Os tipos de carne ideais para churrasco
No post anterior da nossa série sobre churrasco, explicamos um pouco mais sobre como organizar um belo churrasco. Hoje, vamos falar das grandes estrelas de todo churrasco: os tipos de carne.
Via de regra, quando se fala em carnes para churrasco, os tipos de corte deverão ser os mais suculentos. Carnes duras, como o lagarto, combinam melhor preparadas em molhos ou na panela. Já outros bifes, como o file mignon, acabam perdendo as suas qualidades quando feitos na brasa.
Os tipos de carne preferenciais
Alcatra: esse corte de carne é um dos mais saborosos. Uma alcatra bem assada, na brasa forte, com certeza vai render muitos elogios.
Picanha: Provavelmente essa é a carne mais famosa para churrasco. Mas atenção na hora de comprar a carne: em média, uma peça de picanha pesa entre 1 a 1,2kg. Ou seja, suspeite de peças que pesem mais do que isso, já que provavelmente outros tipos de cortes estarão misturados para dar mais peso.
Fraldinha: Dependendo da região do país, a fraldinha pode ser conhecida como vazio. A carne é um bife que pode ser preparado inteiro ou cortado já em filés. Por não ser uma carne muito pesada, é ideal para ser servida no começo do churrasco.
Maminha: Esse é um corte de carne versátil, que pode ser preparado tanto na panela e forno como em churrascos. Se recomenda servir ela entre o mal passado e o ao ponto, para não sofrer alterações no sabor.
Bisteca: A versão brasileira do T-bone americano, também conhecida como entrecot. Também deve ser servida mal passada ou ao ponto, para não endurecer.
Contrafilé: Nossos hermanos da Argentina chamam esse corte de bife de chorizo. Já prepare com os bifes cortados, e depois sirva picado com um pouquinho só de sal.
Costela: Uma das melhores peças para um churrasco, e possivelmente a mais difícil de preparar. Uma boa costela precisa de, pelo menos, 6 horas de preparo, podendo chegar até até 8 ou 12 horas de fogo. Preparar uma costela realmente não é para iniciantes.
Além desses cortes de carne bovina, um bom churrasco não dispensa linguiças, que normalmente são as entradas, e mesmo até carne de frango, como asas e coxas. Vale lembrar que, diferente das carnes que podem ser temperadas só com sal grosso, o frango precisa de um pouco mais de capricho. Um pouco de pimenta do reino, cerveja, molho barbecue – vai do seu gosto e dos seus convidados.
E você, quais tipos de carne prefere preparar e servir no seu churrasco? Comente!
Deixe um comentário