Todo o poder do papel de parede (parte 2)

Agora que você já sabe como é simples redecorar com papel de parede, que tal instalar com as próprias mãos? A gente mostra como!

Se você leu nosso primeiro post sobre as maravilhas do papel de parede, então já sabe como escolher o material ideal para deixar sua casa ainda mais bonita de forma simples e barata.

Mas, antes de gastar seu dinheiro em uma montanha de papel de parede, que tal descobrir exatamente quantos metros serão necessários para realizar o seu projeto? E quanto a aplicá-lo sozinho, sem precisar contratar um instalador?

É hora de economizar e o Simplifica! vai mostrar como. Confira:

Calculando a área

Para comprar a quantidade exata de papel de parede, você precisa determinar a quantidade necessária para cobrir a superfície escolhida. Para isso, meça sua parede com uma trena, tanto na horizontal quanto na vertical, determinando a largura e a altura de cada uma delas.

Pegue as medidas das paredes antes mesmo de comprar o papel

Pegue as medidas das paredes antes mesmo de comprar o papel

Pegue os resultados e faça a seguinte conta: altura da parede X largura da parede = m² do cômodo

ATENÇÃO: Se o seu projeto é cobrir todo o cômodo, meça a largura de todas as paredes e some, antes de fazer a conta acima.

Pronto, agora você tem a medida exata, em metros quadrados, da área que deve cobrir. Com isso em mãos, o próximo passo é levar em conta o tamanho padrão de um rolo de papel de parede, que é de 50cm de largura e 10m de comprimento. A instalação sempre é feita na vertical, começando por baixo ou por cima, então, faça as contas, levando em consideração os seguintes valores:

Se o papel escolhido for estampado, divida o valor em m² por 4,0
Se o papel escolhido for liso ou listrado, divida o valor em m² por 4,5

Ou seja:

Papel de parede estampado:
m² / 4,0 = número de rolos necessários para cobrir a área

Papel de parede liso ou listrado:
m² / 4,5 = número de rolos necessários para cobrir a área

Pronto. Agora é só comprar o número de rolos que você vai precisar para deixar suas paredes novinhas e instalar.

Preparando para instalar

A grande vantagem dos papéis de parede é que muitos são fáceis de instalar, dando a chance de fazer a aplicação por conta própria. Com isso o projeto fica mais barato e você curte cada etapa da transformação do cômodo.

Porém, segundo a professora do Instituto da Construção, Sarita Feltrini, antes de sair instalando seu papel de parede, é preciso tomar alguns cuidados para evitar bolhas, ondulações e erros. “A aplicação do papel de parede depende, necessariamente, de uma superfície livre de irregularidades, como rachaduras, furos de pregos ou infiltrações”, declara Sarita.

Aplique uma camada de gesso para deixar a parede mais regular

Aplique uma camada de gesso para deixar a parede mais regular

Portanto, se for instalar seu papel de parede por conta própria, fique atento: para fazer a aplicação do produto de modo adequado, é necessário checar a área a ser coberta. Caso ela esteja irregular, rachada ou com buracos de pregos, o melhor é aplicar uma camada de gesso uniforme e lixar a superfície depois de secar. Assim, a parede fica limpa e lisa, evitando problemas.

Antes de instalar, limpe a parede com água e um pano, deixando secar por 1h (ou mais) para depois começar a aplicar o material.

Limpe bem a a parede antes de fazer a aplicação

Limpe bem a a parede antes de fazer a aplicação

Não esqueça de preparar, com antecedência, a cola para aplicar o papel de parede. Confira a receita:

Cola Universal

Ingredientes

1,5 litros de água
30 g de cola em pó

Preparo

Dilua a cola em um pouco de água e misture até obter um líquido uniforme. Em seguida, acrescente o restante da água, mexa e deixe descansar por 30 minutos.

Pronto, agora é só aplicar.

Instalando

Para instalar seu papel de parede, desligue a energia do cômodo para evitar acidentes e retire os espelhos de tomadas e interruptores. Agora sim, comece a instalação:

Primeiro, corte o papel

Primeiro, corte o papel

  • Agora corte o papel na medida da altura da sua parede, deixando uma margem de 10 cm para o recorte do teto e outros 10 cm para o rodapé.
Passe a cola em abundância

Passe a cola em abundância

  • Passe a cola do centro do papel para as bordas, em abundância. Junte ambas as pontas, dobrando o papel ao meio, e deixe por 1 minuto. Em seguida, abra o papel, estique-o bem e passe outra camada de cola.
  • Comece a aplicação pelo teto, deixando a margem de 10 cm para recorte. Certifique-se de que o papel está reto e só então “desenrole” a colagem, fazendo pressão com a espátula e evitando bolhas de ar.
Cole as folhas sem deixar espaços ou margens

Cole as folhas sem deixar espaços ou margens

  • Repita a aplicação com as outras folhas, colocando-as uma ao lado da outra, sem espaços ou margens, complementando o desenho (para o caso de papéis estampados).
  • Passe um pano seco ou um pincel largo por toda a superfície para retirar os excessos de cola e passe uma escova de cerdas macias para retirar qualquer bolha de ar.
Passe um pincel para retirar as bolhas de ar

Passe um pincel para retirar as bolhas de ar

  • Com a espátula, faça vincos nas extremidades do papel, para determinar as áreas de corte do teto e do rodapé. Com a ajuda de um estilete, corte o papel nos vincos demarcados.

Para as áreas de interruptores e tomadas, cubra os espaços com papel de parede. Após a secagem, corte o papel e recoloque os espelhos no lugar.

Depois que o papel todo secar, é hora de aproveitar seu novo cômodo e decorar como desejar.

Gostou das dicas? Então comente!

Aprenda também como aplicar a tinta lousa em sua casa.

Deixe seu comentário