A história do nhoque

A história da culinária italiana é, assim como a brasileira, pontuada de invenções incríveis para aplacar a fome dos mais necessitados. Como nós, os italianos tinham de ser criativos nos momentos de recessão, o que deixou heranças saborosas na história da gastronomia típica de seu país. Este é o caso do, atualmente amado, nhoque.

O gnocchi (grafia original da palavra que significa ‘pedaços’ ou ‘pelotas’) é uma receita tradicional italiana que, por mais incrível que pareça, parece ter “nascido” em outro lugar. A massa, ou algo semelhante a ela, já era produzida no Oriente Médio desde os tempos romanos, e sua origem na Itália se deve, nada mais e nada menos, que à pobreza.

As antigas mamas italianas eram obrigadas a usar a imaginação para alimentar suas famílias, isso sem um ingrediente básico para a sua culinária que sobrava para os ricos, mas faltava para os pobres: a farinha. Para conseguir a proeza de dar de comer a todos, elas utilizavam restos de pão ralado, um pouquinho de farinha e água para criar um prato que era chamado, até a Idade Média, de maccheroni.

A massa era então modelada a mão e cozida em água salgada ou caldo de verduras e ossos de galinha, para dar sabor. E que sabor! De tão delicioso, o nhoque logo caiu nas graças dos mais ricos e se popularizou por toda a Itália, se transformando na delícia que hoje é marca registrada do país onde (re)nasceu.

Atualmente, o nhoque possui tantas variações quanto fãs: com ovos, com batata, com verduras e legumes, com farinha de castanhas e até versões doces. Uma infinidade de sabores que descendem das cozinhas mais pobres da Itália e que hoje são um sucesso estrondoso em todas as partes do mundo.

Para uma homenagem mais do que merecida, pedimos à culinarista Roberta Bueno que nos ensinasse receitas saborosas da massa que continua a conquistar corações e estômagos por onde passa. Confira nossa seleção e delicie-se em casa com as criações.

Nhoque de batata

 

nhoque-de-batata

Ingredientes

1kg de batatas cozidas e descascadas
1 ovo
½ copo de leite
3 copos de farinha de trigo
4 colheres de sopa de queijo ralado
2 colheres de sopa de margarina
sal a gosto

Rende: 4 porções

Modo de preparo

Amasse as batatas cozidas em um recipiente fundo e adicione os outros ingredientes, mexendo bem até incorporar todos os ingredientes e obter uma massa lisa e macia.

Para cozinhar a massa, leve 3 litros de água com 1 colher (sopa) de sal ao fogo alto e, quando ferver, faça bolinhas de massa com o auxílio de uma colher e despeje na água quente. Conforme forem subindo à superfície, retire com uma escumadeira e coloque numa tigela com azeite. Repita o procedimento até que todos os nhoques estejam cozidos e sirva com o molho da sua preferência. A opção pode ser manteiga e sálvia ou alho, azeite e gotas de limão. Finalize com queijo parmesão em lascas.

Nhoque de mandioca

 

nhoque-de-mandioca

Ingredientes

1 kg de mandioca cozida com sal
1 ovo
1 colher de café de canela em pó
½ colher de café de noz-moscada ralada
1 colher de sopa de sal
100g de queijo parmesão ralado
100g de manteiga
1 xícara de chá de farinha de trigo

Rende: 4 porções

Modo de preparo

Passe a mandioca cozida por por um espremedor e acrescente o ovo batido, o sal, a noz-moscada, o queijo ralado e a manteiga, mexa bem até obter uma massa lisa e homogênea. Se precisar, acrescente aos poucos a farinha e sove bem.

Divida a massa e faça rolinhos com a espessura aproximada de 1 dedo. Com uma faca, corte em pedaços de 1 cm e leve para cozinhar em água fervente e salgada. Conforme os nhoques forem subindo à superfície, retire com uma escumadeira e coloque numa tigela com azeite. Repita o procedimento até que todos os nhoques estejam cozidos e sirva com o molho da sua preferência. O ragu e o pomodoro são ótimas opções. Finalize com queijo parmesão e cebolinha.

Nhoque de espinafre com ricota

 

nhoque-espinafre-com-ricota

Ingredientes

300g de espinafre cozido
300g de ricota peneirada
60g de queijo parmesão ralado
3 colheres de sopa de farinha de trigo
1 ovo
sal e pimenta-do-reino a gosto

Rende: 4 porções

Modo de preparo

Pique o espinafre e junte, no bowl da sua batedeira, a ricota já peneirada, o ovo, o queijo parmesão, a farinha de trigo, o sal e a pimenta-do-reino. Bata em velocidade média até obter uma massa uniforme e consistente e, em seguida, divida a massa e faça rolinhos com a espessura aproximada de 1 dedo. Com uma faca, corte em pedaços de 1 cm e leve para cozinhar em água fervente e salgada. Conforme os nhoques forem subindo à superfície, retire com uma escumadeira e coloque numa tigela com azeite. Repita o procedimento até que todos os nhoques estejam cozidos e sirva com o molho da sua preferência. O molho branco é uma ótima opção. Finalize com queijo parmesão.

Nhoque de mandioquinha

 

nhoque-de-mandioquinha

Ingredientes

1kg de mandioquinha cozida e descascada
1 ovo
½ copo de leite
3 copos de farinha de trigo
4 colheres de queijo ralado
2 colheres de manteiga
sal a gosto

Rende: 4 porções

Modo de preparo

Passe a mandioquinha cozida por um espremedor e adicione os outros ingredientes. Misture bem até obter uma massa lisa e macia.

Para cozinhar a massa, leve 3 litros de água com 1 colher de sopa de sal ao fogo alto e, quando ferver, faça bolinhas de massa com o auxílio de uma colher e despeje na água quente. Conforme forem subindo à superfície, retire com uma escumadeira e coloque numa tigela com azeite. Repita o procedimento até que todos os nhoques estejam cozidos e sirva com o molho da sua preferência. O molho de manteiga e sálvia é uma ótima opção para valorizar a receita. Finalize com queijo parmesão em lascas.

Nhoque de beterraba

 

nhoque-de-beterraba

Ingredientes

2 batatas médias cozidas e descascadas
1 beterraba grande cozida e descascada
1 ovo
1 colher de sopa de manteiga
120 ml de leite
farinha em quantidade necessária

Rende: 4 porções

Modo de preparo

Amasse as batatas e a beterraba cozidas, juntando os outros ingredientes e a farinha, aos poucos, até obter uma massa bem homogênea. Faça bolinhas e passe cada uma na farinha, deixando secar por mais ou menos 30 minutos.

Cozinhe a massa em água fervente e salgada. Conforme os nhoques forem subindo à superfície, retire com uma escumadeira e coloque numa tigela com azeite. Repita o procedimento até que todos os nhoques estejam cozidos e sirva com o molho da sua preferência. Um molho de azeite e especiarias, acompanhando carnes ou aves, é uma excelente opção. Finalize com queijo parmesão.

Viu como é fácil preparar um delicioso nhoque para você e sua família? Escolha sua receita favorita e prepare o quanto antes. Depois conte para a gente como ficou.

Comente!

Deixe seu comentário