5 dicas para não errar na instalação do ar-condicionado split.

Pra muita gente, ter um ar-condicionado split em casa é a realização de um sonho. No entanto, o cuidado não deve ficar apenas na hora da compra, também é preciso que a instalação seja feita de maneira correta, evitando futuras dores de cabeça. Claro que você deve contratar um especialista, mas também é necessário ficar atento no trabalho que está sendo feito.

1) Calcule a carga térmica – Antes mesmo de comprar o ar-condicionado, você precisa saber qual capacidade e potência necessárias. Falamos sobre isso neste post (link para o texto sobre BTU).

2) Distribuição correta do ar – Fique atento! Não é simplesmente apontar para um lugar da parede e instalar o aparelho ali mesmo. O ar-condicionado deve ficar a no mínimo 1,50m de altura em relação ao chão. Isso porque, quando está no alto, ele consegue distribuir o ar melhor. Além disso, procure colocá-lo centralizado no cômodo, para que o ar seja distribuído de uma forma mais homogênea.

3) Cuidado com instalações elétricas – Parece simples, mas muita gente esquece. Lembre-se que é comum ocorrer casos de vazamento de ar-condicionado, e claro, você não quer que isso aconteça bem em cima de uma instalação elétrica ou mesmo de uma TV.

Saiba também como fazer a limpeza do seu ar-condicionado.

4) Evite o sol – A parte externa do ar-condicionado (condensadora) deve ser sempre instalada em locais com baixa incidência de sol. Assim, você aumenta a eficiência e a vida útil do produto.

5) Quanto mais perto melhor – Um ar-condicionado split é formado por duas partes, uma externa e uma interna, ligadas por tubulações. Sendo assim, quanto mais perto estiverem uma da outra, menor será o custo de instalação.

Principais problemas decorridos de uma má instalação de ar-condicionado

Ficar atento às dicas acima é uma questão de cuidado não apenas com o ar-condicionado, mas também com o ambiente em que ele está. São várias as complicações que podem surgir.

  • Perder a garantia do equipamento
  • Mal funcionamento e maior consumo de energia
  • Vazamento
  • Sobrecarga elétrica ou na estrutura
  • Curto circuitos
  • E até mesmo incêndios

Então, a dica principal é: pesquise bem antes de contratar alguém para instalar seu ar-condicionado. E claro, não ouse tentar fazer sozinho.

Ainda não comprou seu ar-condicionado? A gente Simplifica!

 

Deixe seu comentário