir sucos naturais e sem açúcar, de preferência os feitos na hora e com frutas cítricas, que ajudam na digestão.
Agora é só preparar uma deliciosa refeição e levá-la para consumir no trabalho. Quem disse que cuidar da saúde é muito trabalhoso e cansativo? E você, tem o hábito de levar comida para o trabalho? Comente!
Comentários (1)
[…] disso, também pode fazer parte de uma série de dietas, já que é uma das bebidas naturais mais ricas em nutrientes e alto teor de fibras, ajudando a […]