Como escolher entre lava e seca ou secadora

Os eletrodomésticos foram inventados para facilitar o dia a dia das donas e donos de casa, sendo que a cada ano são idealizados modelos mais modernos e que se encaixam perfeitamente a rotina do lar. As maquinas de lavar louça, os aspiradores de pó, maquinas de vapor e as lava e seca ou secadoras são exemplos disso.

No caso das roupas, as maquinas de lavar facilitaram e muito o trabalho doméstico, reduzindo o tempo da lavagem a mão, no tanque, para um sistema mais otimizado e automático. Com o tempo, se tornou imprescindível o uso das secadoras, já que algumas residências não possuem quintais para equipar os varais ou os apartamentos que possuem pouco espaço para secar as roupas.

Até ai, mais facilidade para o seu dia a dia. Mas, se você está procurando modernizar a sua lavanderia, provavelmente já se perguntou: lava e seca ou secadora? Se está na dúvida, confira aqui os prós e contras de cada modelo.

Lava e seca ou secadora? Qual o modelo ideal

Na hora da compra é essencial levar em consideração a qualidade do produto, o espaço que você tem na sua casa e a praticidade do uso. Sendo que a qualidade do produto remete a uma marca confiável, o espaço requer uma área de serviço ou lavandeira e a praticidade, ao fácil entendimento da máquina adquirida.

lava-e-seca-ou-secadora-vantagens

Outro item importante na hora da escolha é ver qual o tamanho ideal da máquina, pois no mercado existem diversos tamanhos, de 5kg a 15kg. Uma máquina com capacidade para 5 kg é indicado para pessoas que moram sozinhas e uma máquina de 15 kg é indicada para grandes famílias. Também existem as máquinas com 6kg, 8kg e 10kg. Por isso, fique atento a essa indicação.

Agora, se a questão é o tipo do aparelho, escolher entre uma lava e seca ou uma secadora já exige um pouco mais de planejamento. Confira as características de cada uma.

Lava e Seca

Existem muitas vantagens em possuir uma lava e seca, já que ela economiza bastante o seu tempo na hora de lavar roupas. Como você não precisa acompanhar e esperar o ciclo terminar para depois colocar no varal para secar, a praticidade é o que garante a sua utilização no dia a dia. Em alguns modelos, existe a tecnologia de programar os horários para lavagem e secagem.

Outro ponto que precisa ser levado em consideração é a economia de energia, pois somente um produto faz o serviço de duas máquinas. Apesar disso, o ciclo das máquinas lava e seca costumam ser mais lentos, o que pode influenciar sua decisão de compra.

Também deve ser levado em consideração o tamanho da sua área de serviço, pois uma lava e seca pode ser indicado para espaços menores, pois é um produto com duas funções.

Secadora

Culturamente no Brasil, as pessoas nem pensam em ter uma secadora de roupas, já que é muito mais simples usar o varal para secá-las. Com as diminuição dos espaços dedicados a áreas de serviço, é necessário otimizar tempo e espaço. Sem mencionar o clima, que dependendo das regiões, pode não secar as roupas muito bem e rapidamente.

Existem três tipos de secadoras de roupas: a front load, suspensa e a de piso.

lava-e-seca-ou-secadora-diferencas

A front Load é a secadora que tem abertura frontal. Essas máquinas tem tecnologias mais modernas, como tirar odor das peças, evitar o encolhimento, tirar vincos e amaciar as roupas para facilitar na hora de passar, além de possuírem diversos tipos de programas, como programas de secagem que respeitam as características dos tecidos e temperatura ideal para cada um deles.

As lavadoras suspensas são ideais para as residências que não tem espaços, pois podem ser instaladas acima da máquina de lavar. Elas possuem uma tecnologia mais simples do que a front load.

As lavadoras de piso podem ser colocadas em qualquer lugar e é uma alternativa pra quem mora em apartamento e tem pouco espaço, mas elas não são muito comuns.

Apesar de práticas, é necessário considerar que a secadora de roupas é uma máquina a parte, por isso pode ou não gerar mais gastos de energia e ocupar mais espaço na sua casa. É importante considerar o preço, já que comprar uma secadora, quando você já possui uma máquina de lavar, pode sair bem mais em conta do que investir num produto como a lava e seca.

E ai, que tal aposentar os pregadores e conferir os modelos de lavadoras e secadoras no eFácil?

Ah, não esqueça de comentar!

Deixe seu comentário