Passo a passo de como limpar o ar-condicionado

Nesse calor o ar-condicionado se tornou um item essencial nas residências. Mas é preciso tomar cuidado para que ele não se torne um vilão. Limpar o aparelho regularmente é muito importante para evitar doenças respiratórias além de prolongar a vida útil do aparelho e economizar energia.

Especialistas afirmam que para manter o ambiente limpo deve-se realizar a limpeza do aparelho pelo menos uma vez por mês. E fazer uma manutenção preventiva com um técnico especializado no mínimo uma vez por ano. Lembrando que a quantidade de limpezas mudam de acordo com a quantidade de uso, local, etc. Um comércio por exemplo deve realizar limpezas semanais e manutenção em até 3 meses, já residências exigem menos preocupação.

Para fazer a limpeza é simples e a gente te ajuda 😉

1- Desligue o aparelho e retire o painel frontal e limpe com um pano seco ou úmido com água morna.

2- Retire o filtro da máquina e limpe com água morna. Jogue a água no sentido contrário: se o ar entra de cima para baixo, passe a água no outro sentido para tirar a sujeira.
Obs: Não utilize aspirador de pó, produtos químicos ou ferramentas para escovar o filtro, isso pode danificar o aparelho.

3- Deixe o filtro secar naturalmente.

4- Recoloque o filtro no aparelho e feche o painel.

* É importante sempre ler as instruções de limpeza do manual do aparelho. Caso haja alguma recomendação específica da marca ou do modelo, os cuidados especiais a serem tomados estarão lá.

É só isso, depois de algumas lavagens você pode trocar o filtro antigo por um novo.

manutencao ar condicionado

Agora para limpeza das partes internas do ar condicionado, chame um técnico especializado para manutenção preventiva. Essa manutenção é importante porque ao retirar poeiras acumuladas o aparelho força menos seu compressor de resfriar o ambiente e gasta menos energia, e garante maior tempo de vida do aparelho. Além claro, da prevenção de doenças.

 

Ainda não tem ar-condicionado? Simplifica com a gente 😉

 

Deixe seu comentário