Decoração para Festa Junina: 8 ideias tradicionais e criativas

Junho é um mês muito marcante para os brasileiros. Com ele chega o inverno, o Dia dos Namorados e um dos eventos mais esperados pelo povo: a Festa Junina.

Conhecida pelas deliciosas bebidas e comidas típicas, decorações, brincadeiras, ritmos musicais, quadrilha e casamento caipira, a Festa Junina é uma reúne as pessoas em comemoração ao período entre os dias de Santo Antônio e São João!

Mesmo sendo uma festa típica, a decoração de Festa Junina é uma das mais divertidas que existem no Brasil. Isso porque ela pode ser feita com itens decorativos característicos, como bandeiras, fogueiras e trajes, mas também com comidas típicas de Festa Junina, que além de deliciosas, contribuem na decoração das mesas de quitutes.

A seguir, confira 8 sugestões de decoração para Festa Junina que o eFácil trouxe para você!

1. Estampas temáticas

As estampas temáticas de Festa Junina estão entre os pontos mais altos desse evento. Durante a época, estampas xadrez e chita ressurgem como tendências atemporais — até porque elas voltam todos os anos.

Mesmo sendo clássicas na escolha dos trajes juninos, o xadrez e a chita também estão presentes na decoração das mesas, painéis e embalagens. Por isso, você pode abusar dessas estampas à vontade, afinal, quanto mais colorida e criativa, mais tradicional será a sua Festa Junina.

2. Itens e acessórios de palha

Usar itens de acessórios de palha é algo que contribui bastante na decoração de Festa Junina. E o mais legal é que ela compõe o cenário com um ar inigualável de diversão, seja com chapéus, espantalhos e sacos de palha — basicamente tudo para deixar seu arraial com um clima bem rural.

Inclusive, você pode deixar alguns chapéus de palha extras à disposição dos convidados, que poderão complementar o traje com um toque clássico dessa festa. Além disso, você pode trazer a palha para a decoração de outras formas, como na embalagem de quitutes, na confecção de guirlandas, na ornamentação de vasos e muito mais!

3. Balões e bandeirinhas

As bandeirinhas são peças clássicas do estilo de decoração dos arraiais. Juntas, elas levam o ar de festa junina a qualquer local. Feitas de papel colorido ou tecido, esses artigos são uma das características mais marcantes da Festa Junina e, definitivamente, não podem faltar no arraial em sua casa.

Para trazer uma decoração em movimento, elas podem ser penduradas em um varal ou nas paredes, mesas e cadeiras. Aproveite a ocasião para combinar as cores e usar as bandeirinhas para trazer mais diversão ao ambiente.

Além das bandeirinhas, os balões de papel de seda também são peças ideais para investir na decoração. Simples e baratos, eles são fáceis de fazer e ficam um charme quando pendurados como guirlandas ou sozinhos no centro do salão.

4. Fogueira natural ou artificial

Artificial ou natural, a fogueira é algo que não pode faltar no seu arraial, afinal, sem fogueira, não há festa junina. Mas é claro que elas também podem ser feitas com papel, isopor e plástico, com uma lâmpada no meio, o que dá um toque de calor ao seu arraial.

Nesse caso, coloque suas habilidades de decoração DIY para jogo e faça suas próprias fogueiras artificiais — o importante é criar uma decoração que faça sentido dentro dessa temática. Se a festa for realizada em um ambiente externo e bem ventilado, é possível construir uma fogueira real, sempre respeitando as regras de segurança.

5. Comidas típicas

Outra coisa que não pode faltar na decoração de Festa Junina são os quitutes. Pamonha, pé de moleque, pipoca, milho, canjica, curau e paçoca, sempre há uma infinidade de delícias para aproveitar o clima caipira.

Para deixar a festa ainda mais completa, você pode servir bebidas típicas de São João, como chá de amendoim, quentão tradicional e quentão de vinho.

Inclusive, se você não sabe como preparar essas bebidas típicas, confira nosso guia e aprenda como fazer um quentão de vinho delicioso para servir aos seus convidados. Um ponto interessante é que essa bebida também é perfeita para o inverno, podendo ser preparada até mesmo em momentos que não envolvem a festa.

6. Embalagens criativas

As embalagens temáticas de Festa Junina também entram para a decoração, podendo ser utilizadas para complementar a mesa de quitutes ou até para montar lembrancinhas para seus convidados.

Elas podem ser elaboradas de forma artesanal, trabalhando com os mesmos materiais utilizados no restante da decoração, como tecidos com estampas em xadrez e chita, palha, flores, trazer elementos decorativos, como minichapéus, minibandeiras, minifogueiras ou, se preferir, investir em embalagens personalizadas com ilustrações temáticas.

7. Brincadeiras de Festa Junina

Um dos maiores destaques das festas juninas são as brincadeiras típicas do evento, que sempre estão presentes, seja em quermesses, festas de escola ou comunidades. A boa notícia é que não há nada que te impeça de levar esses jogos e brincadeiras para o seu próprio arraial.

Mesmo que não seja possível montar um pau-de-sebo em casa, você pode trazer várias outras brincadeiras juninas para o seu arraial intimista, como pescaria, jogos de argola, correio elegante, bingo e quadrilha.

Se quiser aproveitar as bebidas típicas dessa festa e, ainda, trazer uma brincadeira que você e seus convidados já gostam, que tal fazer um jogo de beber e servir doses de quentão em vez de destilados? Depois disso, vai ser impossível não entrar no clima de São João!

8. Trajes temáticos

Um dos pontos mais amados em uma Festa Junina é o passe livre para usar trajes temáticos que são super acessíveis e, inclusive, contribuem para a decoração do evento.

Com apenas uma camisa xadrez, uma calça jeans e um chapéu de palha, você já estará vestido à caráter. No caso das mulheres, um vestido floral de babados já está de bom tamanho!

Ainda é possível ousar na criação dos trajes para a festa! Invista em laços, penteados, maquiagens e crie a fantasia perfeita para pular fogueira e dançar quadrilha com os seus amigos — ah, não vai esquecer das músicas, viu? Festa de São João só é Festa Junina se tiver uma trilha sonora quando ambientada por gêneros musicais, como forró, xote, baião, reisado, samba de coco e cantigas.

Festa Junina em casa é muito bom, mas sabe o que é melhor? Se juntar com os amigos e família para visitar as maiores Festas Juninas do Brasil. De quebra, você pode aproveitar essa oportunidade para conhecer mais sobre a cultura e a história do seu país. Confira nosso compilado!


Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *