Como fazer licor caseiro? Aprenda com 5 dicas práticas!
Uma das perguntas mais comuns entre aqueles que provam um licor pela primeira vez é: será que dá pra reproduzir a receita do drink em casa? Bom, a resposta é bem positiva, dá sim, mas pode ficar ainda melhor porque o licor caseiro tem uma combinação de sabores e aromas artesanais irresistíveis.
E apesar da complexidade da bebida levantar questionamentos sobre a complexidade do processo, fazer licor em casa é muito mais simples do que parece. Mas é preciso ter paciência, pois os ingredientes da bebida só liberam bem o seu sabor e aroma após alguns dias de descanso.
Se você não se sentiu intimidado pelo tempo de preparo e quer aprender como fazer licor em casa, este post é para você! Continue com o eFácil e confira 3 receitas especiais de licor e 5 dicas para deixar sua bebida ainda mais gostosa!
Como fazer licor em casa: 3 receitas irresistíveis e fáceis
Se você nunca viu como se prepara um licor caseiro, chegou a hora de aprender! E apesar de ser uma receita um tanto longa, especialmente para quem quer descobrir como fazer licor de frutas em casa, ainda é muito prática — até porque leva pouquíssimos ingredientes no preparo. Quer descobrir quais são eles? Então, vem aprender três receitas simples que são perfeitas para começar!
Receita de licor de jabuticaba
Se você é fã de frutas nativas brasileiras, o licor de jabuticaba promete ser um verdadeiro presente para o seu paladar! E mesmo com o sabor levemente ácido, ela se transforma em uma bebida adocicada e aromática quando combinada com álcool e açúcar — ideal para quem busca um licor com sabor refinado. Veja como preparar a seguir:
Ingredientes
- 1 kg de açúcar;
- 1 litro de cachaça;
- 1 kg de jabuticaba.
Modo de preparo
- Em uma bancada, separe todos os ingredientes utilizados na receita: a jabuticaba, o açúcar e a cachaça;
- Separe as jabuticabas e lave em água corrente até higienizá-las bem. Em seguida, seque-as com o auxílio de um guardanapo de papel;
- Em um recipiente de vidro hermético e bem higienizado, crie camadas com os ingredientes, alternando o açúcar e as jabuticabas;
- Quando o recipiente estiver quase cheio, complete com a cachaça e feche, garantindo que ele esteja completamente vedado;
- Assim que estiver vedado, guarde o recipiente em um local escuro, mas arejado, por 15 dias até curtir bem;
- Após 15 dias, retire a bebida do recipiente e coe duas vezes com o auxílio de uma peneira ou coador de voal;
- Pronto, agora é só desfrutar. Aproveite!
Receita de licor de abacaxi
Para quem aprecia sabores refrescantes, o licor de abacaxi entrega tudo e mais um pouco. A fruta tropical, conhecida por sua acidez equilibrada e pela doçura, se transforma em um licor único e agradável que, além de delicioso, é versátil e fica perfeito puro ou em drinques gelados. Ficou interessado? Então, confira o modo de preparo dessa bebida refrescante com abacaxi!
Ingredientes
- 1 kg de açúcar;
- 1 abacaxi fresco;
- 1 litro de cachaça.
Modo de preparo
- Comece separando todos os ingredientes da receita em uma bancada ou local de fácil acesso;
- Em seguida, remova a casca do abacaxi e corte o miolo em rodelas mais grossas;
- Pegue um recipiente de vidro hermético e bem higienizado e crie camadas com o abacaxi e o açúcar, alternando-os;
- Quando estiver quase no topo do pote, complemente a mistura com a cachaça;
- Vede o recipiente muito bem e armazene em um local fresco e arejado por 15 dias;
- Após esse período, remova o abacaxi e coe o licor duas vezes com uma peneira ou coador de voal;
- Pronto, agora é só servir! Se preferir, utilize gelo para manter a bebida na temperatura ideal.
Receita de licor de café
O café, que já é uma das principais paixões nacionais, consegue ficar ainda mais gostoso em um licor. Intenso, aromático e com uma profundidade única de sabor, o licor de café é perfeito para degustar após uma refeição ou para incrementar outras receitas com café. Vem aprender como fazer de forma prática e rápida:
Ingredientes
- 1/2 litro de cachaça;
- 100 g de café em grãos;
- 1 1/2 xícara (chá) de água;
- 1 1/2 xícara (chá) de açúcar;
- 1 colher (chá) de essência de baunilha.
Modo de preparo
- Antes de tudo, lembre-se de deixar todos os ingredientes necessários para a receita em uma bancada ou local de fácil acesso;
- Pegue um recipiente hermético e preencha primeiro com os grãos de café e depois com a cachaça;
- Finalize a mistura acrescentando a essência de baunilha, misturando bem para incorporar aos demais ingredientes;
- Feche o pote hermético e armazene em um local arejado e com pouca luz por 15 dias;
- Depois desse período, coe duplamente o licor com um coador de café, garantindo que todos os grãos sejam removidos;
- Enquanto isso, prepare uma calda de açúcar combinando a medida de água e açúcar indicadas na lista de ingredientes. Nessa etapa, o açúcar precisa dissolver bem na água fervente, mas sem caramelizar ou cristalizar;
- Quando a calda estiver pronta, reserve até atingir a temperatura ambiente;
- Por fim, combine as duas misturas para obter um licor de café bem docinho;
- Deixe a mistura curtir por mais 10 dias e estará pronta para consumo!
Dicas práticas para preparo e conservação do licor caseiro
Enquanto você vai pensando em qual dos licores vai preparar em casa, que tal ampliar seus conhecimentos sobre o processo de preparo e conservação do licor para garantir uma bebida saborosa e com alta durabilidade? Então, vem conferir 5 dicas práticas do eFácil!
1. Escolha uma boa base para o seu licor caseiro
A base alcoólica do seu licor é o que vai dar estrutura à bebida, até porque, a depender da base escolhida, é possível determinar grande parte do sabor final da bebida. Em geral, destilados neutros como a vodka, a cachaça e o rum são as opções mais comuns para licores caseiros, já que são levemente aromatizados e permitem que os outros sabores se sobressaiam.
2. Tenha em mente qual é o tipo de licor que você está fazendo
Por mais que você não tenha se questionado sobre quais os tipos de licor que existem, é importante saber qual tipo você está preparando. Isso porque cada tipo de licor tem particularidades no processo de maceração, adoçamento e tempo de maturação, que podem impactar tanto no preparo quanto no tempo de infusão e cura.
3. Agregue o sabor do licor caseiro com especiarias
Adicionar especiarias é uma ótima forma de elevar o sabor do seu licor caseiro. Nesse caso, ingredientes como canela, cravo-da-índia, anis-estrelado, noz-moscada e baunilha são muito bem-vindos, pois podem trazer uma nova dimensão à bebida, tornando-a mais encorpada, aromática e complexa — ideal para a degustação.
4. Entenda como funciona o prazo de validade do licor caseiro
Por ser feito em casa, o licor caseiro pode ter um prazo de validade mais curto do que os industrializados. Mas, no geral, licores feitos com frutas frescas duram entre 6 meses a 1 ano, enquanto licores feitos com especiarias e ervas podem durar ainda mais tempo. Ah, vale destacar que, assim como o whisky, quanto mais tempo o licor envelhece, mais seus sabores se intensificam!
5. Armazene o licor caseiro adequadamente
A forma como você armazena o licor caseiro também é um aspecto que influencia sua durabilidade, aumentando ou reduzindo a vida útil da bebida. Para garantir que sua bebida dure bastante, escolha bem o recipiente em que ele será armazenado, dando preferência para garrafas de vidro bem vedadas, opacas ou escuras, para proteger a bebida da luz e garantir um envelhecimento de qualidade.
Agora que você já tem as receitas e as dicas que vão garantir que você não erre no preparo do seu licor, que tal colocar a mão na massa e testar em sua casa? Com paciência, dedicação, ingredientes certos e abertura para experimentar sabores novos, você irá conseguir desenvolver ainda mais suas habilidades no preparo de bebidas, destilados, entre outras receitas.
Gostou deste conteúdo? Então, continue acompanhando o blog do eFácil e encontre mais conteúdos que, assim como este, contemplam assuntos ricos e didáticos sobre bebidas, receitas e muito mais. Aproveite e confira nosso conteúdo exclusivo sobre como fazer drinks para festa com 12 receitas incríveis!
Deixe um comentário