Receita de coxinha de jaca verde
O salgado característico do Brasil, a coxinha, é orgulho nacional e reconhecida internacionalmente como tesouro da culinária brasileira. Recheada de frango, a receita original não se mostrava acessível ao público vegetariano. Foi então que a receita de coxinha de jaca verde foi criada. Muito bem aceita por vegetarianos, a versão, hoje, conhece o mesmo sucesso da receita original.
Conheça a receita de coxinha de jaca verde
Uma das vantagens da receita é que ela é muito prática e não exige muito conhecimento em culinária para ser feita. Acompanhe abaixo a receita de coxinha de jaca verde que separamos:
Ingredientes da massa
- 3 xícaras de farinha de trigo
- ½ xícara de óleo
- ½ colher (chá) de açafrão
- 1 colher (chá) de sal
- 2 xícaras de água
- 4 dentes de alho picados
Ingredientes do recheio
- 10 azeitonas verdes picadas
- 1/3 xícara de cheiro verde picado
- 1 e ½ xícara de jaca verde desfiada e cozida
- Sal à gosto
- Pimenta à gosto
- Curry à gosto (opcional)
- 1 tomate cortado em pedaços grandes
- ½ cebola picada
- 2 dentes de alho picados
Montagem
- Farinha de rosca para empanar
- Óleo para fritura
Rendimento: 8 unidades
Tempo de preparo: 30 minutos
Modo de preparo
- A jaca utilizada na receita é a verde e não a madura. Seu tamanho é de, aproximadamente, o de um chuchu. Corte a jaca em pedaços grandes e a cozinhe junto de sua casca. Assim que ela amaciar, desligue o fogo, retire sua casca e desfie toda a fruta.
- Refogue o alho junto de parte do óleo. Assim que dourar, acrescente, nessa ordem, a água, o sal, o açafrão, o restante do óleo e por último a farinha. Misture rapidamente até que a massa se solte da panela. Retire a massa da panela e deixe-a resfriar.
- Em outra panela, refogue a cebola junto do alho destinado ao recheio. No mesmo refogado, coloque a pimenta, sal, curry e tomate.
- Uma vez que os temperos estejam bem cozidos, adicione a jaca e o cheiro verde e misture bem, em fogo alto, até que o recheio se seque.
- Pegue uma porção da massa e forme uma bola. Fure a massa no meio, aprofundado e alargando, cuidadosamente, para que abra espaço para o recheio e afine a massa, de maneira que, durante a fritura, ela não fique crua.
- Adicione o recheio e feche a massa, afinando-a e formando seu bico característico. Uma vez fechada, repasse a massa em um recipiente com água e em seguida a empane com a farinha de rosca.
- Frite a coxinha em óleo bem quente.
Não esqueça de fazer exercícios regularmente e não abuse das frituras. Se preferir reduzir a quantidade de colesterol da receita, experimente substituir o óleo pela fritadeira sem óleo AirFryer.
Gostou da receita? Comente!
Deixe um comentário