Rotina de limpeza: como organizar uma casa dia a dia

Uma boa rotina de limpeza diária te ajuda a otimizar seu tempo para as tarefas mais pesadas, como organizar a casa e fazer a faxina semanal.

Todo mundo gosta de ter a casa limpa e perfumada, mas, com a correria do dia a dia, fica complicado se dedicar as tarefas domésticas com o empenho que gostaríamos, não é? Se este também é o seu caso, saiba que montar uma rotina de limpeza diária pode te ajudar, adaptando suas tarefas e te ensinando como organizar uma casa dia a dia.

Segundo um estudo realizado na Universidade Federal Fluminense, nós gastamos, em média, 26 horas e 20 minutos semanais com as tarefas de casa. E isso é um baita desperdício de tempo precioso.

Distribuir as tarefas do dia a dia e agilizar algumas das etapas da faxina semanal, com um cronograma organizado e prático, é a melhor solução para otimizar sua rotina de limpeza e ainda economizar tempo. Para isso, programar as atividades e organizá-las em horários pré-definidos, além de separá-las em turnos de 15 minutos cada, com intervalos de 5 minutos entre uma e outra, são algumas dicas fundamentais para que essa rotina seja eficiente.

Quer conhecer mais algumas dicas para criar uma rotina de limpeza verdadeiramente eficaz? Então vem que a gente Simplifica!

Passo a passo de como organizar uma casa

Segundo o método Fly lady, seguir uma rotina de limpeza diária é mais fácil do que parece, mas é necessário dedicação. Para conseguir se organizar e executar todas as tarefas alguns passos são importantes. Confira:

Destralhe

-como-organizar-uma-casa-destralhar

O primeiro passo para conseguir manter sua rotina de limpeza eficaz é desatulhar a casa. Procure eliminar peças de roupas, sapatos, utensílios de cozinha e a famosa “bagunça” que sempre acumulamos durante os anos. Estes itens podem ser separados em dois grupos: doar e jogar fora.

Para facilitar, avalie a quanto tempo aquela peça não é utilizada e se você realmente precisará dela em breve. Se a resposta for não, doe ou descarte.

Dedique-se

O mais importante para que sua rotina de limpeza diária dê certo é a dedicação. Afinal, não adianta organizar todas as suas tarefas meticulosamente se, na hora de executá-las, você começar a criar empecilhos e desculpas para adiar.

Procure planejar tudo de uma forma bem realista, visando otimizar o seu dia e não atulhá-lo com mais e mais tarefas que não serão realizadas. Acordar sempre no mesmo horário e criar uma rotina permanente, nem que seja apenas para os dias úteis da semana, é sempre o primeiro passo para que sua organização comece com o pé direito.

Crie uma rotina

como-organizar-uma-casa-crie-uma-rotina

Depois de desatulhar toda a casa, o ideal é criar uma rotina que integre as tarefas de limpeza a suas tarefas e horários já consolidados, como acordar, escovar os dentes, tomar café da manhã e ir trabalhar ou estudar (se for o caso). Calcule quanto tempo é gasto em cada etapa do seu dia e planeje-se para encaixar as tarefas de limpeza diária entre estes momentos, mas sempre de maneira confortável e leve.

Se você acorda cedo, por exemplo, pode arrumar a cama assim que se levanta. Ou ainda trocar a roupa de cama toda segunda-feira pela manhã. Outra opção é, após o café da manhã, colocar as roupas na maquina de lavar e deixá-la realizar o ciclo enquanto você está fora de casa, deixando para estender as roupas após o jantar, por exemplo.

Divida a casa em zonas

Outra boa dica para organizar sua rotina diária de limpeza é dividir a casa em zonas, distribuindo todas as tarefas que seriam executadas para aquele cômodo nos cinco dias da semana. Para isso, separe a casa em 5 zonas: entrada, cozinha, banheiros, quartos e sala. Em seguida, distribua todas as tarefas semanais de cada um destes ambientes nos dias da sua semana. A ideia é se dedicar a apenas uma zona da casa durante toda a semana, para que a limpeza seja mais eficiente e menos cansativa.

Outra opção é diluir as atividades da faxina semanal em dias mais livres. Por exemplo, ao invés de deixar para lavar o banheiro durante a limpeza geral, por que não fazê-lo as segundas e quintas durante a noite, por exemplo? Assim, você elimina uma das tarefas da lista da faxina e até pode dar mais atenção aos detalhes, que antes acabavam sendo esquecidos.

Organize as atividades no papel

como-organizar-uma-casa-organize-as-atividades

Pode ser em uma agenda, um calendário semanal impresso ou até mesmo um aplicativo em seu smartphone. O importante é organizar todas as suas tarefas em algo físico (ou digital) que esteja sempre visível.

É importante distribuir as suas tarefas domésticas entre os dias da semana, sempre tendo em mente que cada uma delas não deve exceder o limite de 15 minutos (exceto para tarefas mais extensas, como a faxina semanal) para serem realizadas. Pode parecer pouco, mas acredite, assim que tudo estiver em ordem e você se habituar, esse tempo será mais que suficiente.

O ideal é reunir todas as tarefas que você costuma desempenhar durante a semana e quanto tempo demora para executá-las, incluindo aquela faxina geral, e encaixá-las nos horários livres do seu dia. Só não atulhe seu dia com tarefas, preferindo distribuir duas ou três atividades curtas por dia. Afinal, você está se organizando para ter mais tempo livre e aproveitar seu dia com qualidade.

Com essas dicas, ficou bem mais fácil saber como organizar uma casa com a ajuda de uma rotina de limpeza diária, não é mesmo? Agora é só colocar todas as etapas em prática e aproveitar seu tempo de folga de maneira divertida e produtiva.

Comente!

Deixe seu comentário