Whisky, uma bebida para amar mais

Você também é um apaixonado por whisky? A bebida, uma das mais apreciadas do mundo, é ótima para fazer drinks, sabia? Confira uma sugestão incrível

O whisky (ou uisque) é uma bebida destilada feita de grãos fermentados, restritos exclusivamente à cevada, cevada maltada, centeio, trigo ou milho. Mundialmente apreciada, a bebida faz parte da vida de muitos e é responsável até mesmo por unir amigos em um clube seleto de admiradores.

No Brasil e no mundo, o whisky é uma bebida rigorosamente regulamentada e seu teor alcoólico varia de 38 a 54% a 20 ºC, segundo a legislação brasileira. Cada classe de whisky é caracterizada pela fermentação dos grãos, destilação e tempo de envelhecimento, e o tipo da madeira do barril onde é armazenada.

Origem e variações

A arte da destilação teve início com os babilônios, na Mesopotâmia. Entre 1100 e 1300, a destilação foi difundida na Irlanda e Escócia. Como as ilhas tinha poucas uvas, empregadas na produção de vinho, a cevada passou a ser utilizada, levando ao desenvolvimento do whisky. Nessa época a bebida ainda não era consumida envelhecida, o que só passou a ocorrer depois que uma pessoa, por acaso, provou um whisky esquecido num barril de madeira.
Existem vários tipos de whisky. Dentre os escoceses há o puro malte e o blended. Whisky puro malte é feito 100% com cereais maltados provenientes de uma única destilação e é subdividido em single malt (uma destilação) e vatted (várias destilações single malt misturadas). Já o blended é uma mistura de malte puro com destilações feitas a partir de outros cereais não maltados.

Um símbolo de bom gosto

Durante muito tempo, o whisky foi simbolo de status e bom gosto. Apesar de sua origem simples e artesanal, a bebida conquistou muitos apaixonados e é hoje uma companhia inseparável para muitos apreciadores. Assim como o vinho, o destilado é objeto de estudo e dedicação, fazendo com que cada um que prove a bebida de qualidade inquestionável faça parte também da sua história.

Se você também é fã de whisky, confira nossas sugestões de drinks e coquetéis para se fazer com a bebida. Para provar, consultamos o Pablo Henrique Soares de Carvalho, barmen do L’Entrecôte de Paris Campinas para saber os segredos do seu famoso Whiskey Sour. Confira a receita e compartilhe esse sucesso com seus amigos:

Whisky Sour

Ingredientes

1 dose de suco de limão
1 dose de whisky
1 colher de chá de açúcar
gelo picado à vontade

Modo de Preparo

Coloque o whisky, gelo, açúcar e o suco de limão, em uma coqueteleira e agite bem. Umedeça a borda do copo a ser servido com limão e, em seguida, passe no açúcar e coloque a bebida. Sirva o drink imediatamente.

Deu até vontade de saborear este drink incrível, não é? E você, tem algum whisky favorito? Compartilhe conosco nos comentários.

Ah, e beba com moderação! 😉

Deixe seu comentário