Como montar uma caixa de ferramentas?
Muitas vezes nossa casa precisa de cuidados, como um quadro que caiu, uma estante para fixar, a torneira que está pingando. Nessas situações, é muito comum que chamemos alguém para resolver nossos problemas, porém nem sempre a pessoa está disponível quando precisamos.
Por esses motivos é muito útil ter em mãos uma boa caixa de ferramentas. Com ela, você garante sua independência da mão de obra alheia, além de passar mais segurança para quando algo quebrar e você estiver lá para resolver.
Mas como montar uma boa caixa de ferramentas? Existem alguns kits prontos à venda no mercado, mas para quem não está disposto a fazer um investimento mais alto logo de cara, também existe a opção de montar sua caixa aos poucos, com equipamentos mais básicos e que você terá mais chance de usar no cotidiano.
O básico
Para montar uma caixa de ferramentas básica, você deve levar em consideração o que já tem em casa, afinal, mesmo uma chave de fenda velhinha ainda pode servir para muitas obras. Além disso, providencie uma caixa para guardar todas as ferramentas e a coloque em um lugar seguro, de difícil acesso para crianças, para que não ocorra nenhum acidente.
As ferramentas mais básicas que todo mundo precisa ter em casa são:
Trena – Afinal, é sempre bom termos ideias das medidas que temos disponíveis. Assim, você consegue ter as dimensões exatas para saber se uma geladeira entrará na sua cozinha, o quanto de papel de parede (link para artigo interno) ou quanta madeira precisará comprar para colocar uma prateleira nova.
Martelo – Antigo como a própria humanidade, o martelo tem uma função óbvia, que é martelar pregos nos lugares.
Chave de fenda – O ideal é ter mais de um tipo de chave de venda, pois os parafusos vêm em tamanhos e aberturas diferentes. Se você não pretende ter muitas ferramentas, ou não dispõe de muito espaço na sua caixa, invista em uma chave de fenda universal, que permite a entrada de muitos tipos de ponta.
Alicate – Com um alicate é possível cortar fios, dar mais pressão em parafusos ou brocas e remover alguns objetos.
Fitas – Sempre disponha de um número variados de fitas, como as fitas isolantes, as fitas veda rosca, silvertape e a famosa fita crepe.
Cola instantânea – Muitos objetos podem ser consertados fazendo uma pequena aplicação dessa cola. Apenas tenha cuidado na hora do manuseio para não colar seus dedos!
Tesoura ou estilete – É sempre bom ter alguns objetos cortantes na sua caixa de ferramenta. Tenha cuidado quando for utilizá-los e principalmente na hora de guardar, para evitar acidentes.
Conjunto de pregos e parafusos – Afinal, de nada adianta ter as ferramentas se não ter como as utilizar, não é verdade?
Com esses objetos sua caixa de ferramenta poderá dar conta da maioria das situações que você precisará resolver.
Quais ferramentas você utiliza mais no seu dia a dia ? Acrescentaria alguma para lista? Comente!
Comentário (1)
Achei interessante.