Economize tempo e seja mais eficiente ao lavar louças

Chega de tristeza na hora de lavar louças. Com algumas dicas, é possível deixar tudo limpo em pouco tempo. Vem que a gente Simplifica!

Lavar louças é uma das tarefas domésticas mais comuns, mas nem tanto apreciada. Afinal, quem gosta de passar bastante tempo limpando pratos sujos? Mas, para manter a casa organizada e em dia, com uma rotina de limpeza diária bem eficiente, é ideal que esse procedimento seja feito com frequência.

Para te ajudar nessa tarefa, selecionamos algumas dicas para facilitar a sua “missão pia limpa”, e transformar esse momento de tortura em algo mais agradável e rápido.

Como otimizar seu tempo ao lavar louças?

Para deixar o processo de lavar louças mais rápido, eficiente e ainda economizar água, o ideal é seguir alguns passos simples. Confira:

Preparação

Primeiro de tudo, coloque uma playlist de músicas bacanas para você se divertir enquanto lava a louça.
Agora, falando da lavagem, é necessário retirar os restos de comida dos pratos. Dessa maneira, você evita um problemão que é a pia entupida. Além disso, você facilita a lavagem porque remove a maior parte da gordura.
Umedeça os utensílios que estão com resíduos grudados e coloque-os em uma bacia com água quente. Deixe-os de molho para limpar no final.

Organize a pia, separe os pratos, talheres e copos. Deixe as panelas em cima do fogão, por enquanto. Elas serão lavadas por último.

Ordem

lavar-loucas

O primeiro item a ser lavado são os copos, pois dessa maneira eles não ficam engordurados. Além disso, eles liberam um bom espaço na pia. Ensaboa agora os talheres, que são pequenos e rápidos. Para uma limpeza eficiente, é necessário esfregar não só a parte onde colocamos a boca, como também o cabo dos talheres.

Agora é a hora dos pratos, esfregue a esponja tanto na parte superior, como na inferior e nas bordas dos pratos. Após os pratos, ensaboe as bacias e potes. Se acaso algum pote estiver sujo com molho vermelho – o terror da limpeza – use água quente para facilitar a lavagem.

Em seguida, enxague tudo de uma vez. O ideal para otimizar seu tempo e economizar água é ensaboar tudo primeiro, enxaguar de uma só vez e fechar a torneira. Em seguida, é hora de se concentrar nos itens grandes.
Respire fundo, está acabando! Agora só faltam as panelas e formas. Se você tiver muita dificuldade de limpá-las, melhor deixar de molho com água quente e detergente. Não esqueça de ensaboar todas de uma só vez, com a torneira fechada, e enxaguar de uma vez só também.

Já terminou?

Sim, a louça já acabou, mas você precisa deixar a pia organizada. Limpe bem dentro da pia usando a esponja e o detergente, não esqueça de limpar as laterais. Tire o sabão com água. Em seguida, passe um pano úmido para retirar excessos do produto e depois outro seco para finalizar deixando a pia mais brilhante.

Seque a louça lavada com um pano limpo e guarde-a no armário, assim sua pia fica organizada e a louça limpa e sem manchas.

Dicas do Simplifica!

seja-eficiente-ao-lavar-loucas

– Existem muitas opções de detergente no mercado, mas use os mais consistentes, eles fazem bastante espuma e ajuda na limpeza.
– Lave a louça por partes: lave os produtos menores, enxague, lave os maiores e enxague.
– Pense na economia de água! Por isso, desligue a torneira enquanto você esfrega a louça. Você fica feliz, pois a conta de água diminui. O meio ambiente fica feliz sem o desperdício.
– Troque a esponja uma vez por mês, pois ela acumula muitos germes e bactérias, eca! E além disso, use esponja de aço inoxidável para limpar as panelas (observe sempre o material da panela e se é possível utilizar a esponja de aço)
– Para remover manchas de panelas antiaderentes, misture 2 colheres de sopa de bicarbonato de soja com 1 xícara de água e 1/2 xícara de alvejante líquido. Ferva a solução na panela até que as manchas desapareçam normalmente.

Se acaso todo o processo de lavar louças não te agrada nenhum pouco, você pode adquirir uma máquina de lavar louças que, além de deixar a louça limpa, ainda ajuda você a economizar muita água.

Que tal conhecer as ofertas da lava-louças no site do eFácil?

Comente!

Deixe seu comentário