Como foi a década dos anos 2000? Saiba tudo sobre!
Atenção: isto não é um teste. O que você está prestes a ler vai te levar a uma viagem pelo túnel do tempo, saindo do mundo tecnológico, cheio de redes sociais e plataformas de streaming, para um universo que ainda descobria as maravilhas da internet — e que talvez você lembre…
Rádios portáteis em cores chamativas, monitores de PC gigantescos, celulares com poucos recursos, mas muita personalidade. Só poderíamos estar falando, é claro, da primeira década dos anos 2000. Enquanto a geração Z ainda estava nascendo e aprendendo a andar, os millennials já viviam a adolescência nessa época que, hoje, é revivida de forma nostálgica na famosa onda do Y₂K.
Da moda à tecnologia, os elementos que marcaram esse período são tão únicos que vale a pena recordá-los, além, é claro, de esse ser um ótimo exercício para percebermos o quanto o mundo mudou de lá para cá. Por isso, hoje, o Simplifica te convida para essa aventura saudosa sobre tudo o que marcou a década de 2000, com muitas referências que, com certeza, vão te fazer sorrir.
Vem com a gente!
Tecnologia durante os anos 2000
É impossível falar da década de 2000 sem mencionar a tecnologia, que passava por uma transição com o surgimento das primeiras redes sociais e o acesso a computadores e players de áudio que poderiam ser usados em casa e fora dela. Separamos aqui o que mais fez sucesso no mundo tech dessa época, veja só:
Rádios e tocadores de som coloridos
A primeira década dos anos 2000 não contava com aplicativos sofisticados de música que podíamos baixar no smartphone para ouvir nossas faixas favoritas on e offline. Mas ela tinha tocadores de MP3 e MP4 nas mais variadas cores que faziam sucesso entre os adolescentes e jovens adultos.
Nesses aparelhos, era possível incluir músicas e álbuns completos, mas só após baixá-los no PC. Além disso, muitos deles vinham com acesso ao rádio AM/FM, por meio de sistemas que se conectavam às antenas, e todos tinham entrada para fones de ouvido — até porque as versões sem fio ainda eram poucas e bem inacessíveis na época.
Caixas de som gigantescas em casa
Ainda no mundo da música, uma das maiores modas da década de 2000 era o Mini System, aquele sistema de som com caixas enormes que precisavam de um rack inteiro para ficarem à mostra na sala de casa. É bem provável que você, seus pais e/ou parentes já tiveram um e até o usam ainda, já que costumavam ser bem duradouros e versáteis.
Assim como as versões portáteis, eles também tinham acesso ao rádio AM/FM, além de entrada para as épicas fitas cassetes, que quase todo pai tinha coleção. Ah, e essas caixas de som não podiam ser carregadas por aí, viu? Na época, ninguém fazia ideia do que é um speaker e, se quisessem ouvir músicas de forma mais potente, era melhor curtir em casa mesmo.
Celulares nada discretos eram a sensação
Se hoje a moda é ter smartphones sofisticados com telas enormes em alta resolução, nos anos 2000, as maiores sensações eram os celulares flip, de teclado e “tijolões”. Marcas como Blackberry, Motorola, Nokia, Siemens e Sony Ericsson estavam entre as mais cobiçadas, com seus modelos que uniam cores vibrantes, visores externos e os clássicos jogos de cobrinha para matar o tempo.
Desktops eram símbolo de status
Os adolescentes de 2000 sonhavam muito com o seu próprio desktop, com direito àquela escrivaninha clássica cheia de repartições e porta-teclado retrátil para acomodar toda a máquina. Os modelos mais clássicos desses computadores tinham monitor tubo — bem pesado, por sinal —, CPU, teclado, mouse e caixas de som, todos conectados por vários fios que ficavam bem escondidos.
Hoje a história é bem diferente, apesar de ainda existirem várias opções de PCs de mesa por aí, bem mais sofisticados e leves. Aproveite para saber mais deles e entender se são boas opções para sua rotina com o nosso post sobre notebook ou desktop, qual o melhor?
Pendrives continham todas as memórias
Você sabia que o pendrive foi criado em 2000? Pois é, e fez o maior sucesso quando se mostrou uma alternativa mais compacta ao disquete, mas ainda com espaço suficiente para guardar todas as fotos, vídeos e documentos que eram importantes para nós. Até hoje, eles são bem usados, mostrando que nem tudo o que é antigo fica datado.
Entretenimento na década de 2000
O mundo do entretenimento nos anos 2000 era bem diferente do que a gente tem hoje em dia. E para provar isso, temos abaixo os pontos altos desse momento, confira:
Locadoras eram a antiga Netflix
Nada de plataforma de streaming online com assinatura mensal: aquela época tinha as locadoras, que não só emprestavam um catálogo completo de filmes, séries e desenhos para você assistir no conforto do seu lar durante uma semana toda, como também faziam a gente sair um pouco mais de casa, né?
Brincadeiras à parte, apesar de não ter o mesmo comodismo da Netflix e outras plataformas, esses estabelecimentos quebravam muito o galho quando queríamos ver aquele título que tinha acabado de sair do cinema, ou relembrar os nossos clássicos favoritos.
Aliás, falando nela, aproveite para descobrir e desbloquear os códigos secretos da Netflix em nosso post completo aqui no blog!
Aparelhos de DVD faziam o streaming
Se os filmes e séries eram locados, precisávamos de um dispositivo para rodá-los, certo? Era aí que os aparelhos de DVD entravam em cena, lendo todos os dados presentes nos discos e dando vida às cenas que a gente tanto queria ver para se emocionar, rir e se arrepiar.
Vídeos na internet? Só se for no YouTube
Apesar de fazer sucesso até hoje, o YouTube teve seu auge em meados da década de 2000, quando não só videoclipes, mas também vlogs e vídeos engraçados eram bem mais assistidos por meio dele. Hoje, a gente vê essa plataforma dividindo boa parte do seu espaço com os Reels do Instagram e produções no TikTok.
Mas o site ainda tem seu charme, viu? Além de muita coisa boa para ser vista, como videoaulas e tutoriais super práticos que podem ser acessados pelo PC ou aparelho móvel. Ah, e se você estiver tendo problemas para entrar na plataforma, aproveite para conferir nossas dicas para quando o YouTube não funciona!
Câmeras digitais em todas as selfies
Quem nunca tirou aquela selfie de espelho com o flash da câmera digital estourando? Essa e outras modalidades de fotografia eram sucessos na década de 2000 graças às câmeras digitais, como a famosa CyberShot, que vinha em várias cores. Além delas, os modelos DSLR, até hoje queridinhos dos fotógrafos, ganhavam versões mais sofisticadas e as opções de filme ainda tinham seu espaço.
Televisores tubo estavam com tudo
Assim como os monitores de PC, as TVs da primeira década do milênio também eram do tipo tubo em sua maioria. Era muito difícil e caro encontrar modelos com telas que passassem das 32 polegadas, que, para a época, era um modelo considerado gigante. É um pouco estranho pensar nisso quando, hoje em dia, temos aparelhos de até 300 polegadas, com Wi-Fi e tudo, não é mesmo?
Quem não tinha PC jogava na Lan House
Outra forma de entretenimento que teve seu auge nos anos 2000 foi a Lan House, que nada mais era do que um estabelecimento cheio de computadores que você podia alugar por hora. Muitos adolescentes passavam a tarde toda por lá jogando jogos online, enquanto alguns só passavam rapidamente para imprimir algo e até fazer algum trabalho da escola ou faculdade.
Redes sociais que até hoje são lembradas
Atire a primeira pedra quem nunca deixou aquele depoimento no Orkut do amigo — essa era uma das maiores trends de redes sociais nos anos 2000. Além dessa plataforma (que muita gente ainda pede para voltar), tínhamos o MySpace, MSN, Fotolog, as salas de bate-papo do UOL e o Facebook bem no seu começo, cada um com suas comunidades, jogos e aplicações únicas.
Moda e decoração nos anos 2000
O mundo do design não poderia ficar fora da nossa lista nostálgica dos anos 2000, afinal, muito do que fez sucesso lá atrás vem sendo relembrado nas tendências da geração Z. Refresque a memória de alguns dos auges da época:
Móveis para expor toda a tecnologia
Sabe aquela escrivaninha enorme onde você colocava seu desktop, ou o rack de TV que era fácil de encontrar igual na casa de amigos? Eles eram clássicos do design doméstico na década de 2000, independentemente do seu estilo de decoração, além dos sofás com estofados elaborados, móveis adornados e muito bordô — nada parecido com o minimalismo e neutralidade de hoje.
Festas de aniversário super coloridas
Falando em ser o oposto da vibe minimalista, as festas de aniversário dos primeiros anos do milênio ainda tinham resquícios da década de 90. Decorações com papel crepom, chapéus de bico para todos os convidados e bolo colorido com muito glacê tinham presença confirmada no evento, fazendo a alegria de todo mundo.
Ah, e falando em celebrar seu dia especial, por que não aproveita e confere também nossas 16 dicas do que fazer no aniversário?
Acessórios com miçangas nos braços
As miçangas estavam com tudo nos anos 2000, presentes em braceletes da amizade, colares super coloridos e até mesmo acessórios para o cabelo — é bem provável que você se lembre daquelas presilhas compridas que seguiam o comprimento dos fios. Além delas, as bandanas e as presilhas do tipo tic-tac também eram super procuradas para compor o visual.
E muito jeans de cintura baixa
Por fim, o famoso jeans de cintura baixa não poderia deixar de ser citado. Essa modelagem era a favorita de todo mundo, desde nós mesmos até as celebridades nos tapetes vermelhos — está dando o que falar na moda Y₂K, com alguns amando sua volta e até aderindo, enquanto outros dispensam o modelo.
E aí, curtiu essa viagem ao tempo pelas maravilhas dos anos 2000? Aproveite para compartilhar o post com seus amigos. E já que estamos na vibe da nostalgia, que tal continuar essa aventura dando um passo um pouco mais além e conferindo as melhores séries dos anos 90? A Simplifica volta em breve com mais conteúdos, até lá!
Deixe um comentário