5 receitas deliciosas para fazer na panela de pressão.

5 receitas deliciosas para fazer na panela de pressão.

Depois de um dia longo, nada como saborear uma comidinha caseira, não é? Mas, se a receita é muito complicada ou o preparo muito trabalhoso, acabamos por desistir de uma refeição saborosa por puro cansaço.

Mesmo assim, é possível fazer uma refeição saudável, com receitas deliciosas para fazer na panela de pressão, de forma rápida e sem muito trabalho.

Receitas deliciosas para fazer na panela de pressão.

Cheias de possibilidades, as panelas de pressão vão muito além da carne e do feijão. Com elas é possível fazer receitas deliciosas, sem ter que se preocupar com muitas etapas de preparo. E se a sua panela de pressão for elétrica, ainda ganha a possibilidade de não vigiar o cozimento. É só programar e pronto.

Pensando nisso, nós do Simplifica!, em parceria com o chef Ricardo Tavares, do Buffet Golden Palace, selecionamos cinco receitas incríveis, preparadas com a ajuda valiosa das panelas de pressão. Confira:

Arroz à grega

Misture vegetais e legumes com o arroz para criar o famoso Arroz à Grega
Misture vegetais e legumes com o arroz para criar o famoso Arroz à Grega

Ingredientes
1 colher (sopa) de azeite
1 cenoura em cubos pequenos
200g de ervilhas
1/4 xícara de uvas passas sem caroço
1 xícara de arroz
2 xícaras de água
salsa a gosto
sal a gosto

Modo de Preparo

Em uma panela de pressão aqueça o azeite e doure o arroz. Junte a cenoura, as ervilhas, as passas, o sal e a água. Feche a panela e deixe cozer por 10 minutos após iniciada a pressão. Polvilhe a salsa e sirva.

Churrasco na panela de pressão

A panela de pressão pode cumprir o papel da churrasqueira
A panela de pressão pode cumprir o papel da churrasqueira

Ingredientes

6 unidades de carvão vegetal
ervas frescas de sua preferência (tomilho, louro, sálvia, alecrim) a gosto
6 unidades de linguiça toscana fresca
4 unidades de sobrecoxas de frango
500g de picanha, maminha ou contra-filé (carne com gordura)

Modo de Preparo

Pegue o carvão vegetal (+/- 6 pedaços) e ervas frescas de sua preferência e embrulhe-os com papel alumínio, fechando bem. Coloque o embrulho no fundo de uma panela de pressão e, sobre o papel alumínio, coloque os gomos de linguiça (isso deve ser feito ao redor da panela, por dentro, encostando-as na lateral. No centro do papel alumínio coloque 4 sobrecoxas de frango, temperadas com sal grosso e acenda o fogo, em temperatura baixa (90°C). Feche a panela e conte 20 minutos após pegar pressão.

Em seguida, retire imediatamente a pressão da panela, abra-a e retire as linguiças. Volte a panela ao fogo baixo, feche tampa e conte 15 minutos após pegar pressão. Retire imediatamente a pressão da panela, abra-a e retire as sobrecoxas.

Sobre o papel alumínio, coloque a picanha (maminha ou contra-filé) temperada com sal grosso, volte a panela ao fogo baixo, tampe e conte 20 minutos após pegar pressão. Retire imediatamente a pressão da panela, abra-a, retire a carne. Sirva imediatamente.

Bacalhoada

A bacalhoada é um prato tipicamente protuguês
A bacalhoada é um prato tipicamente português, que caiu  no gosto do brasileiro.

Ingredientes

1kg de bacalhau
500g de batata em fatias
1 pimentão verde em tiras
2 cebolas em fatias
2 dentes de alho picados
1 pimentão vermelho em tiras
2 tomates sem pele e sem sementes
100g de azeitona preta sem caroço
Salsinha picada a gosto
Pimenta-do-reino branca, sal e azeite a gosto

Modo de Preparo

Deixe o bacalhau de molho de um dia para o outro, trocando a água pelo menos três vezes durante o processo. Ferva o bacalhau para facilitar a sua limpeza e retire bem todas as espinhas, cortando-o em pedaços (não desfie).

Em um bowl, junte o pimentão, a cebola, o tomate, a salsinha e o alho e tempere levemente. Em uma panela de pressão grande, vá intercalando as camadas da seguinte forma: a mistura de pimentões, bacalhau, batata, mistura de pimentões, bacalhau e batata, até chegar ao final dos ingredientes. Regue com o azeite e feche a panela, levando ao fogo alto até pegar pressão. Em seguida, abaixe o fogo e conte 15 minutos.

Espere sair todo o vapor, abra a panela, coloque tudo em um refratário (inclusive o caldo que formou), cubra com as azeitonas, regue com azeite e coloque no forno para dourar ou até as batatas ficarem al dente. Sirva com arroz branco, salada verde e o vinho da sua preferência.

Macarronada à bolonhesa

Uma boa macarronada é fácil e rápida de fazer
Uma boa macarronada é fácil, rápida de fazer e rende para muitas pessoas.

Ingredientes

500g de massa de sua preferência (spaguetti, pene, talharim)
300ml de molho de tomate
100ml de creme de leite
1 cebola ralada
1 dente de alho amassado
2 colheres (sopa) de azeite
1 tablete de caldo de carne
250g de carne moída
500ml de água filtrada

Modo de preparo

Em sua panela de pressão, refogue a carne moída com o azeite. Junte a cebola e o alho e frite por mais 2 minutos. Adicione o restante dos ingredientes e o macarrão. Misture tudo, feche a panela, e leve ao fogo. Assim que pegar pressão, conte exatamente 3 minutos. Em seguida, desligue o fogo e deixe sair a pressão sozinha. Abra a panela, coloque a massa em um refratário, polvilhe o parmesão ralado na hora e sirva.

Pudim de leite condensado

O pudim é uma sobremesa deliciosa e fácil de fazer
O pudim é uma sobremesa deliciosa e fácil de fazer. Todo mundo adora!

Ingredientes

Pudim
1 lata de leite condensado
2 medidas (da lata) de leite
3 ovos

Calda
1 xícara de açúcar
½ xícara de água quente

Modo de Preparo

Para a calda, derreta o açúcar em uma panela de fundo largo, ate que fique dourado. Junte a água com cuidado e deixe ferver até dissolver os torrões de açúcar, deixando a calda grossa. Jogue a mistura em uma forma para pudins, caramelizando as bordas. Reserve.

Para o pudim, bata no liquidificador o leite condensado, os ovos e o leite. Despeje a mistura do liquidificador na forma já caramelizada. Em seguida, despeje meio litro de água em uma panela de pressão grande e coloque a forma com o pudim dentro, de modo que ela possa cozinhar em banho maria. Feche a panela e cozinhe por 10 minutos. Quando completar o tempo, espere liberar à pressão, tire a forma da panela, desenforme o pudim e leve à geladeira. Sirva gelado.

Viu como sua panela de pressão pode ser versátil? Então aproveite e faça uma refeição rápida e de qualidade com a ajuda dessa santa amiga. Comente!


Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *