Tipos de barba: O estilo ideal para cada rosto

Quer manter a barba em dia e não sabe como? Então confira nossas dicas e descubra como escolher o tipo de barba ideal para seu tipo de rosto

Barba é coisa séria! Há quem prefira uma barba serrada, outros uma bela barba longa e alguns gostam de um cavanhaque bem aparado. Seja como for, a barba é um artifício de beleza masculina que agrada homens e mulheres, mas, convenhamos, deve ser bem cuidada e estar de acordo com o seu estilo, seu rosto e o seu gosto, não é mesmo?

Se você não sabe como escolher a barba ideal para você e como cuidar bem dela, fique tranquilo. Confira algumas dicas que vão facilitar seu dia a dia e deixar sua barba bonita e cheia de estilo.

Um tipo de barba para cada tipo de rosto

É um fato que nem todo tipo de barba cai bem em todo tipo de rosto. Para não errar nessas situações, devemos ficar atentos às características que tornam sua face única e adequar a barba ao seu estilo.

Para rostos redondos, o mais indicado é concentrar a atenção na parte inferior do rosto, próxima ao queixo. As linhas retas de um belo cavanhaque ou uma barba fina, sem pelos nas bochechas, por exemplo, vão alongar a face e deixá-lo com uma aparência mais magra. Já para aqueles que possuem um rosto quadrado, com o maxilar protuberante, a tradicional barba inteira, bem cortada e aparada, é o melhor estilo. O cavanhaque mais longo também é uma ótima opção, que vai dar volume ao queixo e suavizar os ângulos do rosto.

Para cada tipo de rosto existe um tipo de barba que combina mais

Para cada tipo de rosto existe um tipo de barba que combina mais

Quem possui um rosto triangular, com o queixo em evidência, pode optar por uma barba tradicional, aparada ou cheia. Nesse caso, a ideia é reduzir o comprimento da face e deixar o rosto mais equilibrado. Enquanto isso, para homens com rosto oval, qualquer estilo de barba cai bem. O que ditará qual deles ficará melhor em você é o corte de cabelo, que deve acompanhar o corte da barba e complementar o look.

Barba bonita é barba bem cuidada

Apesar do estilo “bagunçado” estar bem em alta, isso não significa que ele é, de todo, desleixado. A barba precisa de alguns cuidados para estar sempre bonita e charmosa, como deve ser.

Modelar a barba a cada 15 dias, com seu barbeiro, é um dos requisitos básicos. Qualquer estilo escolhido precisa de manutenção, mesmo que alguns demorem mais tempo para deixar aparecer essa necessidade.

A limpeza da barba é algo fundamental e deve ser feita duas vezes por dia, com um sabonete neutro e bastante esfregação. Isso vai impedir que sua barba fique contaminada com os alimentos e bebidas que acabamos por consumir todos os dias e que podem conter bactérias.

Além disso, um creme pré-barba é uma excelente opção para aqueles que querem deixar a barba macia e bem cuidada. Como os pelos do rosto costumam ser mais grossos que os do restante do corpo, é comum que a barba fique com uma aparência dura. Invista em condicionadores e cremes para evitar essa situação.

Um creme pré-barba é uma excelente opção para aqueles que querem deixar a barba macia e bem cuidada

Um creme pré-barba é uma excelente opção para aqueles que querem deixar a barba macia e bem cuidada

Há quem diga que o sabonete faz o mesmo efeito, mas o creme de barbear é um produto que não pode ser descartado na hora de cuidar do visual. Ele evita que sua pele seja ferida com facilidade pelo barbeador, além de proteger, hidratar e tratar a barba enquanto você está barbeando. Para isso, procure produtos com silicone na composição e esteja sempre atento ao prazo de validade.

Com essas dicas fica muito mais fácil manter uma barba saudável e bonita. E você, que estilo vai adotar neste verão? Comente!

Deixe seu comentário