Como escolher uma coifa?
Se você está no meio de uma reforma ou planejando toda a construção de uma casa, com certeza já está se perguntando como escolher uma coifa para sua cozinha. Afinal, se essa é a sua situação atual, você sabe que a cozinha é um dos cômodos que mais requerem atenção e investimento, em ambos os casos.
Além de toda a estrutura para um ambiente bonito e confortável, é preciso pensar em segurança e funcionalidade, não é?! Por isso, tão importante quanto a decoração e os móveis, a coifa é um item que não pode faltar na sua lista de eletrodomésticos.
Aliada na hora de manter a cozinha sempre limpa, sem fumaça e sem cheiro de fritura, a coifa, além de muito funcional e importante, é também um ótimo artigo de decoração. Diversos modelos do produto proporcionam não só o conforto olfativo na sua cozinha, como também te ajudam a compor um ambiente bonito e ideal para receber amigos e familiares.
Além de proteger sua família do incômodo da fumaça e dos odores, as coifas são importantes para facilitar a limpeza do ambiente. Como seu trabalho é eliminar as partículas de gordura e mal cheiro do ar, carregando-as para fora da cozinha através de dutos de aço, a coifa te ajuda a evitar que seus móveis e eletrodomésticos fiquem engordurados, o que facilita muito na hora da limpeza.
O tamanho e a potência
Para que a coifa seja completamente funcional na sua cozinha, você precisa escolher uma com a capacidade adequada para o ambiente. Segundo marcas e fabricantes, as coifas variam de 60 a até 120cm. As menores, de 60 ou 70cm, são indicadas para quem possui um fogão de 4 bocas e se dão bem em espaços pequenos, com pouca fumaça/gordura. Já aqueles que possuem um fogão de 5 ou 6 bocas, com uso intenso, devem optar por uma coifa de 80, 90 ou 120cm.
Além do tamanho, a potência de sucção de uma coifa também deve ser um item muito bem calculado, afinal, a ideia é manter todo o espaço da sua cozinha limpo, sem cheiros desagradáveis e sem fumaça. Para saber qual a potência ideal da coifa que você vai escolher, existe uma conta básica para determinar a capacidade de sucção que seu produto precisará para funcionar perfeitamente.
Segundo os fabricantes, o ideal é multiplicar o comprimento, a largura e a altura do local por 10, tendo assim uma ideia da capacidade ideal do produto. Ou seja, para uma cozinha de 4m de comprimento, 6m de largura e 3m de altura, a sucção necessária será calculada assim: (4 x 6 x 3) x 10 = 720. Sendo assim, qualquer coifa com uma potência de sucção igual ou maior que 720 m³/h garantirá o tratamento de todo o ambiente, realizado no mínimo 10 vezes por hora.
Design e decoração
Após escolher o tamanho e a potência do produto, começa a corrida para encontrar a coifa que melhor completa a sua decoração, não é mesmo?! Afinal, existe uma infinidade de modelos e estilos disponíveis no mercado: redondas, quadradas, de vidro, inox, aço e coloridas.
Nestes casos, após consultar o fabricante sobre tamanhos e potência, o melhor é focar na ideia central da decoração, afinal, ela será uma peça de destaque. É importante salientar que, para fogões encostados nas paredes, as opções de coifas de parede e coifas de teto são válidas. Já para quem possui um fogão ou cooktop embutido em uma ilha, a opção das coifas de teto são as únicas possíveis. Mesmo assim, as opções são infinitas e, com certeza, alguma delas se encaixará perfeitamente no seu projeto de decoração.
Ah, só não se esqueça que, para instalar uma coifa, a sua cozinha precisará de algumas adequações, afinal, para eliminar o ar contaminado, as coifas utilizam seus dutos para sugar e expulsar a fumaça/gordura do ambiente, por isso precisam de conexões com a parte externa da casa. Consulte um engenheiro antes de realizar qualquer reforma e planeje seu projeto com perfeição. Vai valer a pena. 🙂
Comente!
Deixe um comentário