Como aquecer a casa no inverno? 5 dicas práticas!

Como aquecer a casa no inverno? 5 dicas práticas!

No inverno, muitos hábitos precisam ser mudados para nos mantermos aquecidos e confortáveis, afinal, a estação mais fria do ano é também aquela em que ficamos mais propensos a doenças, principalmente as que afetam os sistemas respiratórios.

Para evitar essas implicações, existem alguns pontos que valem a nossa atenção, principalmente aqueles relacionados ao aquecimento de casas, que são voltadas para promover aconchego e acolhimento frente às instabilidades climáticas.

Se está buscando formas de deixar sua casa mais quentinha durante o inverno, este post é para você. Continue a leitura e confira as dicas do eFácil de como aquecer a casa no inverno, seja com equipamentos ou estratégias de organização!

Uma mulher abrancando um travesseiro e segurando uma xicara

Como aquecer a casa no inverno: 5 dicas para um lar mais aconchegante

O inverno não afeta apenas o corpo das pessoas. Na verdade, a estação também influencia a temperatura de plantas, móveis e estruturas. E o maior problema disso é que ambientes internos ficam mais frios, afetando o bem-estar das pessoas. Mas, calma, que tem isso tem solução. A seguir, confira 10 dicas para aquecer o ambiente, deixando-o mais aconchegante em dias frios!

1. Invista em aquecedores e ar-condicionado para aquecer o ambiente

Por ser um país tropical, o frio no Brasil acaba sendo menos rigoroso do que em outros países. Mas isso não significa que, no inverno, os brasileiros não sintam os efeitos causados pela baixa da temperatura.

Nesse cenário, o uso de lareiras caiu por terra e, atualmente, são os aquecedores e o ar-condicionado que tomam a frente durante estações em que as instabilidades térmicas são frequentes, afinal, esses equipamentos fornecem calor aos ambientes de forma prática e eficiente, proporcionando maior conforto e aconchego para as pessoas que estão ali.

É por isso que os aquecedores e o ar-condicionado são a melhor escolha para quem pode investir mais em recursos para a climatização de ambientes. Só que é importante pensar em qual aquecedor ou ar-condicionado escolher, pois, no caso do segundo equipamento, não são todas as opções que contam com função 2 em 1 — para aquecimento e resfriamento de ambientes.

controle de ar condicionado apontado para o ar

2. Bloqueie as entradas de ar no espaço interno

Outra forma de manter os espaços internos aquecidos por mais tempo é bloqueando as entradas — ou saídas — que permitem a entrada ou vazão do ar no ambiente. Isso porque o calor pode ser dispersado com facilidade para as áreas internas e consequentemente, os cômodos da casa ficarão mais gelados.

Para evitar que isso aconteça com frequência, basta verificar se as portas e janelas da sua casa possuem fissuras ou lacunas que permitem a troca de ar entre ambientes internos e externos.

A partir daí, você deve recorrer a itens que bloqueiem essa transferência térmica, como massa corrida, fitas adesivas, pesos de porta ou protetores de porta que completem o espaço entre a porta e o piso.

uma porta entreaberta com um protetor embaixo

3. Esquente a casa com itens decorativos de inverno

Essa estratégia é ótima para quem gosta de decoração, pois ela une o útil ao agradável, proporcionando ambientes mais quentinhos, confortáveis e, dependendo da criatividade, agregando positivamente a decor de salas, quartos, banheiros e demais áreas da casa.

Para isso, você pode investir em itens como tapetes fofinhos, roupas de cama mais robustas, mantas para sofá, cabeceiras estofadas, cortinas mais pesadas e por aí vai. O importante é escolher itens que proporcionem calor onde quer que você esteja.

um cachorro deitado sobre um tapete peludo

4. Recorra aos equipamentos de iluminação quente

Apesar das lâmpadas de LED serem opções mais econômicas e ecológicas, elas não têm um desempenho tão positivo em termos de aquecimento. Por isso, no inverno é recomendado substituí-las por modelos incandescentes ou versões de LED quente, que conferem mais calor, conforto e aconchego aos ambientes.

Além delas, você também pode contar com itens decorativos de iluminação indireta como abajures, luminárias de chão e velas, sejam as opções tradicionais ou as velas perfumadas, que, além de deixar o ambiente mais convidativo, liberam fragrâncias super agradáveis.

uma lamparina

5. Evite o contato entre os móveis e as paredes externas da casa

As paredes e lajes são feitas a partir de materiais com alta condutividade térmica, logo, é muito comum que eles esfriem demais no inverno e aqueçam demais no calor — contrastando diretamente com a temperatura do corpo humano.

Para evitar que seus móveis fiquem gelados e, de certa forma, contribuam para a mudança da temperatura das áreas internas de sua casa, você deve distanciá-los das paredes externas, ou seja, aquelas que estão em contato direto com o exterior da casa. Além disso, escolha sofás, poltronas e cadeiras com revestimento em veludo ou suede.

uma xicara preta e um livro sob uma cama com coberta

O que fazer quando a casa é muito fria?

Você provavelmente já se perguntou por que sua casa parece mais fria do que outras, não é mesmo? Bom, a resposta para isso é muito mais simples do que parece. O que determina a temperatura de uma obra é a incidência de luz solar no ambiente. Por isso, ambientes que não têm acesso à luz natural ou que passam boa parte do dia fechados costumam ser mais frios.

Para resolver esse problema, é importante condicionar o ambiente para receber radiação solar em algum momento do dia. Mas, calma, isso não significa que você vai ter que deixar a casa toda aberta no frio!

Na verdade, você só precisa ter o cuidado de manter as cortinas e persianas abertas nos momentos de exposição solar para que nenhum material bloqueie o calor acumulado no ambiente.

um ambiente com parede amarela e a cortina branca

Como deixar a casa quente sem aquecedor?

Se comprar um aquecedor para sua casa não for uma opção no momento, não tem problema. Assim como mencionamos nas dicas, existem várias formas de deixar desde casas divididas em cômodos até casas com conceito aberto mais quentinhas sem precisar investir muito dinheiro nisso. Veja um compilado dos itens que irão te ajudar a manter seu cantinho sempre aquecido:

  • Edredons;
  • Persianas;
  • Luminárias;
  • Abajures;
  • Peso de porta;
  • Tapetes shaggy;
  • Mantas para sofá;
  • Velas perfumadas;
  • Lâmpadas quentes;

Viu só como alguns cuidados fazem toda a diferença na hora de ambientar sua casa para preservar o conforto, o aconchego e o calor até mesmo nos invernos mais intensos? Com essas dicas você pode ficar tranquilo que o inverno será muito ameno dentro de casa.

uma mulher sentada em uma poltrona observando o tempo do lado de foraGostou desse post? Então, aproveite para conferir mais textos como este no blog do eFácil. Aqui, você encontra conteúdos super completos que contemplam temas como bem-estar, beleza, entretenimento, casa, decoração e tecnologia. Aproveite e confira este conteúdo para entender para que serve o umidificador de ar e como ele pode beneficiar sua saúde, principalmente no inverno.


Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *