Cuidados para sua casa no inverno

Cuidados para sua casa no inverno

Com o clima mais frio, precisamos tomar alguns cuidados para manter a casa e nossa saúde em ordem. Confira nossa lista e fique preparado para o inverno.

O inverno chegou e, com ele, alguns cuidados extras que devemos tomar com nossa casa. No frio, muitos hábitos devem ser mudados e precisamos tomar mais precauções, afinal, a estação mais fria do ano é também àquela em que ficamos mais propensos a doenças, principalmente as que afetam os sistemas respiratórios.

Para evitar essas situações, existem alguns pontos principais a que devemos nos atentar, principalmente com relação à limpeza, conservação dos móveis, roupas e alimentos.

Janelas abertas

Abra as janelas para renovar o ar dos ambientes
Abra as janelas para renovar o ar dos ambientes

Com o clima, nossa tendência é manter o ambiente sempre fechado, o que impede a circulação de ar e aumenta a proliferação de ácaros e bactérias. Para evitar esses e outros problemas, mantenha as janelas abertas por pelo menos uma hora todos os dias. Isso fará com que o ar seja renovado, evitando criar um ambiente viciado.

O sol é outro aliado na hora de expulsar os ácaros e bactérias da sua casa, por isso, nada de cortinas e janelas bloqueadas durante o dia.

Limpeza pesada

Reforce a limpeza da casa
Reforce a limpeza da casa

O pó traz ácaros e, com o sistema imunológico frágil, ficamos mais suscetíveis a gripes e resfriados, assim como crises alérgicas. Por isso, a limpeza da casa deve ser feita regularmente. Esqueça os espanadores e panos secos, que só espalham ainda mais os agentes bactericidas e dê preferência aos panos úmidos e aspiradores de pó.

A água sanitária e o vinagre branco são ótimas opções para deixar a casa esterilizada e longe de fungos. A recomendação é investir na faxina ao menos 3 vezes na semana.

Hora de lavar roupa

As roupas também são grande acumuladoras de ácaros e bactérias
As roupas também são grande acumuladoras de ácaros e bactérias

As roupas são outras grandes acumuladoras de ácaros e bactérias, por isso, lave todos os seus casacos, calças, toucas e luvas semanalmente. As peças mais pesadas, que ficam guardadas nas estações mais amenas do ano, precisam ser lavadas antes da utilização, mesmo que estejam limpas.

Para as roupas de cama e banho a recomendação é a mesma: lave tudo, do lençol ao edredon, semanalmente. As toalhas devem ser lavadas a cada 4 dias, para evitar fungos e bactérias. Prefira secar tudo ao sol!

Ar úmido e saudável

Os umidificadores de ar deixam os cômodos mais confortáveis para pessoas alérgicas
Os umidificadores de ar deixam os cômodos mais confortáveis para pessoas alérgicas

Para evitar o clima seco, invista em umidificadores de ar. Eles são práticos, portáteis e podem ser muito úteis, principalmente para os alérgicos.

Se você não possui um, pode colocar bacias com água em todos os cômodos ou toalhas molhadas em frente à janelas.

De olho no seu animalzinho

Animais domésticos costumam sofrer bastante com o frio
Animais domésticos costumam sofrer bastante com o frio

Os cães e gatos também sofrem muito com o frio, assim como outros animais domésticos. Mantenha a frequência de banhos e evite deixá-los com excesso de pelos, que facilita a proliferação de ácaros e causa alergia.

É ideal que eles sejam mantidos em ambientes ventilados, para que não fiquem doentes, além de evitar locais muito úmidos. Os cobertores, roupinhas, casinhas e caminhas dos pequenos também precisam de atenção, pois devem ser limpos quinzenalmente.

Plantas também precisam de atenção

O frio pode matar muitas plantas da sua casa
O frio pode matar muitas plantas da sua casa

Com o frio, as plantas podem queimar ou até mesmo morrer. Evite deixá-las expostas à rajadas de vento ou chuva excessiva e , se possível, coloque-as em abrigos ou até mesmo dentro de casa. Acrescente cascas de pínus ou húmus de minhoca aos vasos, que funcionam como isolante térmico para as raízes.

Se você é um amante de plantas tropicais, opte por cobrí-las com cobertores ou mantas leves, evitando que fiquem sob ação direta do frio.

Cuidado com tapetes e cortinas

Carpetes e tapetes são grandes acumuladores de pó e bactérias
Carpetes e tapetes são grandes acumuladores de pó e bactérias

Mesmo quando são limpos regularmente, os tapetes e cortinas tendem a captar o pó com mais frequência que outros móveis ou objetos de decoração, por isso é recomendado guardá-los e evitar sua utilização durante o inverno. Se for impossível, prefira lavá-los quinzenalmente com empresas especializadas.

As mantas e almofadas para sofá também devem ser observadas com a mesma atenção.

Não coma na cama

Resita a vontade de comer na cama
Resita a vontade de comer na cama

Com o frio, nossa tendência natural é se encolher sob os cobertores. Porém, evite levar os alimentos para a cama, já que baratas e outros insetos são atraídos por eles.

Tomando alguns cuidados, fica fácil manter sua casa limpa, organizada e principalmente segura, mesmo no inverno. Gostou das dicas? Então comente!


Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *