Saiba como instalar fogão cooktop

O cooktop hoje em dia vem sendo uma das peças mais usadas nas cozinhas brasileiras. Quem ainda está montando sua casa ou apartamento quer ter um desses e quem já tem seu fogão tradicional, quer trocar.
O fogão de mesa, além da versatilidade por ser a gás, elétrico ou por sistema de indução, veio para facilitar a vida daqueles que gostam ou precisam cozinhar. Ao contrário dos fogões tradicionais, o cooktop não tem o forno na parte de baixo, é apenas uma placa com as bocas ou queimadores que fica sobre a bancada da cozinha, ideal para quem tem cozinha planejada.
Para quem tem dúvida em como instalar um fogão cooktop, saiba que a instalação do cooktop é muito simples, porém qualquer erro pequeno pode resultar no mau funcionamento do eletrodoméstico, portanto preste atenção nas dicas a seguir para não ter nenhum problema.

Como instalar o fogão cooktop?

É preferível que você chame um técnico para fazer a instalação do seu cooktop, já que é preciso entender a especificidade de cada um dos modelos de funcionamento. Mas se você se sente seguro para instalar sem ajuda técnica, fique atento às informações que são muito importantes para ter sucesso na instalação.
Sabemos que o fogão de mesa é uma placa que deve ser encaixada na bancada da cozinha e, para suportar o seu peso e as temperaturas que oscilam a todo momento, a bancada deve ter a espessura de 2 a 6 centímetros. As bancadas das cozinhas geralmente são feitas de granito, mármore, compostos de pedra ou mesmo de concreto.
Tenha as medidas do fogão antes de encomendar a bancada ao fabricante, isso é essencial para que não haja problemas na hora de acomodar a peça em sua cozinha. O manual de instruções do produto oferece as recomendações de espaços de ventilação e folgas que a bancada deve ter antes da instalação.
É necessário que haja espaço na frente, atrás e nas laterais para apoio e para a área de trabalho. Certifique-se de que o fogão tenha certa distância da pia da cozinha, para evitar respingos. Mantenha sempre a geladeira longe, já que a proximidade dela com o calor gerado pelo fogão pode aumentar o consumo de energia.
Cooktop a gás: este tipo de fogão normalmente se ajusta ao gás chamado GLP ou ao gás comum de cozinha, portanto tenha isto em mente na hora de escolher o modelo. Os acessórios que geralmente são usados para a instalação do modelo a gás são: mangueira metálica flexível, arruela de vedação, pasta para vedação (ou silicone), adaptador e as ferramentas para manipular os acessórios (como chaves de boca). Os botões e registros de gás devem estar fechados antes de fazer o procedimento e o plugue da tomada deve ser usado apenas para o fogão, por questões de segurança.
Cooktop elétrico: como o próprio nome já diz, este modelo precisa somente da energia elétrica para funcionar. Para instalá-lo é preciso desligar a energia do cômodo, veja se há uma caixa de junção que seja adequada para o seu cooktop (240 VAC é o mais comum para cooktops) e se a fiação tem circuitos de 40 a 50 ampères (os fogões mais modernos costumam ter amperagens mais altas). Depois de encaixar o cooktop no espaço correto da bancada, é só conectar os fios e verificar o funcionamento do eletrodoméstico.
Cooktop por indução: este modelo também necessita de energia elétrica e sua instalação é igual a anterior, mas seu funcionamento é diferente do fogão elétrico comum. O cooktop por indução aquece as panelas através de um campo eletromagnético, e para isso as panelas ideais para este tipo de fogão são feitas de ferro fundido ou esmaltado, já que o que ativa o funcionamento deste sistema são os metais magnéticos.
Consulte sempre o manual de instruções e respeite as recomendações. Depois dessas dicas, a instalação do seu cooktop será um sucesso. Não se esqueça de comentar se alguma vez já teve que instalar um cooktop em sua casa e divida sua experiência com a gente.

Deixe seu comentário