Aprenda a beber whisky. Confira dicas para iniciantes

como beber whisky

Você gosta de Whisky mas ainda não sabe muito sobre e está querendo descobrir um pouco mais desse “mundo” ? Vamos dar algumas dicas bem legais sobre como se aprofundar nesse universo de sabores.

 

A história do Whisky:

O Whisky é uma bebida alcoólica destilada a partir da fermentação de grãos triturados.

Seu licor é envelhecido em barris de madeira. O tempo que ele fica nos barris e a escolha dos grãos influenciam diretamente o sabor. Sua graduação alcoólica tem teor de 38 a 54% de álcool etílico.

Como beber Whisky?

Aprender a beber  Whisky é uma arte para poucos. Vemos por aí pessoas dizendo que beber whisky com água intensifica o sabor ou ao mesmo tempo que gelo tira o valor dos anos de envelhecimento. Ambas as técnicas não estão erradas, e podem sim valorizar a sua experiência de sabores. Degustar whisky passa por algumas fases, são elas:

A escolha do copo ideal

Tradicionalmente para apreciar um bom Whisky o copo perfeito é o old fashioned, um copo curto com fundo grosso pois mantém a bebida fresca por mais tempo.. Porém para whiskies mais velhos, a taça de conhaque é uma boa sugestão, sabor é mais encorpado por isso é bom uma taça mais alta.

 

Veja também: Tipos de Whisky | Single Grain, Blended Malt e Blended Grain

 

Tomando como um lord!

O jeito ideal de apreciar um bom whisky começa na quantidade  de líquido colocada no copo, o recomendado é colocar cerca de dois dedos da bebida, após sinta o aroma e tome um bom gole, não vire como um “shot”, deixe o whisky descansar em sua boca e identifique os tons de sabores presentes na bebida.

 

Água no whisky, pode?

Se seu objetivo é decifrar os tons de sabores presentes na bebida, o recomendado é colocar um pouco de água em temperatura ambiente que age na bebida diminuindo a porcentagem alcoólica e abrindo o sabor. O gelo também age da mesma forma, mas gradualmente.

Para os whiskys mais antigos é recomendado sempre a diluição.

Whisky ou água de coco? Tanto Faz?

Aí já entramos em outra forma de apreciar essa bebida, principalmente para quem tem dificuldade em acostumar com o gosto marcante da bebida. Os drinks são ótima pedida,  misturar o whisky com água de coco, Coca-Cola ou frutas dão uma cara nova a essa bebida. Listamos 3 drinks fáceis de fazer com ingredientes que se tem em casa!  

JACK DANIEL’S E COCA-COLA

  1. 50 ml de Whisky Jack Daniel’s
  2. 250 ml de refrigerante de cola (Coca-Cola)
  3. Gelo.

Pegue um copo tradicional mais baixo e adicione pedras de gelo. Depois, coloque todos os ingredientes.

 

Veja também: O primeiro drink feito com whisky 

IRISH COFFEE

50 ml de whisky irlandês

100 ml de café expresso quente

Açúcar ou adoçante à gosto

Chantilly

Adicione o whisky e o açúcar ao café e misture. Coloque em copo pequeno/médio, propício para bebidas quentes. Depois, coloque o chantilly por cima da bebida.

MANLY TEMPLE

30 ml de whisky

Sprite

Groselha

Pegue um copo tradicional mais baixo e adicione pedras de gelo. Depois, coloque todos os ingredientes e use um misturador ou canudo (para misturar, claro)

 

E aí, gostou das dicas? No eFácil você encontra uma seleção especial de whiskys pra começar a apreciar essa arte.

Comentários

Comentários