Como beber whisky: aprenda a degustar o seu sabor
O whisky é uma das bebidas mais famosas do mundo. Conhecida como uma bebida clássica e chique, assim como o vinho, atrai muitos aficcionados que cuidam de estudar e degustar a bebida com frequência, de maneira que se possa conhecer todas as essências e sabores que os diferentes tipos de whisky podem ter.
Apesar de não existir um jeito certo ou errado de apreciar a bebida, há certos rituais que ajudam a potencializar a experiência da bebida. Se você deseja, mais do que beber, apreciar o sabor de um bom whisky, acompanhe as dicas que separamos e saiba como beber whisky.
Aprenda como beber whisky
Uma boa degustação é rica em pequenos detalhes que compõem um ritual. Acompanhe os cuidados para aumentar sua experiência de degustação.
Copo: A escolha do copo influencia no olfato e, por influenciar na temperatura, paladar da degustação. O ideal para apreciar a bebida é escolher um copo curto com fundo grosso, para que a base não esquente tanto ao contato da mão, ou alto, fino e reto, para que seu aroma se concentre melhor. Nesse sentido, copos com haste e abertura maior que a base ajudam a concentrar o aroma e a temperatura da bebida.
Temperatura: Não há uma temperatura correta para a degustação e nesse aspecto o que mais pesa é o gosto pessoal. É possível saborear em temperatura natural, fria e até mesmo aquecida levemente em banho-maria. Cada temperatura faz ativar aspectos diferentes do sabor de um whisky, por isso o ideal é diferenciar as temperaturas, em diferentes degustações, para que se conheça todas as características da bebida.
Dosagem: Em geral, recomenda-se que uma dose de whisky não ultrapasse 40 ml, seja por cuidados com o álcool, seja pela apreciação de um gosto no paladar no pós-bebida.
Água, gelo ou puro: Ponto de discussão entre os apreciadores de whisky, a adição de água, gaseificada ou não, ou gelo na bebida é vista tanto quanto uma blasfêmia quanto um adicional que auxilia na apuração do sabor.
A presença de água e gelo diminuem o teor de álcool e facilita a apreciação de seu sabor, mas, dependendo do tipo de bebida que se degusta, a água e gelo podem alterar o sabor.
Um whisky de até 12 anos torna-se levemente adocicado quando recebe água, enquanto um whisky de 15 anos ou mais tem o seu aroma principal e sabor levemente afetados com a adição de água ou gelo.
Degustando o whisky: Para uma melhor experiência é necessário envolver cada um dos sentidos na degustação. O prazer visual se dá através da apuração da consistência do whisky: coloque-o contra a luz e perceba o quão cristalino e quanto de sua cor se altera. Se não houver muitas alterações, o whisky que se toma é consistente e maduro.
Ao aproximar o nariz da bebida a fim de sentir seu aroma, o olfato prepara e aguça o paladar para sentir com mais precisão os sabores de um whisky. Ao ingerir a bebida, não a engula de uma vez só, deixe-a repousando em sua língua de 20 a 30 segundos. Desse jeito, é possível sentir o gosto que a bebida deixa ao fim de uma dose. Para os menos acostumados, recomenda-se uma pequena dose de água entre uma dose e outra de whisky.
Gostou do artigo? Comente e compartilhe conosco as suas preferências de tipos, marcas e impressões de degustação.
Deixe um comentário